Pré-Enem Digital

Alunos do ensino médio já podem assistir aulas pela TV

A partir de agora, os alunos do ensino médio, principalmente aqueles que farão o Enem, poderão contar com uma série de videoaulas com conteúdos focados nas quatro áreas do conhecimento.

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT
19 de Maio de 2020 as 09h 50min

Aulas de introdução à filosofia com o professor Felipe Moraes - Foto por: Seduc-MT

  A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira (18.05) as transmissões pela TV Assembleia com as videoaulas para os alunos da rede estadual de ensino. A partir de agora, os alunos do ensino médio, principalmente aqueles que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), poderão contar com uma série de conteúdos focados nas quatro áreas do conhecimento.

  No primeiro dia de transmissão pela TV, os alunos assistiram aulas de introdução à filosofia com o professor Felipe Moraes Neto, da EE Raimundo Pinheiro, e de interpretação de texto com o professor de Linguagens Sérgio Cintra.

  Mesmo sem as aulas presenciais, Júlia Carvalho, aluna do 3º ano da EE Plena José de Mesquita, se prepara para fazer o Enem e disputar uma vaga em uma universidade. Segundo ela, as videoaulas do Pré-enem digital são de grande ajuda para auxiliar em seus estudos.

  “É bom saber que o governo está se preocupando com nosso aprendizado, buscando formas de suprir essa ausência de aulas presenciais. As videoaulas são de boa qualidade e com professores muito capacitados”, ressalta.

  A estudante Ana Clara da Silva Costa, da Escola Estadual André Avelino, ainda está no 2º ano do ensino médio, mas pretende fazer o Enem como treineira. Ela diz que as videoaulas vão ajudar muito em seu aprendizado. “Achei o projeto muito importante e as aulas serão essenciais para eu me preparar para o Enem”.

  Nesta terça-feira (19.05), as aulas serão de física (ondulatória parte 1 e parte 2), com o professor da sede da Seduc Beine José. Na quarta-feira (19.05), será Literatura com a professora Franciellen Neves, da EE André Avelino, e Biologia com o professor Carlos Magno, da EE Raimundo Pinheiro.

  De quinta-feira a sábado haverá reapresentação dessas videoaulas. Na semana seguinte, entre os dias 25 e 30 de maio, as aulas serão de matemática, química e redação.

  Todas as aulas transmitidas pelas TV Assembleia ficarão disponíveis também na página do youtube Pré-Enem Digital

  Custo Zero

  A produção das aulas e as transmissões pela TV serão a custo zero. Essas videoaulas, para o ensino médio, estão sendo produzidas e gravadas por 30 professores da rede estadual de ensino e alguns professores voluntários da rede privada. As gravações são feitas com equipamentos do Estado e no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e na própria sede da Seduc.

  O professor de Linguagens Sérgio Cintra, é um dos voluntários que participa das produções das videoaulas. Para ele, o Pré-enem digital é um importante projeto para ajudar os alunos a estudar durante o período da pandemia. “Estamos aqui para ajudar os alunos a se preparar para entrar numa universidade. Aqui eles têm ensino de qualidade”, observa o professor, que vai lecionar pela TV aulas de redação e interpretação de textos.

  Sérgio Cintra ressalta ainda que aceitou participar do projeto como voluntário porque acredita na ideia. “Não é a primeira vez sou voluntário em projetos como esse, pois acredito que cada um tem que fazer a sua parte”.

  As videoaulas serão transmitidas pela TV Assembleia de segunda à quarta-feira, das 7h às 8h, com reprises de quinta-feira a sábado, no mesmo horário. A TV Assembleia é transmitida pelos canais 30.1 e 30.2 (aberto HD Digital), 10 (Net TV) e também via internet, neste link.

  A aulas transmitidas pela TV fazem parte das ações da plataforma Aprendizagem Conectada, criada pela Seduc para ofertar, aos estudantes, atividades pedagógicas para auxiliá-los na aprendizagem durante o período da pandemia da Covid-19. Essas atividades pedagógicas que podem ser acessadas por meio da internet (computador e dispositivos móveis) no site da Seduc e na plataforma Aprendizagem Conectada.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Novos Respiradores

Cuiabá recebe novos respiradores e passará a contar com 135 UTIs para Covid-19

Além disso, 10 equipamento repassados pelo Governo do Estado serão destinados para leitos de estabilização

01 de Julho de 2020 as 14h57

Droga

Adolescentes são pegos com pés de maconha em Canarana

Conforme o boletim de ocorrência, os agentes estavam monitorando um dos jovens que já tinha sido detido, mas foi liberado e continuava vendendo droga na região

01 de Julho de 2020 as 14h53

Droga

Em abordagem, Rotam detém homem com droga e descobre casa usada para refinar entorpecente

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais estavam em ronda quando solicitaram ordem de abordagem a um homem que andava pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça

01 de Julho de 2020 as 14h49

Coronavírus

Cuiabá: 17 óbitos em 24 horas por Covid-19

Cuiabá chega a um total de 187 óbitos por COVID-19

01 de Julho de 2020 as 14h45

Doação

Servidores do Hospital de Referência à Covid-19 recebem doação de 580 combos do McDonald´s

A ação faz parte da campanha “McObrigado”, organizada pela rede de restaurantes fast-foodA ação faz parte da campanha McObrigado, organizada pela rede de restaurantes fast-food

01 de Julho de 2020 as 14h42

Kit Covid-19

Portaria regulamenta o uso do Kit Covid-19 para pacientes com sintomas iniciais da doença

O Kit será composto por Azitromicina, Ivermectina e um analgésico/antitérmico

01 de Julho de 2020 as 14h40

Troca de Tiros

Bandidos trocam tiros com a Polícia Militar e 4 morrem após assalto com reféns

Informações preliminares são de que mais bandidos fugiram na mata e estão sendo procurados.

01 de Julho de 2020 as 14h33

Contratação

Governo de MT abre contratação imediata de 50 médicos e 318 enfermeiros

O governo de MT abre contratação emergencial para profissionais da área de saúde.

01 de Julho de 2020 as 14h30

Rondonópolis

Drogas e celulares são encontrados dentro de colchões na Mata Grande

Material foi flagrado pelos policiais penais ao passarem quatro colchões no scanner

01 de Julho de 2020 as 14h13

Coronavírus

Em novo recorde diário, Mato Grosso registra mais 39 mortes por Covid-19

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios

01 de Julho de 2020 as 07h08

Levantamento

Mato Grosso tem 1.279 profissionais da saúde com coronavírus

A Pasta também registra mais de 850 afastamentos relacionados a diversos motivos, dentre eles o fator do grupo de risco

30 de Junho de 2020 as 18h11

Lockdown

Justiça manda implantar o “fecha tudo” em 22 cidades de Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) por meio do juiz federal Rodrigo Bahia Accioly Lins determinou que os municípios que fazem parte da Região Oeste do estado que promovam o total isolamento social (lockdown) até que haja demonstração de estabiliza

30 de Junho de 2020 as 09h45

Coronavírus

Nove indígenas Xavante morrem com sintomas de coronavírus em 24h

Nove indígenas da etnia Xavante morreram com sintomas de Covid-19 em Mato Grosso, entre a última sexta-feira (26) e este sábado (27), num período de 24 horas.

30 de Junho de 2020 as 09h28

Ocorrência

Bombeiros salvam vítima de soterramento em Nova Xavantina.

A 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militares de Nova Xavantina salvou uma vítima de soterramento na tarde desta segunda-feira.

30 de Junho de 2020 as 09h06

Atuação

Secel se mobiliza para pagar Festival Cultura em Casa e implementar Lei de Emergência Cultural

Pagamento de contratos do festival online e preparação para execução da Lei que destina recursos ao setor cultural são algumas das atividades da pasta. Confira outras.

30 de Junho de 2020 as 09h03

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO