Redação

Diretor geral do DNIT garante que BR 163 fica 100% pronta em 2015

Jorge Fraxe explicou que o trecho mato-grossense da BR 163 está praticamente consolidado, restando a pavimentação de mil quilômetros no estado do Pará.

MT Agora - Assessoria
21 de Setembro de 2013 as 06h 07min

A BR 163 estará totalmente concluída até 2015, afirmou nesta manhã (20), o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Fraxe que abriu o painel de logística do segundo e último dia do Fórum Brasil Central do Agronegócio.
 
Fraxe explicou que o trecho mato-grossense da BR 163 está praticamente consolidado, restando a pavimentação de mil quilômetros no estado do Pará. A conclusão vai possibilitar o acesso aos portos do Norte do país e assim resolver boa parte dos problemas relacionados ao transporte da produção agrícola. “O Norte é de fato o melhor caminho para Mato Grosso acessar o mercado consumidor internacional”. Ele reconhece que o principal gargalo é a BR 163.
 
Como reforçou, logística não é apenas a estrada, o caminhão ou o rio navegável. “Logística é o sistema que contempla o transporte, é a intermodalidade que faz com que as vias não fiquem congestionadas”. Para a produção estadual, Fraxe citou importantes eixos modais, além da BR 163, as BRs 242, 364, 158, 155 e 080, integrados às hidrovias Tocantins, Madeira e Tapajós.
 
Além de Fraxe, o Fórum ainda contou com as palestras do secretário de Planejamento de MT, Arnaldo Alves e do produtor ruaral, Maurício Tonhá.
 
A tarde, o fórum trouxe para o debate, pela primeira vez em um evento do agronegócio, a questão indígena. O último painel tratou do assunto e colocou em debate ações do Ministério da Justiça, representado pelo diretor de Assuntos Legislativos, Gabriel de Carvalho, coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Henrique Camargo, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Rui Prado e o presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra.
 
 
O representante da Funai reconhece que o produtor que capitalizou sua terra não pode sair dela sem indenizações, mas por outro lado, chama à atenção para populações indígenas que não podem ser postas de um lado para o outro. “Mas as distorções existem e isso faz prevalecer sensação de injustiça e até mesmos os conflitos”, diz Camargo. “Quando nos posicionamos contra uma estrada, por exemplo, não é porque somos contra o desenvolvimento, pelo contrário, o que não queremos é que o alcoolismo e outras doenças, vícios, males e problemas invadam as comunidades de ocupação tradicionalmente indígenas, como nos mostra a história”, lembrou. Uma alternativa para reduzir invasões e conflitos seria lançar mão do georreferenciamento das terras indígenas que podem trazer não apenas segurança aos indígenas, como aos fiscais do governo (Funai e Incra) e até mesmo aos produtores. “Procuramos soluções conciliatórias sempre”, defendeu.
 
O presidente da Famato lembrou que o Brasil tem 40 milhões hectares de terras devolutas, ou seja, de propriedade da União e que por isso não precisaria haver conflitos entre brasileiros e o pior, pela terra. Como aponta, a PEC 215 é uma alternativa. “Essa PEC 215 é de suma importância, porque é a única forma de fazer com que essas áreas que vêm sendo criadas e ampliadas sejam discutida democraticamente, passando a ser de competência do Congresso Nacional e não apenas pela Funai”. Como completa Prado ao defender a PEC, “as pessoas que são envolvidas nesses processos têm poucas possibilidades de defesa".
 
Pesquisa apresentada por Rui, estudo feito pela CNA, mostra que individualmente, a falta de terra foi reclamada apenas por 1% dos entrevistados em todo país. Existem hoje em estudo a criação de 35 para criação de novas terras indígenas ou ampliação no Estado. Cerca de 2 milhões a 3,5 milhões de hectares no Estado em xeque, correndo o risco de serem transformados em reserva. “E geralmente se buscam essas terras em área de produção agropecuária”.
 
O FÓRUM – Nos últimos dois dias, o primeiro Fórum Brasil Central do Agronegócio reuniu representantes dos três poderes da República, produtores, acadêmicos, representantes do governo estadual e municipal, advogados e as principais entidades ruralistas do segmento. Os debates focaram os grandes gargalos da produção mato-grossense, as questões logística, trabalhista, indígena e a biotecnologia.
 
Ao final de cada painel, a jornalista Lilian Wite Fibe, mediou os debates da mesa redonda que além do painelistas reuniu convidados especialistas sobre cada questão. 

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Estado

Ponte que liga cidade a distrito é parcialmente destruída após chuvas e corre risco de desabamento em MT

Desvio é a única via de acesso dos moradores e foi feita depois que a ponte do Rio Aripuanã foi interditada, há 60 dias, devido precariedade na estrutura.

10 de Dezembro de 2019 as 14h26

Estado

Corpo decapitado é encontrado enrolado em lona em matagal em Cuiabá

O corpo estava em uma lona às margens da Rua Z, perto do residencial São José e foi visto por volta de 7h30.

10 de Dezembro de 2019 as 14h23

Estado

Comerciante e segurança reagem a assalto e ladrão morre com tiro na cabeça em Cuiabá; veja vídeo

Disparo teria saído da arma do assaltante durante briga com o comerciante e o segurança.

10 de Dezembro de 2019 as 14h18

Estado

Oito pessoas são detidas por desacato após confusão entre policiais e participantes de uma festa em MT

Vídeo feito por outras pessoas que estavam no local mostram a ação da PM.

10 de Dezembro de 2019 as 14h13

Estado

Homens são presos após roubo de caminhão com carga de carne avaliada em R$ 360 mil

Policiais militares de Várzea Grande prenderam F.C.N. (48 anos) e J.R.M.F. (32), flagrados descarregando um caminhão com carga de carne, avaliada em R$ 360 mil.

09 de Dezembro de 2019 as 14h57

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO