Vistoria Em Pronto Socorro

Baratas e remédios vencidos são flagrados em hospital de MT

CRM-MT identificou 41 irregularidades no PS de Várzea Grande. Prazo de 60 dias foi dado à prefeitura para sanar falhas em unidade.

MT Agora - G1 MT
09 de Dezembro de 2015 as 21h 55min

Uma vistoria do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) identificou uma série de irregularidades no Pronto Socorro de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, entre elas a falta de alvará da Vigilância Sanitária. Também foram encontradas baratas andando pelo local e pacientes com doenças contagiosas dividindo o mesmo espaço com os que não estão.

Além disso, o número de médicos é insuficiente para atender a demanda. Remédios com data de validade vencida foram encontrados no carrinho do box de emergência.

A fiscalização foi feita no mês passado e o relatório divulgado nesta terça-feira (8). O CRM-MT deu o prazo de 60 dias para que a Secretaria de Saúde do município sane essas falhas, incluindo o problema de superlotação nas enfermarias.

Os remédios também são conservados em temperaturas inadequadas. Conforme o CRM, as geladeiras não têm controle de temperatura.

Ao todo, foram identificadas 41 irregularidades. Na unidade não há espaço para os pacientes repousarem após anestesia e nem equipamentos recomendados para o controle do trabalho de parto no pré-parto.

"Possui estrutura física e instalações, higiene, climatização e iluminação em condições de manutenção e conservação precárias", diz trecho do relatório. Também cita a falta de equipamentos em número recomendados no box de emergência e centro cirúrgico.

O secretário de Saúde do município, Cassius Clay de Azevedo, disse que o Pronto Socorro atende 800 pessoas por mês, não só de Várzea Grande, mas também de outros municípios. "Fizemos uma vistoria e não foram encontrados medicamentos vencidos. Já os insetos foi por causa da reforma, disse.

Uma imagem registrada pela equipe do CRM-MT mostra um bebê internado na ala pediátrica em um berço com colchão sem lençol. O local não tem ar-condicionado e, naquele dia, fazia muito calor, de acordo com a entidade.

O presidente do CRM-MT, Gabriel Felsky disse que se, em 60 dias, o município não fizer as adequações necessárias na unidade, a instituição pedirá uma interdição ética do hospital. Nessa chamada interdição ética, os funcionários devem paralisar as atividades.

“Não tem condições de continuar assim, pediremos que os médicos parem de trabalhar nessas condições”, afirmou.

Essa não é a primeira vez que irregularidades foram identificadas na unidade. A própria direção do Pronto-Socorro já denunciou, no ano passado, a falta de medicamentos, pouca quantidade de médicos para atender e deficiências na estrutura do prédio. Com base em um relatório dos profissionais, o CRM acionou o Ministério Público Estadual (MPE).

Em meados do ano passado, mais de 200 enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no Pronto-Socorro e nas policlínicas de Várzea Grande pararam as atividades. A alegação foi de descumprimento de um acordo firmado com o então prefeito da cidade, Wallace Guimarães (PMDB), que teve o mandato cassado no ano passado, para o reajuste salarial de 10% a todos os profissionais e mais de 6% para os concursados por conta do reenquadramento.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Estado

Irmãos são presos suspeitos de matarem e ocultarem corpo de homem em 2018 em MT

Os suspeitos, Raimundo Nonato da Cunha Nascimento, 32 anos, e José Carlos da Cunha, 30 anos, estavam com as ordens de prisão decretadas pela Justiça.

06 de Dezembro de 2019 as 17h22

Estado

Menina de 9 anos morre afogada após entrar em lago em MT

Vítima estava acompanhada de outra criança de 7 anos. A suspeita é que elas voltavam da escola quando decidiram entrar no lago.

06 de Dezembro de 2019 as 17h19

Estado

Idoso é atropelado por motorista de aplicativo e socorrido em estado grave em MT

Idoso estava em uma moto e foi atingido pelo carro quando passava pela Rua 3-A. O motorista disse à polícia que não viu o motociclista, pois ele estaria com o farol desligado.

06 de Dezembro de 2019 as 17h16

Estado

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

A ocorrência foi atendida nesta quinta-feira (05.12) por policiais da base do bairro Santa Rosa.

06 de Dezembro de 2019 as 17h12

Estado

PM prende 2 homens e apreende adolescente com 127 porções de maconha

Policiais militares do 4º BPM de Várzea Grande prenderam na tarde desta quinta-feira (05.12) dois homens, identificados como L.H.S.O. (24 anos) e A.S.S. (28), e apreenderam um adolescente de 17 anos por tráfico de drogas, no bairro Asa Bela.

06 de Dezembro de 2019 as 17h07

Estado

Jovem está desaparecido há 5 dias após viajar a trabalho em MT

Rodney Saldanha de Sales, de 26 anos, é procurado desde o dia 29 de novembro quando foi visto em uma lanchonete na rodoviária em Sinop.

03 de Dezembro de 2019 as 15h44

Saúde

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Com validade de três anos, resolução refere-se a uso medicinal. Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

03 de Dezembro de 2019 as 15h30

Estado

Ex-marido é procurado suspeito de espancar e tentar estuprar mulher após ameaçá-la com arma em chamada de vídeo em MT

Ele não aceitava o do relacionamento e invadiu a casa da vítima. Agressões foram presenciadas pelos filhos do casal.

03 de Dezembro de 2019 as 15h22

Estado

Vendedor morre após picape capotar e ficar presa em cerca em MT

Segundo a Polícia Militar, Samir Carlos Oliveira, de 34 anos, capotou o veículo dele, uma Montana, nas proximidades de um motel.

03 de Dezembro de 2019 as 15h19

Estado

Homem é preso ao invadir fazenda e diz ter sido contratado para matar proprietário em MT

Suspeito teria confessado que mandante ofereceu R$ 100 para ocupação de propriedade rural, segunda polícia.

03 de Dezembro de 2019 as 15h09

Estado

MT registra 1.850 casos de agressão a crianças e adolescentes e 1.098 de estupro em nove meses

Também foram registrados 388 casos de maus tratos, 395 de abandono de incapaz e 44 de homicídios. A maioria dos casos registrados ocorreram na própria casa da família.

03 de Dezembro de 2019 as 15h04

Estado

Policiais prendem 3 homens e apreendem adolescente que tentaram roubar viatura

Policiais militares prenderam na noite desta segunda-feira (02.12) M.P.S. (22 anos), J.D.S.S.A. (19) e H.J.N.P. (21) e apreenderam um adolescente de 17 anos, que tentaram roubar uma viatura da PM, no bairro Nova Esperança, em Cuiabá. Eles estavam com um

03 de Dezembro de 2019 as 14h41

Estado

Homem é esfaqueado e deixado na porta de UPA em MT

Conforme o boletim de ocorrência, o homem conseguiu entrar na unidade de saúde e pedir socorro.

02 de Dezembro de 2019 as 15h57

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO