Mudança

Após um ano da operação, PCE tem mais disciplina, economia de recursos e ambiente mais salubre

Em 12 de agosto de 2019, Sesp determina mudança na maior unidade penal de MT e ataca finanças de facção criminosa

Fonte:Débora Siqueira | Sesp/MT
13 de Agosto de 2020 as 09h 43min

Equipe de correição visita Penitenciária Central do Estado - Foto por: Christiano Antonucci / Secom-MT

  Um ano atrás, o Sistema Penitenciário de Mato Grosso passou por uma grande mudança com a Operação Elisson Douglas, na maior unidade penal: a Penitenciária Central do Estado (PCE). No dia 12 de agosto de 2019, os presos foram surpreendidos com o corte da energia elétrica para inviabilizar carregar celulares, retirada de regalias de dentro das celas, reformas nos corredores e a retirada de toneladas de lixo acumulado nos raios.

  “Quando nós assumimos, a PCE era uma penitenciária aberta com o descontrole do Estado em relação aos presos, principalmente a facção criminosa. Uma penitenciária sucateada, totalmente insalubre, com esgoto a céu aberto e uma superlotação muito acima. Hoje, nós estamos com uma superlotação grande, mas com a unidade limpa, muito mais salubre, foi tirado todo o esgoto a céu aberto. Reformamos toda a unidade, conseguimos aumentar em cerca de 140 vagas”, comentou o diretor da unidade, Agno Ramos.

  A disciplina foi um diferencial que foi imposto aos presos, que estavam acostumados com outro padrão de comportamento. Os recuperandos cumprem a lei de execuções penais com as duas horas de banho de sol diário, o restante é um controle da massa carcerária.

  “Outra coisa importante, a questão da comunicação externa por parte dos presos, hoje é muito pequena, nós estamos diminuindo drasticamente, é muito difícil aqui de dentro ter contato lá fora. A movimentação financeira da facção aqui dentro praticamente zerou”, destacou Agno.

  Somente este ano, os presos tentaram sete vezes fugir da unidade, mas todos os planos foram descobertos, devido a outro diferencial resultado da Operação Elisson Douglas. A direção espalhou câmeras de segurança em todos os raios e corredores, aumentando a vigia sobre a atuação dos detentos.

  Além de restringir a comunicação dos presos combatendo o acesso a celulares para que eles possam planejar golpes, a baixa de membros na organização criminosa também tem sido eficiente para enfraquecer as lideranças.

  Neste ano, a direção da PCE transformou o raio 1 e 3 em ala evangélica, além do shelter, um bloco com tranca aérea, que já era área destinada a presos com o perfil religioso, como forma de alternativa de cumprimento da pena sem continuar no crime. Esses raios foram mudados para evangélicos, de forma intempestiva, pois as lideranças dentro das celas não permitiam que os presos pudessem mudar de vida. Os que demonstrassem desejo de mudança, poderiam ser retaliados posteriormente.

  “Foi criada de forma bem rápida e intencional. Abrimos as celas e perguntamos quem queria sair e tinha que sair na hora. Assim, nós conseguimos enfraquecer a facção. Então aqueles presos que estavam no raio que eram intitulados como faccionados tiveram oportunidade de sair e é isso que estamos fazendo, cada vez mais diminuindo facção aqui dentro”, comentou o diretor.

  Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a ação foi um marco na Segurança Pública de Mato Grosso, pois o combate ao crime também passa pelo maior controle do Sistema Penitenciário.

  “O que ocorre dentro da PCE tem reflexo não só em Cuiabá, mas em todo Estado. A redução dos dados criminais em Mato Grosso também passa por essa operação histórica”.

  Economia aos cofres públicos

  A economia aos cofres públicos também foi sentida com a Operação Elisson Douglas. Sem tomadas dentro das celas para ligar eletrodomésticos e celulares, a contenção média é de R$ 20 mil mensais. A nova direção da unidade percebeu que havia desperdício de alimentação servida pelo Estado. Por dia, cerca de dez tambores de 200 litros com refeição em condições de consumo eram jogados no lixo. A média de desperdício era de R$ 4 milhões anuais.

  Com as mudanças na quantidade de comida que pode ingressar na unidade, o fim dos mercadinhos paralelos das facções criminosas e o fim da circulação de dinheiro na unidade, os recuperandos passaram a consumir mais a alimentação fornecida pelo Estado. Desta forma, o desperdício caiu pela metade.

  Construção do Raio 6

  Dentro da Termo de Cooperação assinado entre o Governo de Mato Grosso, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual, com a anuência dos órgãos de controle, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deve dar início ainda neste ano as obras do raio 6 da PCE, com capacidade para 460 presos, aliviando assim, a superlotação da unidade.

  “A operação foi um marco para mudarmos a forma de atuação no Sistema Penitenciário, o estabelecimento de novos padrões e regras, culminando na elaboração do Termo de Cooperação que deve mudar radicalmente as unidades penais no prazo de até quatro anos. As mudanças na PCE encontraram eco em algumas unidades, que já retiraram tomadas das celas e tem se esforçado em reduzir a comunicação de presos com o mundo aqui fora, por meio de celulares”, destacou o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Incêndio

Piloto coloca fogo em avião após ser interceptado por caças da FAB em Mato Grosso

Um avião monomotor foi interceptado por caças da Força Aérea Brasileira e fez um pouso forçado em uma região de mata em Mato Grosso.

28 de Setembro de 2020 as 13h40

Identificado

MT: idoso atropelado e morto em rodovia ainda não foi identificado

A identidade de um idoso que morreu na última sexta-feira (25) ainda é desconhecida, pois nenhum familiar procurou a vítima que está no Instituto Médico Legal.

27 de Setembro de 2020 as 11h03

Desaparecimento

Jovem de 22 anos desaparece em cachoeira durante passeio em Mato Grosso

Um jovem de 22 anos desapareceu na manhã deste sábado (26) em Jaciara. O fato ocorreu na Cachoeira da Mulata, durante um passeio.

27 de Setembro de 2020 as 11h00

Alta

Bebê que teve 80% do corpo queimado por explosão em fogão a lenha tem alta após 40 dias internado em MT

Nickolas estava internado há cerca de 40 dias em Cuiabá, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Agora, o menino vai continuar o tratamento em casa.

27 de Setembro de 2020 as 10h27

Estupro

Padrasto é preso por estuprar criança de 10 anos que revelou abusos à coordenação de escola em MT

De acordo com as investigações, o homem estuprou a vítima diversas vezes, fato comprovado por exame de corpo delito realizado na criança.

27 de Setembro de 2020 as 10h15

Leitos

Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

Ampliação de leitos contemplou 17 unidades hospitalares de 14 municípios do Estado, sendo possível por meio de parceria entre gestões estadual e municipais

27 de Setembro de 2020 as 10h08

Autorização

Governo de MT autoriza abertura de bares, cinemas, shows e realização de práticas esportivas

De acordo com o governador Mauro Mendes, planejamento para a retomada das atividades econômicas no estado está acontecendo de forma responsável, com o objetivo de preservar os postos de trabalho e a economia de Mato Grosso.

25 de Setembro de 2020 as 23h36

Coronavírus

Sexta-feira (25): Mato Grosso registra 119.728 casos e 3.375 óbitos por Covid-19

Há 243 internações em UTIs públicas e 287 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 19h03

Coronavírus

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

25 de Setembro de 2020 as 13h08

Estupro

Pastor estupra enteada com problemas mentais e diz que a confundiu com a esposa em Mato Grosso

O homem foi preso em seu serviço, no bairro São José.

25 de Setembro de 2020 as 09h52

Enxada

Mulher tenta matar cachorra com enxada, é filmada por vizinhos e presa em Mato Grosso

A Polícia Militar de Barra do Garças fez a detenção de uma mulher, nesta quinta-feira (24), após a mesma ser filmada por vizinhos, tentando matar uma cachorra usando uma enxada.

25 de Setembro de 2020 as 09h48

Roubo

Casal que matou idoso de 81 anos para roubar televisão é preso em Mato Grosso

O crime que vitimou o idoso ocorreu na sexta-feira 04 de setembro, na residência do idoso, na Agrovila 12, Assentamento Antônio Conselheiro.

25 de Setembro de 2020 as 09h43

Coronavírus

Covid-19: Mato Grosso registrou 13 mortes nas últimas 24 horas

Há 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 58% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias

25 de Setembro de 2020 as 09h35

Roubo

Homem usa réplica de arma de fogo para roubar mercearia e é contido em Cuiabá

O senhor contou que estava fechando sua mercearia quando o homem armado o rendeu e apontou a arma de fogo na direção da cabeça da sua esposa exigindo o dinheiro do caixa.

25 de Setembro de 2020 as 09h31

Apreensão

Dinamites usados para explosão de caixas eletrônicos são apreendidos em MT

Para a polícia os criminosos estariam planejando um roubo a bancos da cidade, no entanto, com a apreensão, a tentativa foi frustrada.

25 de Setembro de 2020 as 09h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO