Com livros reciclados, recuperandos de São Félix do Araguaia confeccionam artesanato como forma de ressocialização
Projeto “Mãos que Criam” atende a 90% dos reeducandos da unidade, gerando trabalho, renda e remição da pena
Fonte:Secom Mato Grosso
28 de Novembro de 2021 as 09h 30min
Da riqueza dos livros ao trabalho de reciclagem, para se tornar artesanato e enfim, ser instrumento de ressocialização. Assim, a Cadeia Pública de São Félix do Araguaia (1.150 km da Capital) tem feito valer a Lei de Execução Penal, que entre outras coisas, assegura a reinserção do recuperando por meio do trabalho.
Por meio da doação de livros didáticos e revistas, os recuperandos da unidade dedicam parte de seus dias à produção de artesanatos com estes materiais recicláveis, que vão desde cestas decorativas, bolsas e até mesmo fruteiras.
O projeto “Mãos que Criam” foi uma ideia da assistente do Sistema Penitenciário, Noemi Fernandes de Oliveira, servidora pública há 11 anos. Com o olhar atento à saúde dos presos, Noemi percebeu que muitos faziam o uso de medicamentos controlados. Como forma de diminuir a ociosidade e trabalhar a ressocialização, ela deu o pontapé para o projeto, que abrange 90% dos recuperandos da unidade. E percebeu a diferença na saúde dos internos.
Estes reeducandos são selecionados e, posteriormente, cadastrados como artesãos na unidade prisional. A partir daí, os produtos por eles confeccionados são catalogados e etiquetados. Parte do recurso arrecadado com a venda dos produtos – 60% - é repassado à família do recuperando ou a uma conta bancária do próprio preso. E o restante – 40 % - retorna ao Conselho da Comunidade da comarca de São Félix do Araguaia, para reposição de material (matéria prima) e para custear as despesas com a logística.
“Este projeto visa proporcionar ao apenado capacitação para aprimoramento e ampliação de suas habilidades adquiridas na relação de convivência com outros reclusos, em específico no aprendizado do trabalho artesanal feito em papel (reciclagem de livros e revistas) e crochê (linhas e barbantes)”, explicou Noemi.
O diretor da Cadeia Pública, Jackson de Souza, destacou que o projeto é uma importante ferramenta de ressocialização da unidade e isso se deve também às parcerias firmadas.
"Para nós, este projeto veio contribuir de forma significativa, pois hoje um dos grandes desafios do Sistema Penitenciário é trabalhar a ressocialização e o retorno do privado de liberdade à convivência em sociedade. E é graças a parceiros como o Conselho da Comunidade e a prefeita Janailza, que se sensibilizaram e se tornaram parceiros do projeto”, disse o diretor.
Exposição
Foi por meio da parceria com a Prefeitura de São Félix do Araguaia, que os recuperandos puderam expor seus produtos durante a inauguração da Praça da Bíblia, ocorrida no último dia 19 de novembro.
Na ocasião, a prefeita Janailza Taveira fez questão de prestigiar o espaço disponibilizado à exposição dos produtos confeccionados pelos recuperandos.
Lei de Execução Penal
A Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) ressalta que o trabalho nas prisões tem como finalidade alcançar a reinserção do condenado, levando-se em conta a habilitação, a condição pessoal e as necessidades futuras do preso, bem como as oportunidades oferecidas pelo mercado.
Ainda de acordo com a LEP, a cada três dias de trabalho, o preso diminui pode diminuir um dia de sua pena. Além disso, a lei prevê ainda a remição por estudo e por leitura.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Escola Estadual 21 de abril promove conscientização contra a violência sexual
Entre os dias 10 e 13 de maio os estudantes participaram de palestras, roda de conversa e organizaram passeata de mobilização da comunidade
18 de Maio de 2022 as 18h15Ciclone subtropical Yakecan começa a se afastar do litoral brasileiro
Massa de ar polar prossegue e pode atingir Acre e Rondônia
18 de Maio de 2022 as 18h15Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo
Isaias de Faria tinha 66 anos
18 de Maio de 2022 as 18h15Espaços culturais de SP integram a 20ª Semana Nacional de Museus
Equipamentos culturais vão apresentar programação especial
18 de Maio de 2022 as 17h45Xadrez na escola, uma lição muito além do jogo
Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, implanta Clube do Xadrez e dá início a uma nova fase de aprendizado
18 de Maio de 2022 as 17h45Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças
Ação marca 18 de maio, dia contra abuso e exploração sexual infantil
18 de Maio de 2022 as 16h00Seduc abre inscrições para o curso preparatório Pré-Enem Digital MT
O curso é voltado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e 2° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino
18 de Maio de 2022 as 15h30Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias
Medida foi causada por aumento de casos de dengue, zika e chikungunya
18 de Maio de 2022 as 14h45Seduc lança edital para seleção de projetos de educação ambiental e sustentabilidade
Serão beneficiadas 40 Escolas do Campo e Escolas Quilombolas, com recurso de R$ 6.250,00 para cada unidade escolar
18 de Maio de 2022 as 14h15Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso
Alerta teve início às 10h55 de hoje e segue até as 23h de sexta-feira
18 de Maio de 2022 as 12h15Governo realiza ações educativas da campanha Maio Amarelo em todo Estado
Atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT, Polícia Militar e outras instituições que atuam no trânsito
18 de Maio de 2022 as 12h15Operação da Polícia Civil intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá
Operação será realizada até o próximo domingo (22.05)
18 de Maio de 2022 as 12h15Setasc mobiliza municípios para o trabalho de conscientização no combate à violência de crianças e adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos
18 de Maio de 2022 as 11h30Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua
Sensação térmica chegou a -4º graus durante a madrugada
18 de Maio de 2022 as 11h00Onda de frio avança para o Sudeste e Centro-Oeste, com quedas de 5ºC
Região Sul registrou na madrugda de hoje mínimas de -2,5°C
18 de Maio de 2022 as 10h45