Ensino Fundamental

Duas escolas da rede estadual terão currículo adaptado ao período integral

Outras quatro unidades que atendem ao Ensino Médio fazem parte do projeto de escola referência.

Fonte:MT Agora - Seduc-MT
31 de Janeiro de 2016 as 16h 49min

Contempladas com o projeto referência “Educação Integral em Tempo Integral” da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), as Escolas Estaduais Alfredo de Araújo Granja e Daury Riva instaladas em Arenápolis e Juara, respectivamente, estão se preparando para o início do ano letivo. As unidades, que atendem alunos do Ensino Fundamental, estão reorganizando os espaços e conteúdo curriculares para oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, acolhendo os estudantes de forma completa.

Em Arenápolis, a EE Alfredo de Araújo Granja atenderá em 2016 cerca de 240 alunos, no 1º Ciclo (1ª, 2ª e 3ª fases) e 2º Ciclo (1ª e 2ª fases). “Estamos nos organizando desde 2014 para a mudança e agora o projeto está tomando forma. Sabemos que há muito a ser feito, restruturação dos espaços e a formação dos profissionais da unidade que irão trabalhar com esse formato de escola”, comenta o diretor Olair da Cunha.

De acordo ele, a comunidade escolar foi informada e chamada para discutir o sistema de ensino, e abraçou a ideia, já que era um desejo antigo. “Diversas vezes estivemos na Seduc solicitando a implantação do projeto, e graças ao atual governo esse momento chegou”, comenta o diretor, que é graduado em História e pós-graduado em Metodologia da História para o Ensino Fundamental e Médio, e em Gestão Escolar.

Em Juara, com a adequação da matriz, a EE Daury Riva contará com 12 turmas, do 1º ao 9º Anos, além de sala de recurso, com o total de 281 estudantes. “Desde que foi transferida para imóvel próprio, em 2012, a demanda foi reduzindo. Com o intuito de sanar o problema inerente à baixa demanda, a comunidade escolar aceitou a proposta de tempo integral”, explica a recém-eleita diretora Isabel Cristina Araújo, pedagoga e bacharel em Direito, que está cursando especialização em Gestão Escolar.

“A expectativa, principalmente por parte dos alunos e pais, é grande. Temos consciência de que devemos apresentar resultados para a comunidade escolar, que há cerca de dois anos fomenta o desejo de uma escola que ofertasse mais do que a base comum, isso porque a maioria das famílias não têm poder aquisitivo para proporcionar aos filhos cursos de aperfeiçoamento, de artes, esportes, material pedagógico e instrumentos que possam contribuir e assegurar o aprendizado”, menciona Isabel.

Os educadores concordam que escola em período integral só faz sentido se torna o aprendizado significativo, com o aluno como seu coautor, permite um aprofundamento no conhecimento, ampliação do olhar, e a valorização das diversas áreas que fazem parte da formação do aluno e do trabalho com as competências tanto sociais quanto intelectuais. “Não basta aumentar o tempo do aluno na escola. Ter mais tempo exige ter mais planejamento pedagógico para aproveitar de forma mais transversal esse período”, frisa Cunha.

Desafios

Os gestores apontam algumas questões que ainda precisam ser resolvidas, como a reestruturação dos espaços existentes como os banheiros, construção de vestiários e de refeitórios maiores para atender com mais qualidade aos alunos. “A ampliação da jornada escolar e a diversificação das atividades demandam outros espaços de trabalho para professores e alunos”, frisa Cunha.

Além disso, ele alerta para a necessidade de continuidade da ampliação da jornada escolar para crianças que saem do 5º ano e vão para uma escola em tempo parcial. “É preciso articulação entre as redes municipal e estadual de ensino para ofertar aos alunos a continuidade da educação integral”.

Para Isabel é necessário o apoio incondicional da Seduc no que diz respeito à elucidação das dúvidas que venham a surgir, garantia de condições favoráveis à estadia e permanência dos alunos na escola, com a construção, melhoria e adequação dos ambientes.

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga de Melo, garante que a instituição dará todo o apoio necessário aos gestores e às escolas. “Devemos fazer significativas adequações na estrutura física das unidades para criarmos um ambiente favorável ao aluno”, disse, Fraga, ressaltando que a escola precisa ser atrativa e agradável ao estudante.

Ensino Médio

Outras quatro unidades escolares da rede estadual, que atendem ao Ensino Médio, passarão a contar em regime integral. Em Cuiabá, José de Mesquita e Antônio Epaminondas, e em Rondonópolis, Pindorama e André Maggi.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Roubo

Idoso é roubado e agredido por três travestis em região de prostituição em MT

Com uso de facas, elas ameaçaram de morte a vítima e levaram celular e carteira. Dois suspeitos foram presos.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h30

Prisão

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

A Polícia de Rondônia registrou o homicídio em uma lanchonete, na BR 364, na cidade de Presidente Médici.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h14

Denuncia

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

Segundo a mãe, ela matriculou a filha neste ano para trabalhar, mas agora precisa ficar em casa para cuidar da menina.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h08

Roubo

Ladrões rendem funcionários e clientes de loja de eletrodomésticos em Cuiabá

Um dos suspeitos armados se rendeu e foi preso. O segundo envolvido fugiu e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda do helicóptero do Ciopaer.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Corpo Encontrado

Pescadores encontram corpo de homem no Rio Vermelho em MT

A Polícia Militar, Civil, e peritos da Politec estiveram no local.

18 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO