Luciene Mildenberger

Agência de risco faz avaliação positiva de Mato Grosso

MT Agora - Só Notícias
11 de Outubro de 2013 as 06h 13min

A agência Moody"s manteve a classificação de risco (rating) Baa3 para Mato Grosso, reafirmando o Estado como extremamente positivo pelo mercado para grandes investimentos. O resultado da classificação, que é o patamar mais alto, foi anunciado na última semana, juntamente com Maranhão (Ba1) e Paraná (Baa3), após a agência, no dia 02 de outubro, manter o rating dos títulos do Governo brasileiro em Baa2. Por meio de nota, a Moody"s justificou que a afirmação dos ratings reflete o sólido desempenho destes Estados, além do ambiente operacional "estável".

Conforme o relatório, Mato Grosso é avaliado em meio a uma estreita faixa de classificação dos sete governos regionais e locais no Brasil, e vão desde Ba1 para Baa2. "A posição do Estado em relação aos seus pares nacionais reflete métricas financeiras sólidas, baixos níveis de dívida e fortes fatores de gestão", relata a Moody"s. E completa: "Enquanto a economia de Mato Grosso é altamente concentrada no setor agrícola, os níveis de renda no estado estão em linha com a média nacional, de apoio relativamente forte nas receitas próprias".

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, comemoraram o resultado. "Este aval positivo da Moody"s, reafirmando as condições favoráveis do Estado para grandes investimentos, dá ainda mais segurança aos investidores de que continuaremos crescendo", disse o governador. Ele enfatizou que todos ganham, empresários e sociedade. "Com mais investimentos, o Estado terá novos postos de trabalho, melhoria de renda e qualidade de vida aos cidadãos", frisou Silval Barbosa.

Para Marcel de Cursi, o equilíbrio fiscal e econômico do Estado foi essencial para manter a classificação positiva. "O controle de gastos públicos que adotamos no Tesouro estadual há mais de um ano foi fundamental para ampliar a capacidade de investimentos em Mato Grosso. Hoje temos um controle refinado dos repasses para cada Unidade Orçamentária, as despesas foram estabilizadas e são executadas no limite dos aportes financeiros, garantindo o equilíbrio fiscal, sem falar da dívida pública que é honrada rigorosamente em dia".

Em janeiro deste ano, a Agência Standard & Poor"s também classificou Mato Grosso como destino seguro para grandes investimentos. No relatório apresentado, o Estado manteve a classificação de risco (rating) BBB-, ampliando a segurança para que grandes investidores realizem seus empreendimentos em solo mato-grossense. A classificação também é importante para as empresas que já atuam no Estado, pois possibilita a obtenção de crédito internacional com taxas de juros menores.

Mato Grosso é o primeiro Estado do Centro-Oeste a ter o reconhecimento de duas agências internacionais de classificação de risco. No Brasil, poucos Estados possuem este tipo de certificação internacional. "Quando uma agência de avaliação de risco afirma o grau de investimento, é como se estivesse convidando investidores para trazer recursos à região. A legislação de alguns países, por exemplo, proíbe que suas instituições invistam em países ou regiões que não tenham a avaliação", destacou o secretário-adjunto do Tesouro Estadual da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, Vivaldo Lopes.

RATING

Classificação de Risco (rating) é a opinião de uma agência especializada sobre a capacidade de um País, Estado ou empresa de saldar seus compromissos financeiros. As notas atribuídas apontam para um maior ou menor risco da ocorrência de um "default", ou seja, de suspensão de pagamentos. Para tanto, os especialistas dessas agências avaliam a situação financeira, as condições do mercado mundial e a opinião de pessoas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.

No caso da Standard & Poor"s, Mato Grosso foi avaliado como um "bom pagador", conferindo o grau de investimento. Trata-se de um selo de qualidade que indica baixíssimo risco de calote. Uma vez recebido o grau de investimento, o Estado poderá continuar subindo sua classificação, que normalmente é atualizada uma vez ao ano.


COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Advogada é detida suspeita de entrar em penitenciária com relógio inteligente e câmera espiã em Cuiabá

Priscilla Braga Alves, de 30 anos, negou que entregaria acessórios a qualquer preso. Agentes também encontraram um papel com instruções de como ligar, gravar e desligar a câmera espiã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h39

Estado

Agente suspeito de torturar namorada e o filho dela é indiciado por lesão corporal e cárcere privado em MT

Edson Batista Alves, de 35 anos, é suspeito de torturar e manter em cárcere privado a namorada e o filho dela, de 6 anos. Outras seis mulheres que tiveram relacionamentos amorosos com ele também o denunciaram.

11 de Dezembro de 2019 as 14h30

Estado

Ex-marido suspeito de atropelar mulher com carro se entrega à polícia e é preso em MT

Vítima foi atropelada na frente da escola onde os dois filhos estudam. Ele atingiu a vítima, que pilotava uma motocicleta, com um carro.

11 de Dezembro de 2019 as 14h21

Estado

Professor de educação física é morto a tiros após briga em lanchonete em MT

O crime aconteceu em frente a um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Nova Ubiratã.

11 de Dezembro de 2019 as 14h17

Estado

Traficantes que vendiam droga por delivery na Grande Cuiabá são alvos de operação

Os mandados judiciais, sendo oito ordens de prisão e 16 de busca e apreensão, foram expedidos pela 13ª Vara Especializada de Delitos Tóxicos de Cuiabá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h12

Estado

Em flagrante, dupla é pega furtando 500 tijolos em carroça em bairro de Várzea Grande

A | A Policiais militares do 4º Batalhão de Várzea Grande prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem identificado como M.P.S. (26 anos) e apreenderam um adolescente de 15 anos, por furto no bairro Jatobá.

11 de Dezembro de 2019 as 14h05

Estado

PM prende homem por falsa comunicação de crime; 4 viaturas e Samu estiveram no local

Policiais militares de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (10.12) um homem, identificado como C.S.S. (41 anos), por falsa comunicação de crime, no bairro Tancredo Neves.

11 de Dezembro de 2019 as 14h01

Estado

30 passageiros são socorridos após motorista perder controle e ônibus tombar em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas estavam em estado grave e as demais tiveram ferimentos leves.

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Estado

Ponte que liga cidade a distrito é parcialmente destruída após chuvas e corre risco de desabamento em MT

Desvio é a única via de acesso dos moradores e foi feita depois que a ponte do Rio Aripuanã foi interditada, há 60 dias, devido precariedade na estrutura.

10 de Dezembro de 2019 as 14h26

Estado

Corpo decapitado é encontrado enrolado em lona em matagal em Cuiabá

O corpo estava em uma lona às margens da Rua Z, perto do residencial São José e foi visto por volta de 7h30.

10 de Dezembro de 2019 as 14h23

Estado

Comerciante e segurança reagem a assalto e ladrão morre com tiro na cabeça em Cuiabá; veja vídeo

Disparo teria saído da arma do assaltante durante briga com o comerciante e o segurança.

10 de Dezembro de 2019 as 14h18

Estado

Oito pessoas são detidas por desacato após confusão entre policiais e participantes de uma festa em MT

Vídeo feito por outras pessoas que estavam no local mostram a ação da PM.

10 de Dezembro de 2019 as 14h13

Estado

Homens são presos após roubo de caminhão com carga de carne avaliada em R$ 360 mil

Policiais militares de Várzea Grande prenderam F.C.N. (48 anos) e J.R.M.F. (32), flagrados descarregando um caminhão com carga de carne, avaliada em R$ 360 mil.

09 de Dezembro de 2019 as 14h57

Estado

Primeiro banco de sangue animal de MT cadastra doadores caninos e felinos

Hemocentro deve entrar em funcionamento completo na próxima semana.

06 de Dezembro de 2019 as 17h29

Estado

Taxista é preso e confessa que ajudou dupla que assaltou empresa em MT

Wellyngton Figueiredo da Silva, de 34 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança e, após ser preso, confessou que participou do crime.

06 de Dezembro de 2019 as 17h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO