Ato Político-Cultural

Em Cuiabá, manifestantes fazem ato político-cultural em defesa de Dilma

Ato foi organizado na Praça Alencastro, centro da capital, nesta sexta. Protesto foi convocado por coletivo feminista da UFMT.

Fonte:MT Agora - G1 MT
23 de Abril de 2016 as 17h 43min

Manifestação contra o impeachment e o machismo na política em Cuiabá foi promovida por grupo feminista da UFMT (Foto: André Souza/G1)

Cerca de 150 pessoas se reuniram na noite desta sexta-feira (22) na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, para um ato político-cultural em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT). Convocado pelo coletivo feminista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o protesto foi idealizado e convocado pelas redes sociais após a aprovação, na Câmara dos Deputados, da instauração de processo de impeachment contra a presidente da República.

No ato, foram distribuídos panfletos e foi disponibilizado um microfone para quem quisesse discursar. Um dos discursos foi com base em um manifesto produzido por estudantes de Comunicação Social em defesa da democracia. Também foram oferecidos materiais para a produção de cartazes. O protesto seguiu os moldes da última manifestação em favor do governo federal em Cuiabá.

Durante o ato, os manifestantes gritaram palavras de apoio à presidente Dilma Rousseff, classificando o processo de impeachment como um golpe e exaltando a democracia. Uma das frases usadas foi "No meu país eu boto fé porque ele é governado por mulher".

O número de participantes no protesto foi estimado pela organização. A Polícia Militar (PM) não acompanhou o ato, cuja programação não teve passeata prevista.

De acordo com a estudante de Jornalismo Ana Luísa Melo Ferreira, de 21 anos, representante do coletivo feminista da UFMT, o ato foi convocado após a aprovação da abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

Além de defender a presidente da República, o manifesto foi concebido para defender as deputadas federais que sofreram vaias ao discursar na Câmara durante a sessão em que o Plenário votou a respeito do processo de impeachment. O objetivo é de repudiar as demonstrações de machismo e misoginia na política

Segundo a estudante, o coletivo considera inadmissível que as parlamentares sejam vaiadas pelo mero fato de serem mulheres. “Quando quiserem criticar uma parlamentar, é preciso usar um argumento sólido, não atacar porque ela simplesmente é mulher", criticou.

Já a advogada Aliane Mezocasa de Souza, representante do grupo Juristas Mato-Grossenses pela Democracia, o processo de impeachment contra a presidente carece de base legal. O grupo, segundo ela, entende que as alegações de crime de responsabilidade contra a presidente não estão devidamente sustentadas pelo que prevê a Constituição Federal.

O grupo – que reúne advogados, juristas e membros do Poder Judiciário de Mato Grosso – também condena o machismo na política. "As mulheres devem estar onde elas quiserem. Seja na rua, no lar, na política. Deve-se respeitar a mulher independentemente de qualquer coisa", argumentou Aliane.

Ao encerramento do ato, houve também palavras contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Em coro, os manifestantes defenderam a prisão do parlamentar.

A organização do ato não fez qualquer previsão do número de participantes, mas estimou em 150 por volta das 19h desta sexta-feira.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estrupo

Mulher acusa homem de estupro em casa no Recanto dos Macucos em Lucas do Rio Verde

Uma mulher compareceu no Batalhão da PM por volta das 20h30 da noite de ontem (16), relatando que teria saído para beber com sua irmã e sua filha de três anos, em uma residência localizada no Recanto dos Macucos, onde haviam três homens

17 de Fevereiro de 2020 as 15h07

Assassinato

Duas pessoas são assassinadas no fim de semana em Primavera do Leste (MT); uma delas apresentava sinais de tortura

Um dos crimes foi a poucos metros da sede do Comando Regional da Polícia Militar.

17 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Incêndio

Criminosos invadem prédio da OAB em Cuiabá, jogam gasolina e tentam queimar processos

Os processos são do Tribunal que investiga conduta de advogados. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso até esta segunda-feira (17).

17 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Assassinato

Produtor rural é assassinado a tiros por motociclista na porta de casa na cidade em MT

A Polícia Civil de Carlinda investiga o caso. Até esta segunda-feira (17) nenhuma pessoa havia sido presa ou identificada.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h53

Acidente

Policiais sofrem acidente a caminho de ocorrência e ficam feridos em MT

Acidente ocorreu quando os policiais estavam atendendo uma ocorrência de assalto em andamento em um mercado.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h49

Novas Placas

Detran contrata empresa para evitar taxas abusivas a motoristas que precisem comprar placas do Mercosul em MT

A previsão é de que até o final desta segunda-feira (17), 35 empresas estampadoras, situadas em diversos municípios do estado, já estejam credenciadas junto ao Detran para a prestação do serviço.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h32

ROUBO

Ladrão morre baleado por policiais ao roubar carro de servidor com arma de brinquedo em Cuiabá

Dois assaltantes, em uma motocicleta, renderam um servidor público no bairro Duque de Caxias. Na fuga, o ladrão jogou o automóvel contra os policiais, que reagiram e atiraram.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h24

Vaquinha

Família faz 'vaquinha' para tratamento de jovem vítima de acidente em rodovia de MT

Yara Pacheco, de 27 anos, está internada desde novembro e já passou por cinco cirurgias.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h22

Consultas Gratuitas

Psicólogos atendem pacientes de graça em plantão neste domingo no Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá

Uma vez por mês um grupo de profissionais oferece sessões no Parque Mãe Bonifácia. Neste mês, os atendimentos acontecem neste domingo (16).

14 de Fevereiro de 2020 as 13h17

Disparos

Delegacia é alvo de ataque e disparos atingem porta de vidro em Nova Mutum (MT)

Nenhuma pessoa ficou ferida e ninguém foi preso.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h14

Drogas

Traficante é preso pela 2ª vez ao ser flagrado com 121 tabletes de cocaína em MT

Ação ocorreu por volta das 23h desta quinta-feira (13) durante operação que investigava uma organização criminosa encarregada do transporte de entorpecentes da Bolívia para o Brasil

14 de Fevereiro de 2020 as 13h11

Prisão

Suspeitos de atirar em carro de agente penitenciaria em tentativa de roubo são presos em MT

No dia do crime, segundo a vítima, os suspeitos estavam encapuzados escondidos atrás do muro da casa dela.

14 de Fevereiro de 2020 as 13h07

Furto

Ladrões invadem estação de ônibus pela 3ª vez e furtam televisores em Cuiabá

Por conta do furto, parte da estação ficou fechada no começo da manhã e os moradores tiveram que se adequar.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h31

A

Médico é levado para a delegacia após ser flagrado agredindo a mãe de 87 anos em hospital de Cuiabá

O suspeito, de 52 anos, foi ouvido pelo delegado plantonista e responderá pelos crimes de dano e injúria, em conformidade com a Lei de Violência Doméstica.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h26

Explosão

Caminhão-tanque explode durante manutenção e duas pessoas morrem em MT

Com o impacto da explosão, uma das vítimas foi arremessada e jogada para o teto do galpão.

14 de Fevereiro de 2020 as 10h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO