Estado

Escola Penitenciária promove capacitação para servidores que atuam com cães farejadores

Evento que teve início nesta quinta-feira (23.09), pretende otimizar desempenho de condutores e da ferramenta auxiliar do trabalho policial, que são os cães farejadores

Fonte:Secom Mato Grosso
23 de Setembro de 2021 as 13h 45min

- Foto por: Ascom/PMMT

Durante dois dias, a Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento dos Servidores do Sistema Penitenciário, também conhecida como a Escola Penitenciária, realiza o I Seminário de Faro e Detecção de Alto Rendimento, direcionado para servidores das forças de segurança que atuam com cães farejadores.

A abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (23.09) e contou com a presença do secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Jonildo José de Assis, do subchefe de Estado Maior, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva e de servidores das forças de segurança.

Na ocasião, o secretário adjunto Jean Gonçalves agradeceu à PMMT por gentilmente ter cedido o espaço para a realização do evento, que é realizado no Comando Geral e reforçou o compromisso de integração entre instituições.

“Eu costumo sempre deixar claro que o Sistema Penitenciário é um parceiro que tem como lema esse espírito de integração entre as forças de segurança. A Polícia Penal foi criada por meio de lei para que tivesse o poder de polícia, assim como as demais instituições e pudesse trabalhar lado a lado com as outras forças, como já tem sido feito”, pontuou o secretário adjunto.

Em seu discurso de boas-vindas, o comandante-geral da PMMT elogiou a iniciativa da realização do evento, que resultará não só no estreitamento de laços entre as forças, mas também no enfrentamento ao crime organizado.

“Para nós é uma grande honra recebe-los em nossa casa, sendo muitos dos companheiros aqui não só policiais militares, mas policiais penais, civis, rodoviários federais, bombeiros. A proposta é que possamos avançar nesta modalidade de policiamento com a utilização dos cães farejadores e consequentemente avançarmos juntos no combate ao crime organizado”, disse coronel Jonildo José de Assis.

Compartilhamento de experiências

Palestrante do evento e policial penal, José Ricardo Segatto compartilhará sua experiência exitosa à frente do canil da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), localizada em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Atualmente o canil conta com nove policiais penais aptos a lidar com seis cães das raças pastor belga mallinois e beagle.

Apesar de não ser tão comum a utilização de cães de pequeno porte em canis das forças de segurança de Mato Grosso, Segatto quer justamente compartilhar a experiência que está sendo empregada no Sistema Penitenciário, principalmente pelo custo menor em relação aos cães de maior porte e facilidade de locomoção.

“O poder olfativo destes animais é o mesmo de um cão grande, só que ele não constrange o público e tem um custo menor de manutenção, de ração, caixa de transporte e de cuidados. Há uma facilidade de mobilidade e um perfil mais fácil de trabalhar, precisando empregar menor força física no trato com eles”, explicou.

Com a palestra, Segatto pretende otimizar o desempenho do condutor e da ferramenta auxiliar do trabalho policial, que é o cão. Isso porque o sucesso da atuação dos cães farejadores se dá por algumas variáveis, tais como: o treinamento do cão, o conhecimento do condutor, o ambiente controlado, tendo o mínimo de distrações possíveis, entre outros fatores.

“Já encontramos cocaína dentro de cápsulas de complexo vitamínico na Mata Grande. Humanamente é impossível identificar algo assim, mas o cão encontra com facilidade. Isso fez com que barrássemos a entrada de vitaminas na unidade. O trabalho destes animais é de suma importância", completou o policial penal.

O Sistema Penitenciário possui 11 cães em atuação em canis localizados não só na Mata Grande, mas também nas unidades de Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Tangará da Serra e o do Serviço de Operações Especializadas (SOE). Inclusive o canil do SOE não atua apenas em unidades penais, mas também em operações integradas realizadas em todo o estado.

Participaram da abertura do evento cerca de 35 profissionais das polícias Penal, Militar (PMMT), Civil (PJC), Penitenciária Federal (PRF), além do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

O seminário acontece ao longo do dia e nesta sexta-feira (24.09), onde será realizada a parte prática da capacitação. Este segundo momento acontecerá na sede do Ibama, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Empaer promove encontro para fomentar o turismo rural em Mirassol D´Oeste e região

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e a Prefeitura

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Escola do Corpo de Bombeiros Militar divulga edital com nome dos inscritos e locais de realização das provas

Aplicação das provas está marcado para o dia 05 de dezembro na própria unidade escolar

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Mais de 200 mil tartarugas já foram soltas no Araguaia pelo projeto "Amigos da Natureza"

Além do repovoamento da espécie amazônica, projeto realiza outras ações de preservação ambiental

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Documentário sobre misticismo na Serra do Roncador estreia em Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá

Com exibições presenciais, o documentário "O dedo de Deus" foi filmado com recursos do edital MT Nascentes, da Secel

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Terça-feira (30): Mato Grosso registra 552.833 casos e 14.001 óbitos por Covid-19

Há 46 internações em UTIs públicas e 30 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 25% para UTIs e em 6% para enfermaria

30 de Novembro de 2021 as 17h15

Estado

Mato Grosso conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021

Estudantes com deficiência, de 12 a 17 anos, representaram o Estado na competição nacional

30 de Novembro de 2021 as 16h45

Estado

Jucemat implanta novo gerador de documentos online

A ferramenta possibilita a geração automática de documentos de constituição, alteração e extinção de empresário individual e LTDA

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

SES recebe 10 novos carros para composição de frota

Secretaria de Estado aderiu à ata de locação de 10 veículos Duster, que auxiliarão nas demandas da pasta

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Comandante-geral da PMMT é homenageado com medalha Mérito da Força Nacional

A medalha ‘Mérito da Força Nacional Soldado Luís Pedro de Souza Gomes’ foi criada pela Presidência da República em novembro de 2018

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Ministra: pecuária tem papel fundamental na agenda climática mundial

Tereza Cristina abriu hoje o Fórum Planeta Campo

30 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

PF faz ação contra rádios clandestinas na zona oeste do Rio de Janeiro

A operação Sinal Obscuro foi deflagrada nesta terça-feira

30 de Novembro de 2021 as 13h15

Estado

Lacen completa 46 anos de serviços prestados a Mato Grosso

Laboratório Central superou desafios durante a pandemia pela Covid-19 e se prepara para mudança de sede

30 de Novembro de 2021 as 12h00

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 11 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h45

Estado

Transformação Digital no serviço público é tema de Webinar

Última roda de conversa do “1º Webinar de Transformação Digital & Inovação 2021 Mato Grosso” será transmitida ao vivo pelo canal da Seplag-MT no YouTube

30 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 18 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO