Carolina Matter

Consórcio unificará ações municipais

A participação de técnicos especialistas na reunião serviu para auxiliar prefeitos na articulação e viabilização de ações que devem beneficiar todos os municípios

MT Agora - Assessoria
22 de Fevereiro de 2013 as 14h 05min

Gestores municipais estiveram em Sorriso nesta quinta-feira (21) para a reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa). No encontro foram discutidos assuntos ligados à gestão ambiental, segurança e qualificação profissional. Projetos antes desenvolvidos por cada município deverão ganhar mais força com o consórcio.

De acordo com o presidente do Cidesa e prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, a participação de técnicos especialistas em cada assunto serviu para auxiliar os prefeitos e equipes na articulação e viabilização de ações positivas que devem beneficiar todos os municípios.
Na apresentação, Otaviano falou sobre os problemas enfrentados com o tráfico e uso de drogas por crianças e jovens. A ideia de construir centros de tratamento e de ressocialização para menores infratores e usuários de entorpecentes em Lucas do Rio Verde para atender a região foi aprovada pelos prefeitos. “Em Lucas já temos a estrutura necessária para a implantação desses centros e, uma reunião em Cuiabá, tratará sobre este assunto com autoridades estaduais”, destacou.
A reunião também contou com a participação do coordenador geral de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Vitório Alves Freitas, e do técnico do MTE, José Claudio dos Santos, que falaram sobre a qualificação profissional de jovens e adultos. Para que os cursos possam ser realizados através de consórcio, os municípios farão um levantamento da demanda que será repassado ao Cidesa para elaboração do plano regional.
No que diz respeito à gestão ambiental, uma reunião entre os secretários municipais de Meio Ambiente será realizada para elaborar um plano de trabalho visando a descentralização de licenciamento ambiental, ação que já vendo sendo feita por 11 municípios mato-grossenses. O grupo também discutirá sobre a elaboração de um plano municipal de gerenciamento dos resíduos sólidos, uma tentativa de solucionar os problemas de lixo dos municípios.
Quanto à produção organizada de hortifrutigranjeiros, cada um dos 13 municípios do Cidesa fará um levantamento e entregará os dados até o final do próximo mês quando os secretários municipais de Agricultura se reúnem para elaborar o plano de ação para organizar um centro regional de distribuição de produtos. O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Sá, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi, também participaram da reunião em Sorriso.
No encontro do Cidesa, Otaviano também propôs a criação de uma comissão de regularização fundiária com a intenção de resolver os problemas de assentamento que alguns municípios enfrentam. Meraldo Sá se colocou à disposição para organizar estadualmente e uma nova reunião será agendada.
Municípios integrantes do Cidesa: Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul. Juntos somam aproximadamente 330 mil habitantes.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Estado

Ponte que liga cidade a distrito é parcialmente destruída após chuvas e corre risco de desabamento em MT

Desvio é a única via de acesso dos moradores e foi feita depois que a ponte do Rio Aripuanã foi interditada, há 60 dias, devido precariedade na estrutura.

10 de Dezembro de 2019 as 14h26

Estado

Corpo decapitado é encontrado enrolado em lona em matagal em Cuiabá

O corpo estava em uma lona às margens da Rua Z, perto do residencial São José e foi visto por volta de 7h30.

10 de Dezembro de 2019 as 14h23

Estado

Comerciante e segurança reagem a assalto e ladrão morre com tiro na cabeça em Cuiabá; veja vídeo

Disparo teria saído da arma do assaltante durante briga com o comerciante e o segurança.

10 de Dezembro de 2019 as 14h18

Estado

Oito pessoas são detidas por desacato após confusão entre policiais e participantes de uma festa em MT

Vídeo feito por outras pessoas que estavam no local mostram a ação da PM.

10 de Dezembro de 2019 as 14h13

Estado

Homens são presos após roubo de caminhão com carga de carne avaliada em R$ 360 mil

Policiais militares de Várzea Grande prenderam F.C.N. (48 anos) e J.R.M.F. (32), flagrados descarregando um caminhão com carga de carne, avaliada em R$ 360 mil.

09 de Dezembro de 2019 as 14h57

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO