Campanha Contra A Hanseníase

Campanha contra hanseníase e tracoma continua nas escolas

Ao todo, 65 municípios aderiram à Campanha Nacional realizada em parceria pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) e secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Educação.

Fonte:MT Agora - Assessoria
06 de Outubro de 2015 as 17h 51min

A campanha de combate à hanseníase, tracoma e geohelmintíase (verminose) continua nas escolas da rede pública de Mato Grosso. Ao todo, 65 municípios aderiram à Campanha Nacional realizada em parceria pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) e secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Educação.
 
A ação, que teve início em setembro e segue até o dia 31 de outubro, é direcionada para estudantes com idade entre 5 e 14 anos. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre essas doenças e dar impulso no enfrentamento à hanseníase, buscando e identificando casos suspeitos e encaminhando-os ao tratamento correto. Para isso, são distribuídos material informativo e realizados exames.
 
Em Mato Grosso, 35 municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde para participar da ação e outros 30 aderiram espontaneamente. “A participação tem aumentado ao longo do tempo. No ano passado, o estado contou com a adesão de 45 municípios”, informa o coordenador Estadual do Programa de Controle de Hanseníase, Cícero Fraga de Melo, ressaltando que só em Cuiabá a meta é atender cerca de 70 mil alunos, matriculados nas 156 escolas. 
 
Na capital, as equipes visitam oito unidades escolares diariamente. No cronograma para os próximos dias estão as escolas estaduais André Avelino Ribeiro, Leovegildo de Melo, Militar Tiradentes, Padre João Panarotto, Estevão Alves Correia, Pascoal Moreira Cabral, Pascoal Ramos, Raimundo Pinheiro, Souza Bandeira, João Briene de Camargo, Antônio Epaminondas, Tancredo Neves, Hélio Palma de Arruda e Barão de Melgaço, entre outras. 
 
De acordo com Melo, até agora apenas um caso suspeito de hanseníase foi identificado. “Em situações como esta, a criança é encaminhada à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico, sendo priorizado o atendimento”, informa.
 
Para o secretário adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga, a interação entre as pastas de Saúde e Educação, gestores e família é de suma importância para a comunidade escolar. “Campanhas como esta contribuem para a formação integral dos estudantes e é fundamental que o poder público realize trabalhos que visem o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens da rede pública de ensino”, aponta.
 
Ações
Para o combate à hanseníase são distribuídas fichas de autoimagem aos estudantes com informação sobre a doença para serem respondidas em casa, com o acompanhamento dos pais. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos para o encaminhamento e tratamento correto.
 
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. O desenvolvimento depende das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.
 
Também é realizado o exame ocular externo para detectar o tracoma e os casos positivos são tratados com azitromicina solução ou comprimido, de acordo com o peso do aluno. Os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa que será disponibilizado aos escolares. 
 
O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada pela bactéria chlamydia trachomatis, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto, por meio do compartilhamento de objetos contaminados com secreção (toalhas, lenços, lençóis).
 
Já a geohelmintíases (verminose), as crianças são tratadas preventivamente com albendazol 400mg, dose única. Da mesma forma que o tracoma, os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa. 
 
A doença é causada pelos geohelmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal e diarreia. As principais verminoses são ascaridíase, ancilostomíase e triquiuríase.

COMENTARIOS

Mais de Estado

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Roubo

Idoso é roubado e agredido por três travestis em região de prostituição em MT

Com uso de facas, elas ameaçaram de morte a vítima e levaram celular e carteira. Dois suspeitos foram presos.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h30

Prisão

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

A Polícia de Rondônia registrou o homicídio em uma lanchonete, na BR 364, na cidade de Presidente Médici.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h14

Denuncia

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

Segundo a mãe, ela matriculou a filha neste ano para trabalhar, mas agora precisa ficar em casa para cuidar da menina.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h08

Roubo

Ladrões rendem funcionários e clientes de loja de eletrodomésticos em Cuiabá

Um dos suspeitos armados se rendeu e foi preso. O segundo envolvido fugiu e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda do helicóptero do Ciopaer.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Corpo Encontrado

Pescadores encontram corpo de homem no Rio Vermelho em MT

A Polícia Militar, Civil, e peritos da Politec estiveram no local.

18 de Fevereiro de 2020 as 14h56

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO