Investigação

Barragens de MT estão sob investigação

Ao todo, Mato Grosso possui 23 barragens.

MT Agora - Gazeta Digital
09 de Novembro de 2016 as 01h 23min

MPF quer garantir segurança, para que tragédia não se repita.

Todas as barragens de mineração instaladas em Mato Grosso estão sob investigação do Ministério Público Federal (MPF), para a devida certificação quanto à segurança delas.

Ao todo, Mato Grosso possui 23 barragens.

Diante de possíveis irregularidades, o procurador Marco Antônio Ghannage Barbosa transformou procedimento inicial, aberto para verificar a necessidade da investigação, em inquérito civil público.

A intenção é evitar acidentes como o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), da empresa Samarco, que chocou o país em novembro do ano passado.

O rompimento, que destruiu a bacia do Rio Doce e encheu de "lama" a vida dos moradores, matando 21 deles, fez 1 ano no último sábado (5).

Após essa tragédia, o MPF resolveu voltar-se para esses empreendimentos e forçar a devida fiscalização deles.

Ofício expedido ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Mato Grosso pede informações sobre as barragens locais.

Em resposta ao MPF, o DNPM apresentou a relação com o nome das barragens, os respectivos processos minerários e seus titulares. Encaminhou também "relatórios anuais de lavra atualizados pelos titulares de cada barragem".

Seguindo em diante, o procurador expediu novo ofício ao DNPM pedindo ainda informações sobre as vistorias realizadas nas barragens e ficou sem resposta, inclusive sobre como o DNPM está atuando, desde 22 de fevereiro deste ano, dando andamento à campanha de fiscalização das barragens incluídas no Plano Nacional de Segurança de Barragens.

Agora ele quer saber se os empreendedores implantaram medidas para aumento da segurança e se já apresentaram o Plano de Segurança e o Plano de Ação de Emergência devidamente aprovados pelo DNPM. Também se a estabilidade das barragens está declarada, "por meio de documento técnico idôneo e atualizado". E se os relatórios de inspeção de segurança encaminhados pelo empreendedor estão em conformidade com as regras vigentes.

Todo cuidado é importante neste setor porque, na avaliação da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, dois empreendimentos locais são caracterizados como de alto e médio risco - Cava Central e Sallina I - e uma barragem de dano potencial associado alto - Rejeito Casa de Pedra.

Dessa empresas o procurador pediu, também via ofício, o Plano de Segurança da Barragem e a cópia do último Relatório de Inspeção Regular da Barragem e da Declaração de Estabilidade da Barragem. Pediu ainda cópia do Plano de Ação de Emergência, devidamente atualizado.

Em dezembro do ano passado, ainda no calor da tragédia de Mariana, o DNPM pediu o reforço na segurança em 5 barragens localizadas em Cuiabá, Nova Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda que receberam classificação C na última vistoria, a mesma da barragem do Fundão, que se rompeu em Mariana. Uma barragem em Poconé também será reforçada, mas obteve classificação diferente.

As barragens recebem uma classificação de A até E pela combinação entre risco de rompimento e dano potencial associado, sendo A de alto risco e E baixo risco.

O DNPM foi procurado pelo GD para tratar sobre o assunto mas disse não ter prazo para responder aos questionamentos da reportagem.

A tragédia da Samarco

Na manhã de aniversário da tragédia em Mariana, último sábado (5), ativistas do Greenpeace participaram de uma reunião que juntou cerca de 1000 pessoas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para pedir justiça aos milhares de afetados pela lama das mineradoras Samarco, Vale e BHP.

O Greenpeace, que é uma ong ambiental internacional, afirma que, após o rompimento da tragédia, "as empresas pouco fizeram para reparar os danos que causaram".

Para transmitir essa indignação ao Brasil e ao mundo, cobrar reparações e não deixar que esse desastre seja esquecido, o Greenpeace e o MAB instalaram 21 cruzes sobre a lama, simbolizando as pessoas que perderam suas vidas em função do desastre; e escreveu a palavra "justiça" em uma área de 320 metros quadrados nos muros que ainda resistiram da escola – uma última lição de ensino para aqueles que ainda negligenciam os direitos humanos e do meio ambiente.

“Queremos impedir novas tragédias como está e por isso não podemos esquecer o que houve aqui. O Rio Doce e os atingidos precisam que a justiça seja feita e que a Samarco, a Vale e a BHP cumpram com a sua responsabilidade de reparação”, diz Fabiana Alves, da campanha de Água do Greenpeace. (Com informações do MPF e do Greenpeace).


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO