Estado

Detran-MT reforça importância de atitudes conscientes para um trânsito mais seguro

Mesmo com a redução no número de acidentes em 2021, ainda são constantes os flagrantes de motoristas sem habilitação, conduzindo veículos sob influência de álcool e cometendo diversas imprudências no trânsito

Fonte:Secom Mato Grosso
25 de Setembro de 2021 as 11h 15min

- Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

Neste sábado (25.09) é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Em alusão a data, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça a importância de atitudes conscientes por parte dos motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) apontam que houve redução de 23% nas mortes no trânsito no Estado de janeiro a julho de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Também teve redução no crime de lesão corporal culposa de trânsito, queda de 21% em Mato Grosso comparando os primeiros sete meses de 2021 com mesmo período 2020.

Entretanto, mesmo com a redução no número de acidentes em 2021, ainda são constantes os flagrantes de motoristas inabilitados ou conduzindo veículos sob influência de álcool. Em todas as operações de fiscalização de trânsito realizadas pelas forças de Segurança Pública em Mato Grosso, há pelo menos uma prisão em flagrante por conduzir veículo sob efeito de álcool ou autuação por dirigir sem ser habilitado.

Somente de janeiro a agosto de 2021 foram 1.555 pessoas autuadas por conduzir veículo sem ser habilitado, infração gravíssima com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.  

Ainda no período de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 772 flagrantes de motoristas conduzindo veículos sob influência de álcool. Essa também é uma infração gravíssima, com penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.  

“São duas condutas graves e criminosas que colocam em risco a vida do motorista e de outras pessoas no trânsito”, observou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.  

Frequentemente o Detran-MT e as demais forças de Segurança Pública do Estado estão nas ruas para garantir o cumprimento da norma visando reduzir os índices de irregularidades administrativas, civis e até criminais, que colocam em risco a vida das pessoas.

“O objetivo das operações é sempre conscientizar, estimular boas práticas e a mudança de comportamento no trânsito para salvar vidas”, falou Kelli.

Prevenção

Algumas atitudes simples podem evitar acidentes e até mortes no trânsito como: não usar o celular enquanto dirige, trafegar sempre na velocidade permitida para a via, usar o cinto de segurança e dispositivos de sinalização dos veículos, como setas e faróis, além de manter sempre o veículo em boas condições de trafegabilidade.

“Imprudências como o uso de álcool associado a direção, uso do celular, ultrapassagem indevida e excesso de velocidade são fatores que causam muitos acidentes com lesões graves e até mesmo mortes. Cerca de 90% dos acidentes poderiam ser evitados, pois são decorrentes de falha humana”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

A gerente destaca ainda que os acidentes também são um problema de saúde pública, pois sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS) e a urgência e emergência dos hospitais e SAMU.

“Muitas vezes uma ambulância é acionada para atender um acidente que poderia ter sido evitado e pode fazer falta a um atendimento de emergência de saúde, por exemplo. Grande parte dos leitos hospitalares também são ocupados por vítimas de acidentes, que também têm grande impacto financeiro, tanto para o sistema de saúde quanto para as vítimas e seus familiares. Muitas vezes temos ainda danos irreversíveis com a perda de vidas, desestruturação familiar e danos emocionais e psicológicos”, reforçou Rosane.

“É importante sempre termos empatia, atenção e responsabilidade, pois um trânsito seguro é um direito e também dever de todos”, completou.

Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado todo ano em 25 de setembro. A data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, com objetivo de sensibilizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, diversas ações educativas e de fiscalização de trânsito foram realizadas ao longo da semana pelo Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Empaer promove encontro para fomentar o turismo rural em Mirassol D´Oeste e região

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e a Prefeitura

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Escola do Corpo de Bombeiros Militar divulga edital com nome dos inscritos e locais de realização das provas

Aplicação das provas está marcado para o dia 05 de dezembro na própria unidade escolar

30 de Novembro de 2021 as 18h45

Estado

Mais de 200 mil tartarugas já foram soltas no Araguaia pelo projeto "Amigos da Natureza"

Além do repovoamento da espécie amazônica, projeto realiza outras ações de preservação ambiental

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Documentário sobre misticismo na Serra do Roncador estreia em Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá

Com exibições presenciais, o documentário "O dedo de Deus" foi filmado com recursos do edital MT Nascentes, da Secel

30 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Terça-feira (30): Mato Grosso registra 552.833 casos e 14.001 óbitos por Covid-19

Há 46 internações em UTIs públicas e 30 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 25% para UTIs e em 6% para enfermaria

30 de Novembro de 2021 as 17h15

Estado

Mato Grosso conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021

Estudantes com deficiência, de 12 a 17 anos, representaram o Estado na competição nacional

30 de Novembro de 2021 as 16h45

Estado

Jucemat implanta novo gerador de documentos online

A ferramenta possibilita a geração automática de documentos de constituição, alteração e extinção de empresário individual e LTDA

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

SES recebe 10 novos carros para composição de frota

Secretaria de Estado aderiu à ata de locação de 10 veículos Duster, que auxiliarão nas demandas da pasta

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Comandante-geral da PMMT é homenageado com medalha Mérito da Força Nacional

A medalha ‘Mérito da Força Nacional Soldado Luís Pedro de Souza Gomes’ foi criada pela Presidência da República em novembro de 2018

30 de Novembro de 2021 as 14h30

Estado

Ministra: pecuária tem papel fundamental na agenda climática mundial

Tereza Cristina abriu hoje o Fórum Planeta Campo

30 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

PF faz ação contra rádios clandestinas na zona oeste do Rio de Janeiro

A operação Sinal Obscuro foi deflagrada nesta terça-feira

30 de Novembro de 2021 as 13h15

Estado

Lacen completa 46 anos de serviços prestados a Mato Grosso

Laboratório Central superou desafios durante a pandemia pela Covid-19 e se prepara para mudança de sede

30 de Novembro de 2021 as 12h00

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 11 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h45

Estado

Transformação Digital no serviço público é tema de Webinar

Última roda de conversa do “1º Webinar de Transformação Digital & Inovação 2021 Mato Grosso” será transmitida ao vivo pelo canal da Seplag-MT no YouTube

30 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Documentário sobre obra de Vitória Basaia segue em cartaz até 18 de dezembro; entrada livre

“Uterus Mundus” segue em exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, integrando ao 26º Salão Jovem Arte, na Galeria Lava Pés

30 de Novembro de 2021 as 11h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO