Casos de Dengue

Casos de dengue em Mato Grosso aumentam 114,9%; Saúde confirma cinco óbitos

De acordo com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, o aumento significativo de casos se deve à volta do vírus tipo 1.

Fonte:MT Agora - Assessoria
10 de Setembro de 2015 as 17h 54min

Mato Grosso registrou, até o final de agosto, 20.639 casos de dengue, segundo dados do boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número representa um aumento de 114,9% em relação ao mesmo período do ano passado, que apresentou 9.604 infectados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. 
 
De acordo com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, o aumento significativo de casos se deve à volta do vírus tipo 1. “Existem quatro tipos de vírus e a reintrodução deles faz com que ocorram esses aumentos nos números e deixa a população mais suscetível à doença, principalmente em municípios que não apresentaram a circulação do vírus nos anos anteriores”, explica a coordenadora Flávia Guimarães. 
 
A melhor forma de prevenir a doença é combater o mosquito Aedes aegypti, que também transmite a Febre Chikungunya e o Zika vírus, lembra Flávia. “O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas 80% dos criadouros do mosquito estão nas casas das pessoas, por isso é importante o envolvimento da população”. 
 
Para reduzir os impactos causados pela dengue, a SES orienta os municípios, principalmente os silenciosos e de maior incidência, a manter a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos. 
 
Entre as principais medidas de prevenção a serem tomadas pela população está manter a caixa d’água tampada de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; limpar com frequência as calhas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. 
 
Números
Segundo o boletim epidemiológico, Mato Grosso apresenta ainda 76 cidades com alta incidência de dengue. Santa Carmem, Cocalinho, Ribeirãzinho, Paranaíta, Santa Rita do Trivelato, Torixoréu, Campo Novo dos Parecis, Alto Taquari, Matupá, Novo Horizinte do Norte, Serra Nova Dourada e Sinop estão entre os municípios que apresentaram os maiores índices, com números superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No estado a incidência calculada é de 640 casos por 100 mil habitantes. 
 
Em relação à ocorrência de óbitos relacionados à doença, 10 casos foram informados, sendo cinco confirmações nos municípios de Sapezal, Cuiabá, Sorriso, Rondonópolis e Matupá. As outras cinco mortes estão sob investigação. 
 
Febre Chikungunya e Zika 
Ainda foram registrados 316 casos suspeitos de Febre Chikungunya. Do total, 227 estão sob investigação e 89 foram descartados nos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Guarantã do Norte, Juina, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sorriso, Terra Nova do Norte, Rondonópolis, Várzea Grande, entre outros. 
 
Até o momento, não foi notificado nenhum caso de transmissão da doença em Mato Grosso. No entanto, no início do mês de março foi registrado o primeiro caso “importado” de Febre Chikungunya, no município de Cuiabá. 
 
Em relação ao Zika vírus (ZIKAV), 160 amostras já foram enviadas ao MT Laboratório para diagnóstico diferencial, destas 45 estão em análise, 68 exames foram descartados por ausência de critérios clínicos epidemiológicos. Trinta e três estão aguardando triagem e 14 exames foram liberados, sendo um positivo. 

Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Coronavírus

Sexta-feira (25): Mato Grosso registra 119.728 casos e 3.375 óbitos por Covid-19

Há 243 internações em UTIs públicas e 287 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 19h03

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

A Tiros

Indígena é morta a tiros durante caça em aldeia de MT, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil, a indígena Marinalva Zaquimae Corezomae, de 33 anos, chegou sem vida no hospital. Ela foi alvejada ao ser confundida com um animal por outros membros da tribo.

25 de Setembro de 2020 as 09h13

Apreensão

Mais de 750 latas de tinta falsa são apreendidas e golpistas são presos em MT

Latas tinham mistura de água com cal e corante que não grudava na parede.

25 de Setembro de 2020 as 09h08

Nota à Sociedade

Governo já exonerou servidor acusado pelo Gaeco

A demissão será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (25.09).

25 de Setembro de 2020 as 08h54

Falecimento

Jovem morre após “se jogar” na frente de caminhão em Mato Grosso

Um jovem de apenas 20 anos morreu na noite desta segunda (23) na MT-320, próximo a Colíder. A vítima teria invadido a pista contrária.

24 de Setembro de 2020 as 14h35

Prisão

Mato Grosso: Homem é preso por estelionato por subtrair dinheiro do auxílio emergencial

O suspeito ficou detido por populares que acionaram a PM via 190.

24 de Setembro de 2020 as 14h18

Recuperado

Caminhão com carga de seis toneladas de adubo é recuperado em Mato Grosso

Quadrilha já tinha furtado no dia anterior outro caminhão com 20 toneladas do mesmo produto.

24 de Setembro de 2020 as 14h04

Coronavírus

Vacinas contra a Covid-19 serão testadas em voluntários de Mato Grosso

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualmente há quatro vacinas em teste no país.

24 de Setembro de 2020 as 13h28

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO