Invenção

Criadores de luva que traduz Libras em MT fazem campanha para viagem

Alunos pretendem representar MT em feira de ciências em São Paulo. Luva que interpreta Libras está na versão '2.0' e visa facilitar a inclusão.

MT Agora - G1 MT
13 de Fevereiro de 2016 as 03h 33min

Alunos, professores e coordenadores da Escola Estadual Oscar Soares, em Juara, cidade localizada a 690 km de Cuiabá, fazem uma campanha nas redes sociais para que três estudantes e um orientador viagem a São Paulo para representar Mato Grosso na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), no mês que vem.

Os quatro desenvolveram uma luva que transforma em áudio movimentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os estudantes do ensino técnico em informática João Gabriel dos Santos França e Alexsandro Dias Neratka, além do técnico em informática Adriano dos Santos Freide e do professor Cléber Severino Guedes desenvolveram o projeto que foi apresentado e premiado com a primeira colocação na II Feira de Ciências da Educação Básica de Mato Grosso (Feceb-MT), realizada em outubro do ano passado, em Cuiabá.

De acordo com Adriano, a campanha foi idealizada em conjunto com a diretoria da escola e a ideia é arrecadar uma quantia em dinheiro suficiente para custear as passagens de ida e volta dos pesquisadores.

“Fizemos uma reunião com todos da escola no início do ano e concluímos que precisaríamos de algo assim [campanha] para podermos participar do evento. A viagem, estadia e a alimentação ficam totalmente por nossa conta. Então, calculamos que vamos precisar de uma quantia de mais ou menos R$ 9 mil para cobrir os gastos dessas quatro pessoas”, explica.

A campanha já começou, principalmente por meio das redes sociais. Os alunos da Escola Estadual Oscar Soares produziram, inclusive, um vídeo que conta um pouco da trajetória dos jovens. “Tudo está sendo, por enquanto, no 'boca a boca', mas pretendemos anunciar na televisão, na rádio, no jornal e tudo mais. Queremos muito ir para esse evento que representaria muito para a gente”, defende.

A luva que lê Libras foi apresentada na VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada em outubro, na capital. Na época, o equipamento era ainda um protótipo e tinha algumas dificuldades para interpretar alguns movimentos mais complexos da mão. O equipamento foi melhorado e a versão '2.0' da ideia deve ser levada para São Paulo.

“Nós substituímos os sensores antigos por um sensor chamado de 'flex'. Ele é bem mais caro, mas em compensação captura melhor os movimentos feitos pela mão. Agora, nós conseguimos fazer quase todo o alfabeto e os numerais. Além disso, desenvolvemos uma placa inteira, colocamos um bateria para tornar o equipamento independente da energia elétrica de um computador e ainda diminuímos a quantidade de fios”, conta.

A ideia da criação é promover a inclusão de deficientes auditivos e ouvintes e facilitar o acesso ao produto, que já é comercializado. Esses equipamentos existentes, porém, são caros e de difícil acesso. A intenção dos alunos é, também, baratear os custos desta tecnologia.

O técnico em informática explica que a luva interpreta os movimentos da mão por meio dos sensores e que são decodificados a partir da programação da placa e transformados em áudios, que estão gravados em um cartão de memória. A invenção ainda tem uma entrada que permite que a letra ou número feita pela mão possa ser transmitida em formato de som através de fones de ouvido ou até caixas sonoras.

A Febrace será realizada no período de 13 a 19 de março na Cidade Universitária da USP. O evento promove projetos científicos de alunos de todos os estados brasileiros. Os prêmios para as melhores ideias vão desde menções honrosas até valores como 10 mil dólares, dinheiro esse que foi dado a alunos de uma escola de Bela Cruz (CE) no ano passado.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Duas passageiras são detidas com R$ 32,4 mil em táxi boliviano na fronteira de MT

O crime se caracterizou como evasão de divisa, uma vez que as passageiras não souberam comprovar a origem do dinheiro.

12 de Dezembro de 2019 as 16h01

Estado

Acusado de matar namorada e amiga dela é inocentado pela Justiça após passar 5 anos preso em MT

Adolescentes, de 16 e 14 anos, foram encontradas mortas nuas dentro de uma quitinete em 2014. Namorado de uma delas foi apontado como principal suspeito.

12 de Dezembro de 2019 as 15h55

Estado

Homem é preso suspeito de ter matado o irmão após flagrá-lo agredindo a mãe em MT

Durante as diligências para apurar a ocorrência, os policiais civis conseguiram localizar o suspeito, que foi conduzido para Delegacia de Nova Xavantina.

12 de Dezembro de 2019 as 15h51

Estado

Casal e filha de 4 anos sofrem acidente no PA e são transferidos de avião para hospital de MT

Mulher está na UTI e o estado de saúde dela é considerado estável. O marido dela aguarda uma cirurgia e a filha já recebeu alta.

12 de Dezembro de 2019 as 15h47

Estado

Psicóloga é detida suspeita de atirar em marido policial enquanto ele tomava banho em MT

Policial disse que ela atirou após uma briga motivada por conversas no celular. Advogado da mulher afirma que ela sofria violência doméstica.

12 de Dezembro de 2019 as 15h44

Estado

PM e PRF intecerptam suspeitos de roubo e recuperam caminhonete em Primavera do Leste

Policiais militares de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá) e agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam na noite desta quarta-feira (11.12) três homens por roubo.

12 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

PM prende suspeito de roubar loja de produtos agrícolas; comparsa morreu após ameaçar policiais

Policiais militares do 12º BPM de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) prenderam um homem, identificado como A.G.R.S.B.S. (20 anos), pelo roubo a uma loja de produtos agrícolas. O comparsa dele, L.P.S. (27), foi morto após ameaçar atirar nos policiais.

12 de Dezembro de 2019 as 15h16

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO