Programa PCI

Estratégias do eixo Produzir são apresentadas à delegação norueguesa

A proposta de MT é atrair investidores para colaborar com o financiamento da estratégia e implantar um novo modelo de desenvolvimento sustentável.

MT Agora - Sedec-MT
30 de Setembro de 2016 as 21h 53min

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) recebeu nesta quinta-feira (29.09), a delegação da Noruega que veio conhecer mais sobre o eixo Produzir, do programa ‘Produzir, Conservar e Incluir’ (PCI) do Governo do Estado. A delegação, que durante essa semana também visitou outras pastas como a Sema, pretende entender melhor o contexto, oportunidades e desafios do Estado frente à execução do programa.

O secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, apresentou as estratégias do Eixo Produzir aos integrantes do governo norueguês composto pela conselheira do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Lívia Costa Kramer; conselheiro sênior do Ministério do Clima e Meio Ambiente, Arild Skedmo, e pela conselheira de clima e florestas da Embaixada da Noruega em Brasília, Gunhild Santos-Nedrelid.

A proposta de Mato Grosso é atrair investidores para colaborar com o financiamento da estratégia de zerar o desmatamento ilegal até 2020, e implantar um novo modelo de desenvolvimento, que em 15 anos promova a transformação do Estado incentivando a produção sustentável aliada à conservação florestal, inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

De acordo com Possebon, a Noruega pode ser um importante parceiro nesse projeto. “O país é um potencial investidor em programas e projetos em Mato Grosso. O interesse deles vai ao encontro do que precisamos que é desenvolver a economia do estado aliando a preservação ambiental e o desenvolvimento social de Mato Grosso”.

Todas as metas do programa PCI visam o crescimento da produção com sustentabilidade. Atualmente, Mato Grosso tem uma área de 9,5 milhões de hectares sendo utilizada para agricultura, outros 24,89 milhões/ha para pastagens e 55,94 milhões/ha de preservação permanente. Já o potencial é de que possam ser utilizadas 26,01 milhões/ha para a agricultura e 8,39 milhões/ha para pastagem, mantendo os 55,94 milhões/ha preservados.

Para a conselheira norueguesa, Lívia Costa Kramer, Mato Grosso pode ser uma referência para o mundo quando se fala em produzir mais e de forma sustentável. “Nosso objetivo aqui era justamente entender os passos de implantação do PCI, os desafios do Estado frente à esse projeto. Estamos satisfeitos com as informações e em ver que o programa faz uma integração com todas as áreas. Para nós, é importante essa integração dos setores e a produção atrelada à preservação ambiental”.

As metas do eixo Produzir deverão ser concluídas até 2030 e estão divididas por setores, sendo pecuária bovina, agricultura (que engloba soja, milho e algodão), floresta nativa e floresta plantada.

O eixo Produzir está sob responsabilidade da Sedec, o eixo Conservar está a cargo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o “Incluir” é pautado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

Estratégia PCI

Em março deste ano, o governo estadual instituiu o Comitê Estadual da Estratégia PCI para acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na COP 21. Durante o encontro, que reuniu no ano passado 195 países, em Paris, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020 e também em realizar ações para conter o aquecimento global.

A proposta ao criar o Comitê é estabelecer um sistema de governança para planejar o detalhamento e a execução das metas da Estratégia PCI, que busca a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

O Gabinete de Assuntos Estratégicos é responsável pela coordenação geral da estratégia do grupo. Ao todo, integram a comissão sete secretarias estaduais e 14 instituições como membros convidados, entre eles, empresas privadas, sociedade civil organizada (ONGs), Ministério Público Estadual e Federal.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Duas passageiras são detidas com R$ 32,4 mil em táxi boliviano na fronteira de MT

O crime se caracterizou como evasão de divisa, uma vez que as passageiras não souberam comprovar a origem do dinheiro.

12 de Dezembro de 2019 as 16h01

Estado

Acusado de matar namorada e amiga dela é inocentado pela Justiça após passar 5 anos preso em MT

Adolescentes, de 16 e 14 anos, foram encontradas mortas nuas dentro de uma quitinete em 2014. Namorado de uma delas foi apontado como principal suspeito.

12 de Dezembro de 2019 as 15h55

Estado

Homem é preso suspeito de ter matado o irmão após flagrá-lo agredindo a mãe em MT

Durante as diligências para apurar a ocorrência, os policiais civis conseguiram localizar o suspeito, que foi conduzido para Delegacia de Nova Xavantina.

12 de Dezembro de 2019 as 15h51

Estado

Casal e filha de 4 anos sofrem acidente no PA e são transferidos de avião para hospital de MT

Mulher está na UTI e o estado de saúde dela é considerado estável. O marido dela aguarda uma cirurgia e a filha já recebeu alta.

12 de Dezembro de 2019 as 15h47

Estado

Psicóloga é detida suspeita de atirar em marido policial enquanto ele tomava banho em MT

Policial disse que ela atirou após uma briga motivada por conversas no celular. Advogado da mulher afirma que ela sofria violência doméstica.

12 de Dezembro de 2019 as 15h44

Estado

PM e PRF intecerptam suspeitos de roubo e recuperam caminhonete em Primavera do Leste

Policiais militares de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá) e agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam na noite desta quarta-feira (11.12) três homens por roubo.

12 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

PM prende suspeito de roubar loja de produtos agrícolas; comparsa morreu após ameaçar policiais

Policiais militares do 12º BPM de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) prenderam um homem, identificado como A.G.R.S.B.S. (20 anos), pelo roubo a uma loja de produtos agrícolas. O comparsa dele, L.P.S. (27), foi morto após ameaçar atirar nos policiais.

12 de Dezembro de 2019 as 15h16

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO