Campanha Contra A Hanseníase

Campanha contra hanseníase e tracoma continua nas escolas

Ao todo, 65 municípios aderiram à Campanha Nacional realizada em parceria pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) e secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Educação.

MT Agora - Assessoria
06 de Outubro de 2015 as 17h 51min

A campanha de combate à hanseníase, tracoma e geohelmintíase (verminose) continua nas escolas da rede pública de Mato Grosso. Ao todo, 65 municípios aderiram à Campanha Nacional realizada em parceria pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) e secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Educação.
 
A ação, que teve início em setembro e segue até o dia 31 de outubro, é direcionada para estudantes com idade entre 5 e 14 anos. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre essas doenças e dar impulso no enfrentamento à hanseníase, buscando e identificando casos suspeitos e encaminhando-os ao tratamento correto. Para isso, são distribuídos material informativo e realizados exames.
 
Em Mato Grosso, 35 municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde para participar da ação e outros 30 aderiram espontaneamente. “A participação tem aumentado ao longo do tempo. No ano passado, o estado contou com a adesão de 45 municípios”, informa o coordenador Estadual do Programa de Controle de Hanseníase, Cícero Fraga de Melo, ressaltando que só em Cuiabá a meta é atender cerca de 70 mil alunos, matriculados nas 156 escolas. 
 
Na capital, as equipes visitam oito unidades escolares diariamente. No cronograma para os próximos dias estão as escolas estaduais André Avelino Ribeiro, Leovegildo de Melo, Militar Tiradentes, Padre João Panarotto, Estevão Alves Correia, Pascoal Moreira Cabral, Pascoal Ramos, Raimundo Pinheiro, Souza Bandeira, João Briene de Camargo, Antônio Epaminondas, Tancredo Neves, Hélio Palma de Arruda e Barão de Melgaço, entre outras. 
 
De acordo com Melo, até agora apenas um caso suspeito de hanseníase foi identificado. “Em situações como esta, a criança é encaminhada à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico, sendo priorizado o atendimento”, informa.
 
Para o secretário adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga, a interação entre as pastas de Saúde e Educação, gestores e família é de suma importância para a comunidade escolar. “Campanhas como esta contribuem para a formação integral dos estudantes e é fundamental que o poder público realize trabalhos que visem o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens da rede pública de ensino”, aponta.
 
Ações
Para o combate à hanseníase são distribuídas fichas de autoimagem aos estudantes com informação sobre a doença para serem respondidas em casa, com o acompanhamento dos pais. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos para o encaminhamento e tratamento correto.
 
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. O desenvolvimento depende das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.
 
Também é realizado o exame ocular externo para detectar o tracoma e os casos positivos são tratados com azitromicina solução ou comprimido, de acordo com o peso do aluno. Os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa que será disponibilizado aos escolares. 
 
O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada pela bactéria chlamydia trachomatis, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto, por meio do compartilhamento de objetos contaminados com secreção (toalhas, lenços, lençóis).
 
Já a geohelmintíases (verminose), as crianças são tratadas preventivamente com albendazol 400mg, dose única. Da mesma forma que o tracoma, os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa. 
 
A doença é causada pelos geohelmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal e diarreia. As principais verminoses são ascaridíase, ancilostomíase e triquiuríase.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO