Monitoramento

Estudo aponta boa qualidade de água dos rios da bacia Amazônica em MT

Estudo aponta boa qualidade de água dos rios da bacia Amazônica em MT

Fonte:MT Agora - G1 MT
23 de Abril de 2016 as 18h 09min

Água de rios da bacia Amazônica não tiveram classificação ruim (Foto: Divulgação/Gcom-MT)

Nos últimos três anos, nenhum rio da bacia hidrográfica Amazônica apresentou água com qualidade ruim, segundo apontou um relatório realizado pela Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), que leva em consideração 28 parâmetros físicos, químicos e microbiológicos avaliando a quantidade de Escherichia coli (coliformes fecais), a coloração da água, a turbidez, concentração de fósforo total, o oxigênio dissolvido entre outros.

Conforme a Sema, oito amostras foram coletadas de cada um dos 26 trechos das sub-bacias dos rios Juruena, Guaporé e Teles Pires, em 18 municípios, de 2012 a 2014. Nenhum dos trechos analisados apresentou água ruim para consumo ou banho, conforme a pasta.

Dos trechos estudados, o documento mostra que, em 2012, vinte e quatro apresentaram a qualidade da água boa e dois foram classificados como regulares, dos quais um deles no Rio Formiga, trecho que passa no município de Campos de Júlio, a 692 km de Cuiabá, e no Rio Lira, sob a ponte da BR-163, em Sorriso, a 420 km da capital.

As águas dos rios Juruena, em Conquista D´Oeste (a 571 km da capital), Guaporé, em Pontes de Lacerda (a 483 km de Cuiabá), e Celeste, em Sorriso, foram consideradas boas neste ano, mas, em 2013 passaram para a categoria regular, enquanto o trecho do Rio Lira se manteve na mesma posição do ano anterior.

Já em 2014, o número de trechos com água boa caiu para 19, enquanto o número de pontos com a qualidade de água regular subiu para sete. Nesse período se manteve regular desde 2013 os rios Juruena, Guaporé, Celeste e, por três anos consecutivos, o rio Lira. O Rio Formiga, que em 2012 estava regular, voltou para a mesma posição neste ano.

Já os rios Juruena, no trecho da BR-364, localizado no município de Campos de Júlio, e Teles Pires, no trecho da BR-020, em Planalto da Serra, a 254 km de Cuiabá, entraram pela primeira vez na categoria regular.

Tendência de piora

A qualidade da água é avaliada a cada quatro meses pelo laboratório da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema, mas os dados são compilados e divulgados a cada três anos. Levando em consideração o aumento da quantidade de trechos regulares, o coordenador do setor, Sérgio Batista de Figueiredo, afirmou que os dados mostram uma tendência de piora.

No entanto, ele pondera que, no geral, a qualidade da água dos rios desta bacia está boa, tendo em vista que não obteve nenhuma classificação ruim. Ele justificou a qualidade da água pelo fato da bacia abranger um dos biomas mais preservados do Estado, que é o bioma Amazônico. Segundo ele, por ser pouco povoado em relação as outras bacias, o bioma ainda possui matas ciliares conservadas.

"Se analisarmos os pontos classificados como regulares se tratam de corpos hídricos que atravessam áreas urbanas cuja as pessoas desenvolvem ações que contribuem para a poluição das águas”, avaliou.

Para o coordenador, o relatório ajuda a informar a sociedade sobre como as ações, como jogar lixo nas ruas, contribuem para a poluição dos rios. O estudo também pode ser usado pelo estado para tomar decisões voltadas para a melhoria dos recursos hídricos. "É necessário iniciativas para reverter esse quadro porque ele tende a piorar conforme cresce o número populacional", disse.

Bacia do Paraguai

O último relatório apresentado pela Sema, em fevereiro de 2016, apontou que a qualidade da água de 11 rios da bacia hidrográfica do Paraguai piorou. Nove amostras foram coletadas de 37 trechos das sub-bacias dos rios Paraguai, Cuiabá e São Lourenço, em 23 municípios e dois distritos, durante os anos de 2012, 2013 e 2014.

De acordo com o relatório, a má qualidade da água é um reflexo da falta de saneamento básico nos municípios, atrelado ao desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APP).


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Identificado

MT: idoso atropelado e morto em rodovia ainda não foi identificado

A identidade de um idoso que morreu na última sexta-feira (25) ainda é desconhecida, pois nenhum familiar procurou a vítima que está no Instituto Médico Legal.

27 de Setembro de 2020 as 11h03

Desaparecimento

Jovem de 22 anos desaparece em cachoeira durante passeio em Mato Grosso

Um jovem de 22 anos desapareceu na manhã deste sábado (26) em Jaciara. O fato ocorreu na Cachoeira da Mulata, durante um passeio.

27 de Setembro de 2020 as 11h00

Alta

Bebê que teve 80% do corpo queimado por explosão em fogão a lenha tem alta após 40 dias internado em MT

Nickolas estava internado há cerca de 40 dias em Cuiabá, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Agora, o menino vai continuar o tratamento em casa.

27 de Setembro de 2020 as 10h27

Estupro

Padrasto é preso por estuprar criança de 10 anos que revelou abusos à coordenação de escola em MT

De acordo com as investigações, o homem estuprou a vítima diversas vezes, fato comprovado por exame de corpo delito realizado na criança.

27 de Setembro de 2020 as 10h15

Leitos

Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

Ampliação de leitos contemplou 17 unidades hospitalares de 14 municípios do Estado, sendo possível por meio de parceria entre gestões estadual e municipais

27 de Setembro de 2020 as 10h08

Autorização

Governo de MT autoriza abertura de bares, cinemas, shows e realização de práticas esportivas

De acordo com o governador Mauro Mendes, planejamento para a retomada das atividades econômicas no estado está acontecendo de forma responsável, com o objetivo de preservar os postos de trabalho e a economia de Mato Grosso.

25 de Setembro de 2020 as 23h36

Coronavírus

Sexta-feira (25): Mato Grosso registra 119.728 casos e 3.375 óbitos por Covid-19

Há 243 internações em UTIs públicas e 287 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 19h03

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

A Tiros

Indígena é morta a tiros durante caça em aldeia de MT, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil, a indígena Marinalva Zaquimae Corezomae, de 33 anos, chegou sem vida no hospital. Ela foi alvejada ao ser confundida com um animal por outros membros da tribo.

25 de Setembro de 2020 as 09h13

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO