Ato Político-Cultural

Em Cuiabá, manifestantes fazem ato político-cultural em defesa de Dilma

Ato foi organizado na Praça Alencastro, centro da capital, nesta sexta. Protesto foi convocado por coletivo feminista da UFMT.

Fonte:MT Agora - G1 MT
23 de Abril de 2016 as 17h 43min

Manifestação contra o impeachment e o machismo na política em Cuiabá foi promovida por grupo feminista da UFMT (Foto: André Souza/G1)

Cerca de 150 pessoas se reuniram na noite desta sexta-feira (22) na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, para um ato político-cultural em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT). Convocado pelo coletivo feminista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o protesto foi idealizado e convocado pelas redes sociais após a aprovação, na Câmara dos Deputados, da instauração de processo de impeachment contra a presidente da República.

No ato, foram distribuídos panfletos e foi disponibilizado um microfone para quem quisesse discursar. Um dos discursos foi com base em um manifesto produzido por estudantes de Comunicação Social em defesa da democracia. Também foram oferecidos materiais para a produção de cartazes. O protesto seguiu os moldes da última manifestação em favor do governo federal em Cuiabá.

Durante o ato, os manifestantes gritaram palavras de apoio à presidente Dilma Rousseff, classificando o processo de impeachment como um golpe e exaltando a democracia. Uma das frases usadas foi "No meu país eu boto fé porque ele é governado por mulher".

O número de participantes no protesto foi estimado pela organização. A Polícia Militar (PM) não acompanhou o ato, cuja programação não teve passeata prevista.

De acordo com a estudante de Jornalismo Ana Luísa Melo Ferreira, de 21 anos, representante do coletivo feminista da UFMT, o ato foi convocado após a aprovação da abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

Além de defender a presidente da República, o manifesto foi concebido para defender as deputadas federais que sofreram vaias ao discursar na Câmara durante a sessão em que o Plenário votou a respeito do processo de impeachment. O objetivo é de repudiar as demonstrações de machismo e misoginia na política

Segundo a estudante, o coletivo considera inadmissível que as parlamentares sejam vaiadas pelo mero fato de serem mulheres. “Quando quiserem criticar uma parlamentar, é preciso usar um argumento sólido, não atacar porque ela simplesmente é mulher", criticou.

Já a advogada Aliane Mezocasa de Souza, representante do grupo Juristas Mato-Grossenses pela Democracia, o processo de impeachment contra a presidente carece de base legal. O grupo, segundo ela, entende que as alegações de crime de responsabilidade contra a presidente não estão devidamente sustentadas pelo que prevê a Constituição Federal.

O grupo – que reúne advogados, juristas e membros do Poder Judiciário de Mato Grosso – também condena o machismo na política. "As mulheres devem estar onde elas quiserem. Seja na rua, no lar, na política. Deve-se respeitar a mulher independentemente de qualquer coisa", argumentou Aliane.

Ao encerramento do ato, houve também palavras contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Em coro, os manifestantes defenderam a prisão do parlamentar.

A organização do ato não fez qualquer previsão do número de participantes, mas estimou em 150 por volta das 19h desta sexta-feira.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Identificado

MT: idoso atropelado e morto em rodovia ainda não foi identificado

A identidade de um idoso que morreu na última sexta-feira (25) ainda é desconhecida, pois nenhum familiar procurou a vítima que está no Instituto Médico Legal.

27 de Setembro de 2020 as 11h03

Desaparecimento

Jovem de 22 anos desaparece em cachoeira durante passeio em Mato Grosso

Um jovem de 22 anos desapareceu na manhã deste sábado (26) em Jaciara. O fato ocorreu na Cachoeira da Mulata, durante um passeio.

27 de Setembro de 2020 as 11h00

Alta

Bebê que teve 80% do corpo queimado por explosão em fogão a lenha tem alta após 40 dias internado em MT

Nickolas estava internado há cerca de 40 dias em Cuiabá, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Agora, o menino vai continuar o tratamento em casa.

27 de Setembro de 2020 as 10h27

Estupro

Padrasto é preso por estuprar criança de 10 anos que revelou abusos à coordenação de escola em MT

De acordo com as investigações, o homem estuprou a vítima diversas vezes, fato comprovado por exame de corpo delito realizado na criança.

27 de Setembro de 2020 as 10h15

Leitos

Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

Ampliação de leitos contemplou 17 unidades hospitalares de 14 municípios do Estado, sendo possível por meio de parceria entre gestões estadual e municipais

27 de Setembro de 2020 as 10h08

Autorização

Governo de MT autoriza abertura de bares, cinemas, shows e realização de práticas esportivas

De acordo com o governador Mauro Mendes, planejamento para a retomada das atividades econômicas no estado está acontecendo de forma responsável, com o objetivo de preservar os postos de trabalho e a economia de Mato Grosso.

25 de Setembro de 2020 as 23h36

Coronavírus

Sexta-feira (25): Mato Grosso registra 119.728 casos e 3.375 óbitos por Covid-19

Há 243 internações em UTIs públicas e 287 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 19h03

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

A Tiros

Indígena é morta a tiros durante caça em aldeia de MT, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil, a indígena Marinalva Zaquimae Corezomae, de 33 anos, chegou sem vida no hospital. Ela foi alvejada ao ser confundida com um animal por outros membros da tribo.

25 de Setembro de 2020 as 09h13

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO