Enem

Candidata que tirou a maior nota de MT na redação do Enem sempre estudou em escola pública e sonha cursar medicina

Keyti Marrony Barbosa de Lara tirou 980 pontos em redação. Ela cursa nutrição na UFMT.

Fonte: G1
04 de Fevereiro de 2020 as 09h 39min

Uma estudante de escola pública de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Keyti Marrony Barbosa de Lara de 19 anos foi a mato-grossense que chegou mais perto de tirar nota máxima, que é mil pontos. Mato Grosso não teve estudantes com a maior nota.

O tema da redação do Enem 2019 foi a 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'.

"Achei um tema muito importante de ser abordado, pois, com o alto índice de desemprego no país, a maioria das pessoas estão impossibilitadas do acesso ao cinema, como também preferem assistir a filme e séries no conforto de casa, sendo que o cinema é muito importante para a interação cultural", disse.

Em 2019, foi a terceira vez que a estudante fez a prova do Enem e o objetivo era testar o conhecimento e a possibilidade de entrar na faculdade de medicina, que é o sonho dela.

Keyti estuda nutrição na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2019 e ingressou com a nota do Enem de 2018. Apesar de ter tirado nota alta em redação, ela não obteve pontos suficientes para migrar para o curso de medicina na instituição e diz que vai continuar tentando.

Ela disse ter se preparado para o Enem usando os materiais antigos de um cursinho e, quando precisava fazer pesquisas, ia até a casa de uma tia ou amiga para usar a internet, pois na casa dela não tem.

Na última edição do Enem, em 2019, a estudante conseguiu alcançar 980 na redação, sendo a maior nota nota estado. Em Mato Grosso nenhum estudante conseguiu atingir nota máxima no exame nacional, segundo informação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

A nota do Enem é base para o ingresso de estudantes em instituições de curso superior e a redação é uma das mais importantes.

A estudante contou que a rotina de estudos era intensa. Ela escrevia uma redação por semana e dava aos amigos para que lessem. Semanalmente fazia exercícios específicos focados nas matérias tradicionais.

Ela estudou toda a formação do ensino fundamental e médio em escola pública e fez um cursinho pré-vestibular na Escola Estadual Júlio Strubing Müller em Várzea Grande.

Nos últimos anos, as notas na prova do Enem foram aumentando gradualmente conforme ela se dedicava ainda mais a estudar.

“Meu sonho era fazer medicina, mas comecei nutrição e me apaixonei, vou continuar e me formar. Mas vou continuar fazendo o Enem até para testar meus conhecimentos e quem sabe entrar em medicina, pois vou seguir sonho e me realizar nas áreas de biológicas”, disse Keyti.

A mãe de Keyti, Nerci Barbosa de Arruda, disse que fica realizada com a conquista da filha pois é uma garota dedicada e muito esforçada.

Nerci contou que estudou até a 8ª série, na atualidade seria o 9º ano, e que não continuou pelas condições de vida e que se fosse para fazer faculdade gostaria de ser professora.

“Fico feliz por ela, muito realizada e tento dar para ela o que eu não tive. E dou muito apoio e sempre incentivei como posso. Não tenho preocupações em relação aos estudos, porque Keyti desde criança gostava muito de estudar. Eu apoio ela no que ela quiser ser e torço para que consiga”, declarou emocionada Nerci.

Keyti tem mais quatro irmãos e a mãe é dona de casa. A estudante já trabalhou como jovem aprendiz na Associação dos Aposentados da Prefeitura de Cuiabá entre 2017 e 2018 e em uma empresa de telecomunicações em 2016.

Todos os anos ela conciliava o trabalho com a escola e os estudos independentes para participar do Enem.

No ano passado, uma aluna conseguiu nota mil em redação. Gabriela Fonseca, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, fez um texto inspirado nos versos da música 'Admirável Gado Novo', do cantor Zé Ramalho na edição do Enem de 2018. Mato Grosso é o único estado da região Centro-Oeste que não obteve nota máxima.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Leitos

Governo coloca 19 UTIs em funcionamento e reduz lotação de leitos

Medida resultou na redução da taxa de ocupação de UTIs pela primeira vez na semana

11 de Julho de 2020 as 10h53

Coronavírus

Vendedora de trufas e marido morrem de Covid-19 em menos de 24h deixando 3 filhos em MT

Os dois, moradores de Campo Novo do Parecis, estavam em tratamento em Cuiabá, mas não resistiram.

11 de Julho de 2020 as 10h48

Coronavírus

Paciente com suspeita de Coronavírus assina ata e abandona hospital

Um paciente de 59 anos que estava internado com a suspeita de Covid-19, em um hospital na cidade de Campo Novo do Parecis (415 km de Cuiabá), abandonou a unidade médica, desrespeitando as orientações dos médicos na madrugada da última quinta-feira (

11 de Julho de 2020 as 10h43

Coronavírus

Professora morre com Coronavírus 11 dias após o pai falecer com a doença em Mato Grosso

Valquíria trabalhava na Escola Municipal Padre Sebastião Teixeira, no bairro Vila Maria.

11 de Julho de 2020 as 10h37

Testes

IFMT inaugura laboratório com capacidade para 480 testes de Covid-19

A unidade será a única da região e atenderá os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás.

11 de Julho de 2020 as 10h27

Lockdown

Após 20 dias de lockdown, Cáceres decide reabrir comércio e decretar toque de recolher e ‘lei seca’

Alegando a abertura de novos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para tratar a Covid-19, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), decidiu permitir a reabertura do comércio não essencial a partir da próxima segunda-feira (

11 de Julho de 2020 as 10h23

Coronavírus

Pais e dois filhos são curados da Covid-19 em Cuiabá: ‘Conseguimos vencer’

Um casal e os dois filhos tiveram coronavírus (Covid-19) e foram curados da doença, em Cuiabá.

10 de Julho de 2020 as 15h48

Revólver

Motorista é pego pela PM com revólver e munições na zona rural da capital

A arma de fogo estava no carro do suspeito que foi preso em flagrante.

10 de Julho de 2020 as 15h41

Prisão

PM percebe perseguição e prende suspeito de roubo em flagrante

Na fuga, o suspeito bateu no outro veículo e seguiu a pé quando os policiais o renderam e o algemaram

10 de Julho de 2020 as 15h36

Roubo

Suspeito de roubo é detido e faca usada no crime é apreendida

Como o carro era monitorado por GPS, os militares tiveram a sua localização exata

10 de Julho de 2020 as 15h33

Quadrilha

PM identifica quadrilha que usava sistema de entrega via aplicativo no tráfico de droga

Policiais militares de Várzea Grande prenderam nesta quinta-feira (09.07), duas mulheres, um homem e apreenderam uma adolescente por tráfico de droga, no bairro Jardim Icaraí.

10 de Julho de 2020 as 15h30

Abordagem

Suspeitos correm de abordagem e são pegos com droga na área central de Cáceres

A equipe estava em ronda quando percebeu um grupo de pessoas conversando na frente a uma vila. Ao ver a viatura, elas saíram correndo para dentro do imóvel. Devido à atitude, foi iniciado o procedimento de vistoria e abordagem

10 de Julho de 2020 as 15h27

Coronavírus

Professora com Covid-19 que precisava de doação de sangue morre após 8 dias internada em MT

Vera foi diagnosticada com Covid-19 e teve complicações decorrentes da doença.

10 de Julho de 2020 as 15h22

Violência Doméstica

Polícia prende mais um autor de violência doméstica em Rondonópolis

A ordem de prisão do suspeito, de 35 anos foi decretada Vara de Violência Doméstica há quase um ano, no dia 25 de julho de 2019 e tinha validade até 2039.

10 de Julho de 2020 as 15h01

Violência

Mulher fica 3 dias sem conseguir andar após ser espancada a pauladas pelo marido

De acordo com a ocorrência, a vítima teria fugido de casa por volta das 17h e pedido socorro na fazenda vizinha, onde a Polícia Militar (PM) foi acionada e escutou o relato da mulher.

10 de Julho de 2020 as 14h58

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Qual é seu posicionamento referente ao Lockdown?

Sou Contra

Sou Favorável

Parcial
veja +

COTAÇÃO