Caravana Da Mulher

Caravana da Mulher quer fortalecer política nacional

Governo pretende atingir quase 300 mil pessoas com o projeto. Voluntários atuarão em escolas, comunidades rurais e locais de grande concentração do público masculino.

MT Agora - Sejudh-MT
06 de Fevereiro de 2016 as 02h 35min

A Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) lançou o projeto 'Caravana da Mulher Mato Grossense: Direitos e Cidadania'. O objetivo é reafirmar os princípios orientadores pela Política Nacional para as Mulheres.

“Nosso propósito é criar um Exército de Marias da Penha, que atuaram diretamente na luta contra o machismo e sexismo”, conta Isabel Cristina Gama da Silveira, gestora da superintendência.

O governo pretende atingir quase 300 mil pessoas com o projeto. “Estimamos em torno de 25 agentes transformadores voluntários por município. Ao todo, atuaremos em 118 municípios, treinando aproximadamente 2.950 voluntários. Considerando que cada voluntário aborda, em média, 100 pessoas, estima-se que poderemos atingir 295.000 pessoas”, analisa Isabel Silveira.

O projeto visa alinhar as ações estaduais com o Plano Nacional, que prioriza a autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida; a busca da igualdade efetiva entre mulheres e homens, em todos os âmbitos; o respeito à diversidade e combate a todas as formas de discriminação; a universalidade dos serviços e benefícios ofertados pelo Estado; a participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas e a transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.

“Queremos ainda dar continuidade a difusão entre a sociedade da Lei Maria da Penha, trabalhar a construção social da mulher que tem direitos e não está submetida a uma estrutura social machista e desestruturante, bem como promover a agilidade nos atendimentos e processos relativos a Violência da Mulher, e a implantação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher”, diz Isabel Silveira.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior, explica que criação de um ‘Exército de Marias da Penha’ consiste no treinamento de voluntários da sociedade civil em três níveis de Intervenção. “Primeiro teremos o ‘Maria da Penha vai à Escola’, onde orientaremos os voluntários em palestras nas escolas, por meio de campanhas de redação e filmes Depois se seguirá o ‘Maria da Penha vai às Comunidades’, que visará orientar os mesmos voluntários a abordarem a mulher vítima de violência nas comunidades de bairros e rurais; e por último o ‘Maria da Penha em Ação’, que capacitará os voluntários em palestras para homens, os abordando em canteiros de obras, postos de gasolina, lavoura e etc.”.

Homens que queiram se tornar agentes voluntários também serão aceitos por meio do Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) "Eles Por Elas", versão brasileira do "He For She", movimento mundial a favor da igualdade de gênero.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, destaca que a pasta já vem realizando a fortalecimento dos conselhos e efetuando o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente as que residem nas áreas rurais, por meio dos ônibus lilases. “O atual governo luta por uma sociedade mais justa em todos os âmbitos, e não poderia ser diferente quando se trata de nossas mulheres; por isso estamos criando mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que nada mais é do que uma violação dos direitos humanos das mulheres”.

Para se inscrever no projeto como voluntário, entre em contato com a Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres da Sejudh pelo telefone (65) 3315-1500 - falar com Isabel Cristina ou Luciléia.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Estado

Ponte que liga cidade a distrito é parcialmente destruída após chuvas e corre risco de desabamento em MT

Desvio é a única via de acesso dos moradores e foi feita depois que a ponte do Rio Aripuanã foi interditada, há 60 dias, devido precariedade na estrutura.

10 de Dezembro de 2019 as 14h26

Estado

Corpo decapitado é encontrado enrolado em lona em matagal em Cuiabá

O corpo estava em uma lona às margens da Rua Z, perto do residencial São José e foi visto por volta de 7h30.

10 de Dezembro de 2019 as 14h23

Estado

Comerciante e segurança reagem a assalto e ladrão morre com tiro na cabeça em Cuiabá; veja vídeo

Disparo teria saído da arma do assaltante durante briga com o comerciante e o segurança.

10 de Dezembro de 2019 as 14h18

Estado

Oito pessoas são detidas por desacato após confusão entre policiais e participantes de uma festa em MT

Vídeo feito por outras pessoas que estavam no local mostram a ação da PM.

10 de Dezembro de 2019 as 14h13

Estado

Homens são presos após roubo de caminhão com carga de carne avaliada em R$ 360 mil

Policiais militares de Várzea Grande prenderam F.C.N. (48 anos) e J.R.M.F. (32), flagrados descarregando um caminhão com carga de carne, avaliada em R$ 360 mil.

09 de Dezembro de 2019 as 14h57

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO