Casa Da Mulher Brasileira

Comissão aprova terreno que sediará Casa da Mulher Brasileira

O imóvel, localizado no Centro Político Administrativo, possui 8.600 m² de extensão e agradou a todos os presentes pela localização privilegiada e proximidade de outros serviços e órgãos públicos.

MT Agora - Sejudh-MT
14 de Setembro de 2016 as 17h 00min

Comissão aprova terreno que sediará Casa da Mulher Brasileira

Uma comissão formada por representantes do Governo do Estado, Poder Judiciário e diversos segmentos que atuam na defesa dos direitos da mulher, visitou nesta segunda-feira (12.09) o terreno onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, em Cuiabá. O imóvel, localizado no Centro Político Administrativo, possui 8.600 m² de extensão e agradou a todos os presentes pela localização privilegiada e proximidade de outros serviços e órgãos públicos.

A construção da unidade em Cuiabá é uma iniciativa da primeira-dama do Estado e coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Samira Martins, que recebe o apoio da Setas-MT e da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

O titular da Sejudh, Márcio Dorilêo, agradeceu a presença e empenho de todos os envolvidos e reforçou que esta é uma pauta de destaque para o Governo do Estado de Mato Grosso. “Estamos muito felizes de levantar, junto com todos estes parceiros, a bandeira da luta pela defesa dos direitos das mulheres do Estado de Mato Grosso. Esperamos que essa gestão possa, cada vez mais, consolidar as políticas voltadas para os direitos das mulheres e que possamos, com a Casa da Mulher Brasileira, oferecer a proteção do Estado, justiça e o acolhimento necessário nesse momento difícil. Estou emocionado e muito tocado em ver isso avançando, pois lutar pelos direitos das mulheres é lutar por uma sociedade melhor e mais justa”, concluiu Dorilêo.

O clima durante a visita era de alegria e comemoração. Euza Maria de Araújo, ativista do movimento negro e representante do Conselho da Mulher, era uma das mais animadas. Segundo ela, ver que o processo para a construção da casa está caminhando, é uma grande conquista. “Acompanho a luta por um espaço como este desde 2011. Para nós, é um sonho realizado, fruto de muita luta. Espero que traga um melhor atendimento, com apoio completo e dignidade às mulheres vítimas de violência”, completou Euza.

A superintendente de Políticas para Mulheres da Sejudh, Isabel Silveira, destacou a importância do envolvimento dos diversos parceiros desde o início do processo. “Isso é resultado de um conjunto de esforços, e é só o começo. Com essa casa, vamos poder atender a mulher vítima de violência de forma integrada, e os parceiros são fundamentais. Só a união em prol de uma causa é capaz de gerar resultados”, reforça Isabel.

“Esse terreno significa a maior política pública já feita por uma gestão em favor das mulheres de Mato Grosso. Nós não tínhamos sequer um centro de referência para atender estas mulheres. Agora, elas não precisarão mais ficar peregrinando em busca de atendimento e de seus direitos”, afirmou a promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Lindinalva Rodrigues, também elogiou a localização do terreno.

Após a aprovação do terreno pela comissão, o próximo passo será agendar uma visita da secretária Especial de Políticas para as Mulheres ligada ao Ministério da Justiça e Cidadania, Fátima Lúcia Pelaes, que trará um arquiteto da secretaria para discutir os detalhes sobre o projeto. "O aporte financeiro para a implantação da unidade já está garantido. Vamos discutir agora as adequações do projeto para a nossa realidade e as obras devem começar ainda este ano. Com diálogo, vamos garantir que a Casa da Mulher Brasileira em Mato Grosso seja a melhor possível.", afirmou o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda.

Casa da Mulher Brasileira

Márcio Dorilêo destacou que o projeto “Casa da Mulher Brasileira” é um dos eixos do programa “Mulher, Viver sem Violência”, criado pelo Governo Federal em 2013 por meio do Decreto nº. 8.086. A casa é um espaço destinado ao atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. Além de recepção, acolhimento e triagem, a mulher recebe apoio psicossocial, tem acesso à delegacia especializada, juizado especializado em violência doméstica e familiar contra as mulheres, promotoria especializada, defensoria pública, serviços de promoção e autonomia econômica, espaço de cuidados das crianças com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

O adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Zilbo Bertoli Júnior, acompanhou a visita ao lado de representantes da Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Ministério Público Estadual (MPE), Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nudem) da Defensoria Pública do Estado e do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV).


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Estado

Ponte que liga cidade a distrito é parcialmente destruída após chuvas e corre risco de desabamento em MT

Desvio é a única via de acesso dos moradores e foi feita depois que a ponte do Rio Aripuanã foi interditada, há 60 dias, devido precariedade na estrutura.

10 de Dezembro de 2019 as 14h26

Estado

Corpo decapitado é encontrado enrolado em lona em matagal em Cuiabá

O corpo estava em uma lona às margens da Rua Z, perto do residencial São José e foi visto por volta de 7h30.

10 de Dezembro de 2019 as 14h23

Estado

Comerciante e segurança reagem a assalto e ladrão morre com tiro na cabeça em Cuiabá; veja vídeo

Disparo teria saído da arma do assaltante durante briga com o comerciante e o segurança.

10 de Dezembro de 2019 as 14h18

Estado

Oito pessoas são detidas por desacato após confusão entre policiais e participantes de uma festa em MT

Vídeo feito por outras pessoas que estavam no local mostram a ação da PM.

10 de Dezembro de 2019 as 14h13

Estado

Homens são presos após roubo de caminhão com carga de carne avaliada em R$ 360 mil

Policiais militares de Várzea Grande prenderam F.C.N. (48 anos) e J.R.M.F. (32), flagrados descarregando um caminhão com carga de carne, avaliada em R$ 360 mil.

09 de Dezembro de 2019 as 14h57

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO