Solenidade

Campos toma posse e diz que OABMT será intransigente quando o assunto for corrupção

A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (18 de dezembro) diante de um auditório lotado de autoridades, conselheiros estaduais e federais, advogados e sociedade.

MT Agora - Assessoria
20 de Dezembro de 2015 as 01h 08min

O presidente da OABMT, Maurício Aude, empossou o novo presidente eleito, Leonardo Pio da Silva Campos, diretores da Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados, além de membros do Conselho Seccional para a Gestão 2016/2018. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (18 de dezembro) diante de um auditório lotado de autoridades, conselheiros estaduais e federais, advogados e sociedade.
 
Foram empossados como vice-presidente da Seccional o advogado Flávio José Ferreira; como secretário-geral, Ulisses Rabaneda dos Santos; secretária-geral adjunta, Gisela Alves Cardoso; e diretor tesoureiro, Flávio Preza Daltro. Também assumiram os conselheiros federais e estaduais.
 
O advogado Itallo Gustavo de Almeida Leite tomou posse como novo presidente da CAAMT; na vice-presidência assumiu a advogada Xênia Michelle Artmann; Ana Carolina Naves Dias Barchet é a nova secretária-geral, tendo por adjunto o advogado José Luiz de Aguiar Bojikian. A tesouraria da Caixa continuará a ser conduzida por Leonardo de Mesquita Vergani.
 
Pronunciamentos
O presidente da OABMT traçou sua trajetória em uma carta voltada para a Ordem onde agradeceu aos seus diretores, membros de cada um dos órgãos que integram a instituição, funcionários, seus sócios e família pelo trabalho e apoio recebido nos últimos três anos. “Todos sabem que a eles sou eternamente grato pela força cotidiana, pelo apoio institucional e pela amizade, sejam eles conselheiros federais ou seccionais, presidentes de subseções, presidentes e membros de comissões, ouvidores ou procuradores, presidentes, diretores e membros de seus tribunais e de sua escola. Desejo àqueles que estarão mais próximos de você, OAB, te conduzindo - especialmente ao Presidente Leonardo Campos e sua Diretoria - que tenham serenidade, energia, sabedoria e sensatez.”, pontuou Maurício Aude.
 
O vice-presidente da OAB nacional, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, enfatizou que “neste ato se repete o ritual da democracia. Celebremos o fim de uma gestão e o início de outra. Somos uma OAB de encontro e não de confronto. Ao mesmo tempo em que comemoramos este momento, temos pouco a comemorar pela situação em que o país atravessa. Se estamos aqui a saudar a obrigatoriedade da presença do advogado acompanhar os inquéritos, por exemplo, também estamos dizendo que o Brasil precisa de homens e mulheres preparados com as causas da República, comprometidos em servir a nação e não ser servido por ela. Queremos um novo Brasil e se a OAB nunca faltou à sociedade, não faltará agora, pois continuará bradando contra essa crise ética e moral que se instalou. Para tanto, o Conselho Federal quer contar com o apoio dos conselheiros federais pela OABMT nos próximos três anos. O advogado exerce o múnus público de representar o cidadão, é o protagonista das causas sociais e assim permanecerá. Excelente gestão a todos os eleitos”.
 
O presidente eleito Leonardo Campos fez um breve histórico da sua vida até ingressar nos quadros da Ordem. “Nada é mais forte que o apoio da família e a vontade de trabalhar. Agradeço a todos pela formação da nossa chapa e agora somos a família OABMT. Quero trabalhar com afinco. Sei que as batalhas não serão fáceis, mas estou preparado para enfrentá-las. Para falar da atuação que pretendo desempenhar à frente da OAB de Mato Grosso é preciso grifar o momento pelo qual passa o país. O Brasil vive uma crise econômica e política, ética e moral. É preciso iniciar um processo inverso. É preciso moralizar. Precisamos resgatar o espírito servidor. Ou seja, a vontade de servir às causas públicas e não de se servir das coisas públicas. A OABMT, nos próximos anos, será intransigente quando o assunto for corrupção”.
 
Leonardo Campos enfatizou que “quer trabalhar em parceria com a Justiça no intuito de produzir resultados para a advocacia, pois assim estaremos produzindo resultados à sociedade. Nosso papel é de dar efetivo resultado à advocacia. Para tanto, é preciso pactuar uma parceria de respeito em que a Ordem faça cobranças incisivas e a Justiça, com a sensibilidade que requer um julgador, dê a resposta, pois, se houver justiça, tudo funciona: saúde, educação, segurança. A OAB vai cobrar soluções para o VLT, por exemplo. Não podemos pegar R$ 1 bilhão, rasgar e jogar fora. Vamos colocar a Ordem à disposição para debater e discutir o tema defendendo a sociedade. E vamos aplicar com rigor os valores éticos e morais – respaldados pela lei – isto é, aquilo que for de interesse duvidoso (de interesse não republicano) vamos combater; aquilo que for de interesse do coletivo, terá nossa defesa intransigente”.
 
O presidente eleito para a gestão 2016/2018 informou que a OABMT “procurará todos os poderes constituídos e se colocará à disposição. Pleitearemos assento em todos os conselhos estaduais e municipais. Esta é uma forma de estar presente e representando a sociedade. Vamos convocar também os movimentos sociais (de todos os segmentos) para dialogar dentro da Ordem e – a partir daí – ao identificar os pontos de reivindicação, extrair uma pauta propositiva a Mato Grosso e liderar essas frentes. Quanto ao interior do Estado, vamos cobrar do TJMT que não implemente o PJe em cidades onde aos serviços de internet não são adequados. Vamos nos reunir com as empresas de telefonia e exigir que ofereçam tecnologia para isso”.
 
Por sua vez, o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, registrou que a “grandeza de uma instituição está nas pessoas que a compõem. A OAB é conhecida e respeitada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido. Por isso, peço a todos os advogados que tenham tolerância com os magistrados e a recíproca é verdadeira. Somos homens de boa vontade e podemos alinhavar relações de respeito e cordialidade. Meu maior desejo é que a nova gestão da OABMT contribua com ações concretas para o bem de toda a população. Que ambas as instituições denunciem e combatam os maus profissionais. Que a Seccional se mantenha corajosa; que Leonardo Campos exerça sua tarefa com paixão, antenado com os fatos como foi Maurício Aude, o qual o cumprimento pela eficiente gestão, pessoa digna, sempre aberta. A comunidade mato-grossense lhe agradece”.
 
Autoridades
Também compuseram o dispositivo de honra o secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro; o diretor tesoureiro da OABMT, Cleverson Pintel; o ex-presidente da OABMT, Francisco Faiad; a diretoria na nova Gestão 2016-2018; o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha; a presidente do TREMT e ex-presidente da Seccional, desembargadora Maria Helena Póvoas; o promotor de justiça Domingos Sávio Arruda (representando o Ministério Público Estadual); o defensor-geral Djalma Sabo Mendes; o reitor em exercício da Universidade Federal de Mato Grosso, João Carlos de Souza Maia; o procurador-geral do município Rogério Gallo (representando o prefeito de Cuiabá); presidentes das Seccionais da OAB do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, assim como das respectivas CAAs; dentre outras autoridades.
 
Também estavam presentes presidentes de subseções, de comissões temáticas, conselheiros estaduais e federais da atual gestão da OABMT e representantes de poderes estaduais e municipais.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Estado

Ponte que liga cidade a distrito é parcialmente destruída após chuvas e corre risco de desabamento em MT

Desvio é a única via de acesso dos moradores e foi feita depois que a ponte do Rio Aripuanã foi interditada, há 60 dias, devido precariedade na estrutura.

10 de Dezembro de 2019 as 14h26

Estado

Corpo decapitado é encontrado enrolado em lona em matagal em Cuiabá

O corpo estava em uma lona às margens da Rua Z, perto do residencial São José e foi visto por volta de 7h30.

10 de Dezembro de 2019 as 14h23

Estado

Comerciante e segurança reagem a assalto e ladrão morre com tiro na cabeça em Cuiabá; veja vídeo

Disparo teria saído da arma do assaltante durante briga com o comerciante e o segurança.

10 de Dezembro de 2019 as 14h18

Estado

Oito pessoas são detidas por desacato após confusão entre policiais e participantes de uma festa em MT

Vídeo feito por outras pessoas que estavam no local mostram a ação da PM.

10 de Dezembro de 2019 as 14h13

Estado

Homens são presos após roubo de caminhão com carga de carne avaliada em R$ 360 mil

Policiais militares de Várzea Grande prenderam F.C.N. (48 anos) e J.R.M.F. (32), flagrados descarregando um caminhão com carga de carne, avaliada em R$ 360 mil.

09 de Dezembro de 2019 as 14h57

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO