Longevidade

Aos 111 anos, viúva que criou as sete filhas sozinha em MT comemora longevidade

Baiana de nascença, Maria Olímpia se mudou para MT na juventude. Mudança foi feita a cavalo. Ela se casou duas vezes e teve nove filhos, mas dois morreram.

Fonte:MT Agora - Bruna Barbosa | G1
26 de Janeiro de 2018 as 20h 57min

Maria Olímpia Soares tem 32 bisnetos e 12 tataranetos (Foto: Bruna Barbosa/ G1)

Aos 111 anos, Maria Olímpia Soares criou sete filhas sozinha, depois que ficou viúva. Hoje, apesar da lucidez, ela tem tantos netos e bisnetos que disse ter perdido as contas. Mas, segundo uma das netas, são 32 bisnetos e 12 tataranetos. Ela teve outros dois filhos, do primeiro casamento, mas os dois faleceram.

Depois de um casamento desastroso, em que era agredida pelo marido, Maria contou que se casou novamente e teve sete filhas. Depois, ficou viúva.

“Meu marido faleceu, então comecei a trabalhar para criar meus filhos. Comprei uma casa em Poxoréu (a 259 km de Cuiabá). Deus me ajudou muito e as crianças foram crescendo”, contou.

Em Poxoréu, Maria trabalhava lavando e passando roupas para outras famílias da cidade, para conseguir sustentar os filhos.

"Trabalhei muito para não ver meus filhos roubando ou pedindo coisas para os outros", disse.

Ela atribui a longevidade à vida ativa. “Aprontei demais, acho que é por isso que estou vivendo mais que todo mundo”, disse.

Maria nasceu em Lauro de Freitas (BA), mas mudou-se para Mato Grosso quando ainda era jovem. A mudança foi feita a cavalo.

“Nasci na Bahia, mas meu tio me trouxe para cá [Mato Grosso]. Fomos para um garimpo, onde ele morava com a mulher. Viemos montados em animais, porque naquele tempo só se vinha por terra”, lembrou.

O ex-marido de Maria também se mudou com ela, mas ela não possui boas lembranças do primeiro casamento. Ela contou que o homem era violento e a agredida.

“Larguei dele porque ele era ruim. Batia em mim, vivia na rua e tinha namoradas. Passava a noite em festas, enquanto eu sozinha em casa”, disse.

Com o primeiro marido, Maria teve um casal de filhos, já falecido. Ela contou que a filha tinha osteoporose, por isso, não conseguia andar.

A filha morreu em um incêndio na casa dela, supostamente provocado por um cigarro que caiu no chão enquanto ela estava deitada.

“Ela morreu queimada, achamos que o cigarro caiu no chão e queimou a casa. Ela não enxergava direito. Meu filho estava saudável, mas um dia teve um problema no coração e morreu. Ele deixou nove filhos, um deles vai ser padre”, contou.

Com o fim do primeiro casamento, ela se casou novamente e teve as sete filhas.

Logo depois, ficou viúva e teve que trabalhar para sustentar a família. Quando a filha mais velha já estava maior, a ajudava a carregar sacos de roupas na cabeça até um rio, localizado na saída de Poxoréu, para lavar as peças.

“Era um rio com muito água limpa, íamos eu e as crianças. Tomávamos chuva e tínhamos que andar muito. Era muito sofrimento. Sofri muito para criar meus filhos”, lembrou.

Centenária
Nascida em 1906, Maria se diz impressionada com a quantidade de anos que já viveu. Apesar da idade, a mulher não possui problemas de saúde e mesmo com dificuldades ainda consegue andar sozinha.

“Tenho só um cansaço respiratório. Há alguns dias caí e quebrei a perna, tive fratura exposta e precisei operar duas vezes”, disse.

Muito religiosa, ela disse que todas as noites faz oração. “Meus filhos me perguntam com quem estou conversando, respondo que é com Jesus. Tem dias que eu brigo com Jesus, pergunto porque estou há tanto tempo aqui”, contou.

Mesmo com as dificuldades causadas pela idade avançada, Maria disse que é feliz e guarda muitas lembranças boas de sua vida.

No ano passado, quando completou 111 anos, ela foi surpreendida com uma festa, organizada por amigos e familiares para comemorar a data. Maria brincou que ao chegar no local, só conseguia pensar em como pagaria por aquilo.

“Tinha uma mesa cheia de comida e piscina, achava que ia ter que pagar. Quando cheguei lá e vi meus amigos, todas aquelas pessoas boas que foram me ver. Olhava ao redor e estavam todos alegres. Foi a coisa mais bonita do mundo”, lembrou.

Infância
Apesar da memória um pouco desgastada, Maria possui algumas lembranças da infância e da época em que estava na escola. Ela contou que, quando criança, gostava de aprontar e por vezes era alvo da palmatória da professora.

Em uma das ocasiões, Maria foi aos fundos da escola, onde tinha uma árvore de tamarindo. Ela contou que pegou as frutas e levou para o pátio da escola, mas se recusou a dividir com os colegas, que contaram para a professora.

“Estudei muito pouco, ia para a escola para bagunçar. As professoras usavam palmatória, acabava com minha mão. Era uma criança danada demais”, lembrou.

A avó de Maria, que a criou, vendia café, queijo e bolo para sustentar a família. Das lembranças com ela, a mulher se lembra de uma das vezes em que pegou uma garrafa de pinga que a avó deixava em baixo da cama.

“Um dia eu peguei a garrafa, chamei uns colegas e fomos para uma casa que meu avô tinha perto do sítio. Falei pra eles: ‘vocês querem beber pinga?'. Mas eu não bebi, fui embora. Sabia que se eu bebesse apanharia da minha avó”, contou.

Maria também se lembra que gostava de fazer armadilhas para os colegas caírem quando iam ao rio para buscar água.

“Enchia meu cantil e ia na frente. Quando chegava na estrada, eu pegava um pedregulho e fazia uma armadilha para eles caírem”,


COMENTARIOS

Mais de Estado

Pedágio

Decisão do Governo sobre a BR-163 pode tornar MT ‘Estado inviável’ e aumentar pedágio, aponta estudo

A BR-163 foi licitada pelo menor custo tarifário, já que seu plano de investimento era sustentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

24 de Fevereiro de 2020 as 13h28

Sífilis

Mato Grosso registrou 8,5 mil casos de sífilis entre 2015 e 2019

Por meio do teste rápido, é possível diagnosticar a infeção sexualmente transmissível, que tem tratamento e cura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h21

Substituição

Presidente do TCE substitui dois conselheiros após STF manter afastados 5 titulares acusados de corrupção em MT

Segundo o TCE, as trocas foram feitas para garantir a todos os conselheiros a oportunidade de atuar no Tribunal Pleno.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h06

Carnaval 2020

Mais de 50 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Marechal Rondon em MT durante o carnaval

Fluxo de passageiros nesse período é 20% maior. A recomendação nesse período de grande fluxo é que os passageiros se programem para chegar mais cedo.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h02

Cultivo de Maconha

Sitiante é preso suspeito de cultivar maconha em terreno em MT

Além dos pés de maconha, foram encontradas drogas prensadas. Suspeito afirmou à polícia que é para consumo próprio.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Investigação

Padre é investigado pela polícia por suspeita de importunação sexual a duas mulheres em MT

Inquérito foi aberto depois que as mulheres procuraram a polícia para denunciar que tinham sido vítimas do padre.

20 de Fevereiro de 2020 as 14h35

Vagas de Emprego

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

Estão abertas 859 vagas de empregos pelo Sine em MT; oportunidades estão em 28 municípios

20 de Fevereiro de 2020 as 09h25

Sem Alvará

Justiça manda fechar academia que não possui alvará nem profissional habilitado em MT

A academia continuava sem a presença de profissional habilitado em período integral de funcionamento.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h13

Denuncia

Associação de Fabricantes de Placas denuncia Detran-MT por supostas irregularidades no novo sistema de emplacamento padrão Mercosul

Segundo a entidade, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito sobre a implantação das novas placas teria sido descumprida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h10

Assalto

PM preso suspeito de assaltar agência de Correios é investigado por abusar de adolescente de projeto social

Vítima era aluna do projeto social 'Luz do Amanhã', comandado pela própria Polícia Militar. O objetivo do projeto, o qual Edmilson também trabalhava, é tirar crianças e adolescente das ruas.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h38

Prisão

Marido é preso suspeito de matar e enterrar corpo de mulher no quintal de casa em MT

Simone Ferreira estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro. Suspeito disse à polícia que bateu a cabeça da mulher contra a parede durante uma briga do casal e depois a enterrou no quintal.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h32

Roubo

Idoso é roubado e agredido por três travestis em região de prostituição em MT

Com uso de facas, elas ameaçaram de morte a vítima e levaram celular e carteira. Dois suspeitos foram presos.

19 de Fevereiro de 2020 as 14h30

Prisão

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

A Polícia de Rondônia registrou o homicídio em uma lanchonete, na BR 364, na cidade de Presidente Médici.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h14

Denuncia

Mãe denuncia creche após filha de 2 anos voltar para casa com hematomas em Cuiabá

Segundo a mãe, ela matriculou a filha neste ano para trabalhar, mas agora precisa ficar em casa para cuidar da menina.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h08

Roubo

Ladrões rendem funcionários e clientes de loja de eletrodomésticos em Cuiabá

Um dos suspeitos armados se rendeu e foi preso. O segundo envolvido fugiu e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda do helicóptero do Ciopaer.

18 de Fevereiro de 2020 as 15h01

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO