Viagem

Empresário de MT que largou tudo para viajar até o Alasca de carona e de bicicleta está prestes a chegar ao destino

Gabriel Dias da Silva começou a viagem em agosto de 2017 e já percorreu mais de 70 mil km. O destino rumo à América do Norte deve ser concluída nesta semana depois de mais de 500 caronas.

Fonte: G1 MT
05 de Fevereiro de 2020 as 13h 36min

Empresário de MT largou tudo para viajar de bicicleta e carona até o Alasca na América do Norte — Foto: Gabriel Dias da Silva/Arquivo pessoal

 

  Um empresário de Mato Grosso que viaja de bicicleta e de carona está prestes a chegar ao Alasca. Gabriel Dias da Silva tem 26 anos e é conhecido como 'Gabriel Viajou' nas redes sociais. Tem mais de dois anos que ele saiu da casa dos pais, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, com destino a um dos países da América do Norte.

  Gabriel diz que sempre teve vontade de viajar e o Alasca não era o destino principal, mas era o lugar mais longe que poderia ir em terra sentido a América do Norte. A viagem começou em agosto de 2017 de bicicleta e depois ele começou a pegar caronas. Ele deve chegar ao destino nesta semana.

  Ao G1, Gabriel disse que percorreu mais de 70 mil km, sendo 6.000 km de bicicleta e o restante de carona. Foram mais de 500 caronas ao longo da viagem. Passou por 22 países e em troca de hospedagem e alimentação, o viajante fazia trabalhos voluntários, além de ganhar comida de moradores que se encantavam com ele. Sobre o idioma ele fazia mímicas e sinais e aos poucos ia aprendendo a se comunicar.

  Na época em que decidiu se afastar da empresa da qual era proprietário, vendeu alguns pertences e com R$ 3 mil e uma mochila contendo alguns alimentos e roupas, pegou a primeira carona na MT-170.

  Gabriel era dono de empresa de produtos de informática. Também teve uma corretora de imóveis e uma distribuidora de cereais.

  Na ocasião, conhecendo de perto a realidade dos vários países que percorreu nas Américas, o que mais o impressionou durante toda a viagem foi a pobreza. Para ele, não existe um lugar que ele não tenha passado que não se deparou com esse problema social.

  “Viajando por dois anos e passando por todos esses países eu percebi que a pobreza é impressionante. É muito triste ver as pessoas passando necessidades enquanto outras têm muitas coisas. E o Estados Unidos então, que todos pensam que não existe pobreza, há muito”, disse Gabriel.
  No ano de 2017 Gabriel iniciou a viagem de bicicleta em Brasnorte e percorreu alguns países na América do Sul. Em 2018 retornou a Cuiabá, por motivos familiares e em novembro retomou a viagem rumo ao Alasca. Durante todo esse tempo viajando, aprendeu que ‘loucura’ é não realizar sonhos, segundo ele.

  “Dizem que sou louco por estar fazendo essa viagem, mas digo que loucura é ir para o cemitério sem viver os seus sonhos. Eu era muito ansioso e vivia sempre no amanhã, agora eu vivo no presente. O presente é o único lugar que você pode ser realmente feliz. É uma coisa inexplicável, você não pode ser feliz no passado e nem no futuro, só no presente”, disse o mochileiro.
 

  Gabriel contou que quando esteve na Venezuela a fronteira estava fechada e ele foi preso e interrogado. “Colocaram arma na minha cabeça me falaram que iam me matar. Foi bem tenso. Quando fui solto, fiquei meio traumatizado e voltei para casa. Depois de três meses decidi recomeçar de carona”, contou Gabriel.

  Sobre outras experiências inusitadas, ele contou que conseguiu uma carona com um polonês que o encontrou em um anúncio de aplicativo de viagens. O estrangeiro estava precisando de alguém para ajudar a dirigir. Com isso, Gabriel dirigiu por 19 cidades e o polonês pagou todas as despesas durante 15 dias de viagem.

  Gabriel chegou na cidade de Whitehorse no norte do Canadá na última sexta-feira de janeiro (31). A previsão para chegar no Alasca é até no fim desta semana, pois está aguardando algumas roupas e materiais para continuar. Ele disse que pretende ficar por seis meses no país para estudar inglês e que depois disso quer começar uma viagem pelo mundo.

  O viajante disse que está em busca de patrocinadores para ajudá-lo a realizar a viagem pelo mundo e passando pelo máximo de países possíveis. Nas andanças, Gabriel registrou com fotos e vídeos os vários lugares que passou, e alguns registros foram postados nas redes sociais dele.

  As imagens, segundo Gabriel, são tiradas de uma câmera simples e também do próprio celular. Em 2016, ele viajou 100 mil quilômetros por 20 estados brasileiros de carro e em 2017 resolveu ir além e saiu de viagem por outros países de bicicleta e carona com destino ao Alasca na América do Norte.

  Gabriel passou pelo Uruguai, Argentina, Peru, Guiana Francesa, Suriname, Guiana Inglesa, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile, Estados Unidos e Canadá, entre outros países do continente americano.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Identificado

MT: idoso atropelado e morto em rodovia ainda não foi identificado

A identidade de um idoso que morreu na última sexta-feira (25) ainda é desconhecida, pois nenhum familiar procurou a vítima que está no Instituto Médico Legal.

27 de Setembro de 2020 as 11h03

Desaparecimento

Jovem de 22 anos desaparece em cachoeira durante passeio em Mato Grosso

Um jovem de 22 anos desapareceu na manhã deste sábado (26) em Jaciara. O fato ocorreu na Cachoeira da Mulata, durante um passeio.

27 de Setembro de 2020 as 11h00

Alta

Bebê que teve 80% do corpo queimado por explosão em fogão a lenha tem alta após 40 dias internado em MT

Nickolas estava internado há cerca de 40 dias em Cuiabá, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Agora, o menino vai continuar o tratamento em casa.

27 de Setembro de 2020 as 10h27

Estupro

Padrasto é preso por estuprar criança de 10 anos que revelou abusos à coordenação de escola em MT

De acordo com as investigações, o homem estuprou a vítima diversas vezes, fato comprovado por exame de corpo delito realizado na criança.

27 de Setembro de 2020 as 10h15

Leitos

Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

Ampliação de leitos contemplou 17 unidades hospitalares de 14 municípios do Estado, sendo possível por meio de parceria entre gestões estadual e municipais

27 de Setembro de 2020 as 10h08

Autorização

Governo de MT autoriza abertura de bares, cinemas, shows e realização de práticas esportivas

De acordo com o governador Mauro Mendes, planejamento para a retomada das atividades econômicas no estado está acontecendo de forma responsável, com o objetivo de preservar os postos de trabalho e a economia de Mato Grosso.

25 de Setembro de 2020 as 23h36

Coronavírus

Sexta-feira (25): Mato Grosso registra 119.728 casos e 3.375 óbitos por Covid-19

Há 243 internações em UTIs públicas e 287 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 19h03

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

A Tiros

Indígena é morta a tiros durante caça em aldeia de MT, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil, a indígena Marinalva Zaquimae Corezomae, de 33 anos, chegou sem vida no hospital. Ela foi alvejada ao ser confundida com um animal por outros membros da tribo.

25 de Setembro de 2020 as 09h13

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO