Estado

Exposição virtual homenageia mulheres ciganas em Mato Grosso

Projeto aprovado em edital da Secel apresenta o universo cigano do tronco étnico calon por meio de fotos, vídeos e textos sobre as Calins

Fonte:Secom Mato Grosso
27 de Outubro de 2021 as 16h 30min

- Foto por: Karen Ferreira

Primeira no país a apresentar o universo das mulheres ciganas do tronco étnico calon, a Exposição Multimídia Calin está disponível para acesso na internet pelo link https://galeriacalin.com. A mostra online integra o projeto "Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, que foi aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

Realizado pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), o projeto homenageia a raizeira e benzedeira cigana, Maria Divina Cabral, a Diva, como Mestra da cultura mato-grossense. Na exposição multimídia são também mostradas a diversidade, a beleza e a resistência das mulheres ciganas que vivem em Mato Grosso, nas comunidades romanis de três municípios: Rondonópolis, Cuiabá e Tangará da Serra.

“O material exposto é resultado de um encontro sutil e delicado entre nossa equipe e o modo como nos vemos e nos mostramos e, principalmente, queremos ser vistas. Assim, brindamos o público com novas autorrepresentações do universo romani, especialmente, do tronco étnico Calon. Esperamos que a plataforma se transforme numa referência nacional, quiçá internacional”, comemora a presidente da AEEC-MT e coordenadora do projeto, Fernanda Alves Caiado.

Assim, como o projeto do qual faz parte, a exposição leva o título ‘Calin’, que é o modo como as mulheres do tronco étnico Calon se autodenominam. De acordo com o diretor de arte e curador da exposição, Rodrigo Zaiden, o nome também é uma forma de registrar, promover e valorizar os saberes ancestrais das mulheres ciganas mato-grossenses.

“A escolha por este nome sintetiza a desconstrução da palavra cigana, na busca por uma produção em artes visuais dialógica, que de fato represente as Calins a partir de suas percepções e modos de ver e viver a vida, enquanto ciganas, trabalhadoras, ativistas, estudantes. Esse é um trabalho muito importante para a quebra de preconceitos e estereótipos que historicamente estiveram associados às ciganas, mas que são equivocados e racistas” conclui o diretor de arte.

A exposição virtual

Com registro de mulheres de diferentes idades, a exposição virtual propõe novas possibilidades do que é ser calin, cigana, mulher, mato-grossense e brasileira. Em fotos, vídeos e textos, ‘Calin’ vislumbra a criação de novas narrativas para que mais e mais mulheres ciganas se inspirem e possam criar os próprios caminhos. 

Audelena Cabral coordena o grupo de danças Tradição Cigana em Rondonópolis

O trabalho  une as famílias de Maria Divina Cabral, a Mestra Diva, e suas parentas Nerana (Tangará da Serra), Irandi (Cuiabá), Terezinha (Cuiabá) e Nilva (Rondonópolis). Para os realizadores do projeto, são mulheres também consideradas como mestras da cultura cigana, pois promovem e preservam seus saberes, filosofias e identidades.

A bandeira cigana abre a plataforma virtual da exposição que conta com três salas principais:  Diquela Calin (Veja Cigana), Lage no Mui (Vergonha na Cara) e Tali Lachin (Liberdade). O espaço ‘I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso’ complementa o site com informações sobre um dos produtos que fazem parte do projeto aprovado pela Secel. No encontro, que ocorreu em abril deste ano em Rondonópolis, a Mestra Diva ministrou oficinas sobre medicina tradicional cigana a mulheres das comunidades.

O projeto

Diva Cabral

Com o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: ontem, hoje e amanhã”, a AEEC-MT celebra a história e as contribuições de Diva às tradições ciganas e ao enriquecimento da diversidade cultural do estado.

Contemplada no edital da Secel, a proposta busca celebrar Diva como Mestre da Cultura Mato-grossense e ainda referenciar e fortalecer os saberes ciganos, especialmente, aqueles mantidos pelas mulheres. 

Integram o projeto a exposição fotográfica virtual sobre as mulheres ciganas no Estado, o I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso – que foi realizado em abril deste ano, e também uma websérie documental, que será lançada em breve. No site da exposição é possível acessar o teaser do terceiro e último produto transmídia do projeto, a websérie ‘Diva e as Calins de MT’.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Governo de MT e município de Primavera do Leste disponibilizam 10 leitos de UTI Covid-19

Novas vagas ampliam para 214 leitos de Terapia Intensiva no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso

18 de Janeiro de 2022 as 15h45

Estado

Governo investiu mais de R$ 97,4 milhões na modernização das unidades especializadas de saúde

Investimentos contemplam obras já concluídas e em andamento no Ceope, Cermac, Adauto Botelho, Rede de Frio, Escritórios Regionais de Saúde, entre outras unidades

18 de Janeiro de 2022 as 15h00

Estado

São Paulo instala neste ano mais cinco fábricas de Cultura

Novas unidades vão oferecer 12, 5 mil vagas em 667 cursos

18 de Janeiro de 2022 as 13h45

Estado

Ipem-MT testa 85 mil instrumentos de pesos e medidas em um ano

Em 2021 foram efetuadas 92.014 ações de fiscalizações em Mato Grosso com apoio da Decon, ANP, PM, Procon e PRF

18 de Janeiro de 2022 as 12h15

Estado

Governo de MT lamenta morte do jornalista Thomas Krause

O velório de Krause está sendo realizado na Capela Jardins, no bairro Bandeirantes, e o enterro será às 14h30, no Cemitério Bom Jesus de Cuiabá

18 de Janeiro de 2022 as 12h15

Estado

Detran-MT regulamenta isenção de taxas em mudança de veículos para o GNV

A regulamentação garante a isenção das taxas de emissão do CRV-e e CRLV-e, da vistoria veicular e da mudança de característica

18 de Janeiro de 2022 as 11h30

Estado

Batalhão Ambiental e Juvam apreendem 98 quilos de pescado ilegal no Rio Paraguai

Além do pescado, os policiais apreenderam uma embarcação, motor e redes utilizados para a pesca ilegal

18 de Janeiro de 2022 as 10h45

Estado

Saúde Estadual prorroga inscrições para o processo seletivo das unidades hospitalares

As vagas são destinadas aos oito hospitais geridos pela SES-MT

18 de Janeiro de 2022 as 09h30

Estado

Empaer apresenta vitrine tecnológica e homenageia pioneiros durante Dinetec

No estande, 350 pessoas conheceram 26 tipos de culturas e participaram de palestras sobre empreendedorismo e crédito rural

18 de Janeiro de 2022 as 08h45

Estado

Estado disponibiliza mais 10 leitos de UTI para tratamento da Covid-19 no hospital Metropolitano

Unidade hospitalar passará a contar com o total de 30 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria para o atendimento de pacientes com coronavírus

18 de Janeiro de 2022 as 08h15

Estado

Novos papiloscopistas da Politec iniciam curso de formação para o desempenho das atribuições

O curso tem duração de doze dias e abrange as áreas criminal e civil da identificação técnica

17 de Janeiro de 2022 as 18h15

Estado

Segunda-feira (17): Mato Grosso registra 579.494 casos e 14.130 óbitos por Covid-19

Há 131 internações em UTIs públicas e 133 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 72,38% para UTIs e em 28% para enfermaria

17 de Janeiro de 2022 as 17h45

Estado

Governo de MT dá posse aos gestores das DREs nesta terça-feira (18)

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de Educação, Alan Porto, empossam nesta terça-feira (18.01) os diretores, adjuntos, coordenadores...

17 de Janeiro de 2022 as 17h15

Estado

Estão abertas as inscrições para processo seletivo das unidades especializadas da SES

Seleção dos candidatos destina-se ao preenchimento de vagas e Formação de Cadastro de Reserva

17 de Janeiro de 2022 as 15h30

Estado

Gefron apreende mais de 105 quilos de cocaína em menos de 24 horas em Cáceres

Entorpecente foi aprendido em duas ocorrências diferentes e terminou com a prisão de três pessoas

17 de Janeiro de 2022 as 14h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO