Nova Casa

Chapada receberá até 50 elefantes em ''santuário''; os primeiros chegam em setembro

Pelo menos 50 elefantes que viviam em situação de maus tratos no Brasil e na América Latina deverão ser abrigados em uma fazenda de Chapada dos Guimarães, por meio do projeto norte-americano ‘’Santuário de Elefantes do Brasil’’.

Fonte:MT Agora - Hiper Noticias
17 de Julho de 2016 as 04h 52min

Pelo menos 50 elefantes que viviam em situação de maus tratos no Brasil e na América Latina deverão ser abrigados em uma fazenda de Chapada dos Guimarães por meio do projeto norte-americano ‘Santuário de Elefantes do Brasil’. Maia e Guida serão as primeiras ‘moradoras’ do santuário, e chegarão logo após o término da primeira fase de construção, em meados de setembro.

De acordo com a publicitária Junia Machado, uma das idealizadoras da proposta, a ideia começou depois que ela começou a fotografar elefantes na natureza, na África do Sul e no Quênia, para fazer uma exposição de fotografias com o objetivo de chamar a atenção para o comércio de marfim.

 Ao voltar de uma dessas viagens, em janeiro de 2010, Junia decidiu visitar o zoológico de São Paulo para ver como os elefantes estavam vivendo. Na ocasião, descobriu que uma elefante asiática havia morrido em um caso de envenenamento coletivo e a africana 'Teresita' estava em um recinto pequeno, sem sombra, sem uma lagoa para se refrescar, sem lama, sem companhia... apenas parada sobre uma plataforma de concreto.

 “Tudo ao contrário do que eu havia aprendido observando elefantes na natureza e conversando com biólogos nas reservas. Ali tomei a decisão de procurar especialistas para buscar uma solução para os elefantes em cativeiro. Por causa disso, me tornei representante da Elephant Voices no Brasil, em outubro do mesmo ano, e em 2012 iniciamos uma parceria de trabalho com Scott Blais, especialista em elefantes em cativeiro e em santuários de elefantes. Fundamos todos juntos, nos Estados Unidos, a Global Sanctuary for Elephants, organização que visa fomentar a criação de santuários de elefantes no mundo todo. O primeiro projeto é o SEB”, contou Junia, em entrevista.

 Antes de escolher a antiga Fazenda Santa Fé do Broqueirão, agora com o mais novo nome de ‘Santuário de Elefantes do Brasil’, Junia visitou mais de 100 fazendas com os outros colegas do projeto, na busca da “terra ideal” para receber os elefantes.

Tudo porque os animais precisam de muito espaço, já que caminham cerca de 18 km por dia em grupo, buscando por gramíneas (pastos) de diversos tipos, trepadeiras, frutas e folhas.

 Na avaliação de Junia, Chapada dos Guimarães é lugar ideal, porque tem tudo o que os animais precisam. A fazenda que abrigará o santuário tem 1.100 hectares (cerca de 11 km²), com morros para os elefantes se exercitarem, pastos naturais e plantados, vegetação diversificada e muita água. Além disso, o clima lembra o das savanas africanas.

No local serão construídos seis centros de tratamento médico para os elefantes. A fazenda também terá câmeras espalhadas para que os animais possam ser vistos pelo mundo todo, ao vivo, assim como já acontece no Santuário de Elefantes do Tennessee.

“E teremos um centro de visitantes onde as pessoas poderão aprender sobre elefantes, ver monitores com imagens ao vivo do santuário e outras atividades educacionais que incluiremos, visto que as pessoas não poderão chegar próximo. Ao lado da fazenda, na borda, haverá um pequeno centro de estudos, para pequenos grupos, pesquisadores, etc”, explica.

Além de Maia e Guida, também está prevista a chegada de Ramba, que vem do Chile. A previsão da chegada ainda não foi divulgada, porque o projeto depende de transporte aéreo. Outros dois elefantes devem desembarcar na Chapada nos próximos seis meses.

PROJETO

Os idealizadores do programa não têm previsão de instalar o projeto em outros estados brasileiros, devido à imensidade do investimento, que chega à casa de sete milhões de dólares. Toda a verba está sendo doada através da página Santuário de Elefantes. http://santuariodeelefantes.org.br/origem/

Futuramente, será construído um centro de visitantes na cidade, onde haverá informações disponíveis sobre aspectos biológicos, físicos e comportamentais de cada espécie. Serão ministradas palestras e os visitantes poderão acessar imagens de câmeras colocadas em diversos locais do santuário, com transmissão ao vivo.

Essas imagens também estarão disponíveis na internet, para que estudantes e interessados em geral possam aprender sobre os hábitos dos elefantes e observar como se comportam quando estão na natureza. Esse sistema existe há anos no santuário modelo dos Estados Unidos, fundado por Scott Blais, do Global Sanctuary for Elephants e um dos diretores do SEB. As câmeras do Santuário do Tennessee recebem mais de 1 milhão de acessos por ano.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Pedágio

Decisão do Governo sobre a BR-163 pode tornar MT ‘Estado inviável’ e aumentar pedágio, aponta estudo

A BR-163 foi licitada pelo menor custo tarifário, já que seu plano de investimento era sustentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

24 de Fevereiro de 2020 as 13h28

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Roubo

Idoso é roubado e agredido por três travestis em região de prostituição em MT

Com uso de facas, elas ameaçaram de morte a vítima e levaram celular e carteira. Dois suspeitos foram presos.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h30

Prisão

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

A Polícia de Rondônia registrou o homicídio em uma lanchonete, na BR 364, na cidade de Presidente Médici.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h14

Denuncia

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

Segundo a mãe, ela matriculou a filha neste ano para trabalhar, mas agora precisa ficar em casa para cuidar da menina.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h08

Roubo

Ladrões rendem funcionários e clientes de loja de eletrodomésticos em Cuiabá

Um dos suspeitos armados se rendeu e foi preso. O segundo envolvido fugiu e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda do helicóptero do Ciopaer.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO