Monitoramento

Estudo aponta boa qualidade de água dos rios da bacia Amazônica em MT

Estudo aponta boa qualidade de água dos rios da bacia Amazônica em MT

Fonte:MT Agora - G1 MT
23 de Abril de 2016 as 18h 09min

Água de rios da bacia Amazônica não tiveram classificação ruim (Foto: Divulgação/Gcom-MT)

Nos últimos três anos, nenhum rio da bacia hidrográfica Amazônica apresentou água com qualidade ruim, segundo apontou um relatório realizado pela Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), que leva em consideração 28 parâmetros físicos, químicos e microbiológicos avaliando a quantidade de Escherichia coli (coliformes fecais), a coloração da água, a turbidez, concentração de fósforo total, o oxigênio dissolvido entre outros.

Conforme a Sema, oito amostras foram coletadas de cada um dos 26 trechos das sub-bacias dos rios Juruena, Guaporé e Teles Pires, em 18 municípios, de 2012 a 2014. Nenhum dos trechos analisados apresentou água ruim para consumo ou banho, conforme a pasta.

Dos trechos estudados, o documento mostra que, em 2012, vinte e quatro apresentaram a qualidade da água boa e dois foram classificados como regulares, dos quais um deles no Rio Formiga, trecho que passa no município de Campos de Júlio, a 692 km de Cuiabá, e no Rio Lira, sob a ponte da BR-163, em Sorriso, a 420 km da capital.

As águas dos rios Juruena, em Conquista D´Oeste (a 571 km da capital), Guaporé, em Pontes de Lacerda (a 483 km de Cuiabá), e Celeste, em Sorriso, foram consideradas boas neste ano, mas, em 2013 passaram para a categoria regular, enquanto o trecho do Rio Lira se manteve na mesma posição do ano anterior.

Já em 2014, o número de trechos com água boa caiu para 19, enquanto o número de pontos com a qualidade de água regular subiu para sete. Nesse período se manteve regular desde 2013 os rios Juruena, Guaporé, Celeste e, por três anos consecutivos, o rio Lira. O Rio Formiga, que em 2012 estava regular, voltou para a mesma posição neste ano.

Já os rios Juruena, no trecho da BR-364, localizado no município de Campos de Júlio, e Teles Pires, no trecho da BR-020, em Planalto da Serra, a 254 km de Cuiabá, entraram pela primeira vez na categoria regular.

Tendência de piora

A qualidade da água é avaliada a cada quatro meses pelo laboratório da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema, mas os dados são compilados e divulgados a cada três anos. Levando em consideração o aumento da quantidade de trechos regulares, o coordenador do setor, Sérgio Batista de Figueiredo, afirmou que os dados mostram uma tendência de piora.

No entanto, ele pondera que, no geral, a qualidade da água dos rios desta bacia está boa, tendo em vista que não obteve nenhuma classificação ruim. Ele justificou a qualidade da água pelo fato da bacia abranger um dos biomas mais preservados do Estado, que é o bioma Amazônico. Segundo ele, por ser pouco povoado em relação as outras bacias, o bioma ainda possui matas ciliares conservadas.

"Se analisarmos os pontos classificados como regulares se tratam de corpos hídricos que atravessam áreas urbanas cuja as pessoas desenvolvem ações que contribuem para a poluição das águas”, avaliou.

Para o coordenador, o relatório ajuda a informar a sociedade sobre como as ações, como jogar lixo nas ruas, contribuem para a poluição dos rios. O estudo também pode ser usado pelo estado para tomar decisões voltadas para a melhoria dos recursos hídricos. "É necessário iniciativas para reverter esse quadro porque ele tende a piorar conforme cresce o número populacional", disse.

Bacia do Paraguai

O último relatório apresentado pela Sema, em fevereiro de 2016, apontou que a qualidade da água de 11 rios da bacia hidrográfica do Paraguai piorou. Nove amostras foram coletadas de 37 trechos das sub-bacias dos rios Paraguai, Cuiabá e São Lourenço, em 23 municípios e dois distritos, durante os anos de 2012, 2013 e 2014.

De acordo com o relatório, a má qualidade da água é um reflexo da falta de saneamento básico nos municípios, atrelado ao desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APP).


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estrupo

Mulher acusa homem de estupro em casa no Recanto dos Macucos em Lucas do Rio Verde

Uma mulher compareceu no Batalhão da PM por volta das 20h30 da noite de ontem (16), relatando que teria saído para beber com sua irmã e sua filha de três anos, em uma residência localizada no Recanto dos Macucos, onde haviam três homens

17 de Fevereiro de 2020 as 15h07

Assassinato

Duas pessoas são assassinadas no fim de semana em Primavera do Leste (MT); uma delas apresentava sinais de tortura

Um dos crimes foi a poucos metros da sede do Comando Regional da Polícia Militar.

17 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Incêndio

Criminosos invadem prédio da OAB em Cuiabá, jogam gasolina e tentam queimar processos

Os processos são do Tribunal que investiga conduta de advogados. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso até esta segunda-feira (17).

17 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Assassinato

Produtor rural é assassinado a tiros por motociclista na porta de casa na cidade em MT

A Polícia Civil de Carlinda investiga o caso. Até esta segunda-feira (17) nenhuma pessoa havia sido presa ou identificada.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h53

Acidente

Policiais sofrem acidente a caminho de ocorrência e ficam feridos em MT

Acidente ocorreu quando os policiais estavam atendendo uma ocorrência de assalto em andamento em um mercado.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h49

Novas Placas

Detran contrata empresa para evitar taxas abusivas a motoristas que precisem comprar placas do Mercosul em MT

A previsão é de que até o final desta segunda-feira (17), 35 empresas estampadoras, situadas em diversos municípios do estado, já estejam credenciadas junto ao Detran para a prestação do serviço.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h32

ROUBO

Ladrão morre baleado por policiais ao roubar carro de servidor com arma de brinquedo em Cuiabá

Dois assaltantes, em uma motocicleta, renderam um servidor público no bairro Duque de Caxias. Na fuga, o ladrão jogou o automóvel contra os policiais, que reagiram e atiraram.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h24

Vaquinha

Família faz 'vaquinha' para tratamento de jovem vítima de acidente em rodovia de MT

Yara Pacheco, de 27 anos, está internada desde novembro e já passou por cinco cirurgias.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h22

Consultas Gratuitas

Psicólogos atendem pacientes de graça em plantão neste domingo no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Uma vez por mês um grupo de profissionais oferece sessões no Parque Mãe Bonifácia. Neste mês, os atendimentos acontecem neste domingo (16).

14 de Fevereiro de 2020 as 13h17

Disparos

Delegacia é alvo de ataque e disparos atingem porta de vidro em Nova Mutum (MT)

Nenhuma pessoa ficou ferida e ninguém foi preso.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h14

Drogas

Traficante é preso pela 2ª vez ao ser flagrado com 121 tabletes de cocaína em MT

Ação ocorreu por volta das 23h desta quinta-feira (13) durante operação que investigava uma organização criminosa encarregada do transporte de entorpecentes da Bolívia para o Brasil

14 de Fevereiro de 2020 as 13h11

Prisão

Suspeitos de atirar em carro de agente penitenciaria em tentativa de roubo são presos em MT

No dia do crime, segundo a vítima, os suspeitos estavam encapuzados escondidos atrás do muro da casa dela.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h07

Furto

Ladrões invadem estação de ônibus pela 3ª vez e furtam televisores em Cuiabá

Por conta do furto, parte da estação ficou fechada no começo da manhã e os moradores tiveram que se adequar.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h31

A

Médico é levado para a delegacia após ser flagrado agredindo a mãe de 87 anos em hospital de Cuiabá

O suspeito, de 52 anos, foi ouvido pelo delegado plantonista e responderá pelos crimes de dano e injúria, em conformidade com a Lei de Violência Doméstica.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h26

Explosão

Caminhão-tanque explode durante manutenção e duas pessoas morrem em MT

Com o impacto da explosão, uma das vítimas foi arremessada e jogada para o teto do galpão.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO