Capacitação Profissional

Seplag publica normativa para servidores em grupo de risco, teletrabalho e revezamento

Medida de capacitação profissional visa o estímulo ao aperfeiçoamento técnico dos servidores na prestação de serviços, bem como o complemento da carga horária de trabalho definida no Decreto n° 416/2020, durante o período da pandemia da Covid-1

Fonte: Nayara Takahara | Seplag
13 de Abril de 2020 as 14h 41min

O ato normativo aplica-se também aos servidores comissionados, contratados e estagiários. - Foto por: Éverton Anunciação | Seplag

  A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), que circulou na última segunda-feira (06.04), a Instrução Normativa n° 08/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos servidores públicos do Executivo estadual participarem de cursos de capacitação profissional para a complementação da jornada de trabalho durante o período da pandemia da Covid-19 (coronavírus).

  A medida visa o estímulo ao aperfeiçoamento técnico dos servidores na prestação de serviços, bem como o complemento da carga horária de trabalho definida no Decreto n° 416/2020. O disposto no ato normativo aplica-se também aos servidores comissionados, contratados e estagiários.

  Segundo o documento, é obrigatória a participação nos cursos de capacitação aos servidores que se enquadram nas seguintes situações: I - integrantes do grupo de risco, sem condições materiais de realizar atividades em teletrabalho ou cujas atividades são incompatíveis com o teletrabalho e/ou que não possuam férias ou licença prêmio para usufruir;

  II - servidores assintomáticos que tenham retornado de viagem de localidades com casos comprovados de coronavírus, ou que tenham tido contato direto com casos confirmados, sem condições materiais de realizar atividades em teletrabalho ou cujas atividades são incompatíveis com o teletrabalho e que não possuam férias e/ou licença prêmio a usufruir;

  III - servidores em regime de revezamento, cujas atividades são incompatíveis com o teletrabalho;

  IV - servidores em regime de teletrabalho com poucas demandas/atividades em razão da especificidade da atividade exercida na unidade de lotação.

  Conforme o ato, o servidor deverá cumprir, no mínimo, 10 horas de curso por semana, e, ainda, concluir o curso que estiver participando se a Instrução Normativa perder a vigência antes de sua finalização.

  Os servidores enquadrados nas situações listadas serão notificados pelas unidades setoriais de Gestão de Pessoas para que façam a inscrição nos cursos ofertados pela Superintendência da Escola de Governo.

  De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o compromisso do governo é manter os servidores em isolamento visando diminuir os riscos de contágio pelo novo coronavírus, assim como “oportunizar a atualização de conhecimentos tão necessária ao seu desenvolvimento profissional”, ressaltou.

Cursos e inscrições

  A relação dos cursos ofertados está disponível no site da Escola de Governo e nas unidades setoriais de Gestão de Pessoas. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail inscricoeseg@seplag.mt.gov.br Os cursos serão disponibilizados em materiais digitais, com escolaridade sugerida de nível fundamental, médio e superior. Aqueles que não puderem acessar os materiais digitais do curso escolhido poderão solicitar os arquivos e/ou materiais impressos no momento da inscrição.

  Caso o servidor apresente indisponibilidade de acesso à inscrição e/ou ao material do curso, a unidade setorial de Gestão de Pessoas do órgão de lotação do servidor deverá realizar para ele a inscrição no curso escolhido, a entrega dos materiais impressos e o lançamento da Avaliação de Reação diretamente no site da Escola de Governo.

  Os servidores poderão optar também por realizar os cursos de Educação à Distância (EaD) em outras plataformas, preferencialmente na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), observou o superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro.

Após o curso

  Os servidores que finalizarem os cursos deverão, obrigatoriamente, preencher a Avaliação de Reação disponível no site da Escola de Governo. As capacitações poderão ser utilizadas para fins de progressão horizontal nos termos das leis específicas de cada carreira e da Instrução Normativa nº 03/2018.

  Ainda conforme o documento publicado pela Seplag, é importante que o servidor mantenha o registro dos cursos que esteja realizando no Plano de Atividades de que trata a Instrução Normativa nº 06/2020/SEPLAG, ou em outro instrumento de controle de atividades equivalente que esteja sendo utilizado pela unidade. Os respectivos certificados de conclusão deverão ser apresentados à chefia imediata e à unidade setorial de Gestão de pessoas.

  A não realização e/ou conclusão dos cursos indicados e/ou matriculados sujeitará o servidor ao lançamento de falta injustificada em seu respectivo registro de frequência e às penalidades disciplinares previstas em lei.

Confira aqui a íntegra da Instrução Normativa n° 08/2020. 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Esportes

Série B

Série B: Cuiabá empata com o Paraná na Arena Pantanal

Dourado chegou a ficar à frente do placar por duas oportunidades, mas Tricolor da Vila reagiu e buscou empate em golaço de Guilherme Biteco; Times perdem posições na classificação

22 de Outubro de 2020 as 08h55

Efeito Pandemia

Pandemia impacta desempenho dos times favoritos nas ligas da Europa

Liverpool e Real Madrid estão atrás de Everton e Real Sociedad

19 de Outubro de 2020 as 10h50

Esporte

Série B: Guarani bate o líder Cuiabá e deixa o Z-4; Avaí e CSA empatam

Cuiabá segue no topo da tabela, com 32 pontos

14 de Outubro de 2020 as 09h34

Esporte Solidário

Esporte solidário: MT Hemocentro organiza evento que reúne atletas para doar sangue

Os atletas e voluntários que queiram praticar esporte e ajudar a salvar vidas já podem se inscrever para a terceira edição da Corrida Pela Vida.

06 de Outubro de 2020 as 13h50

E-Sports

Lucas do Rio Verde terá segunda edição do Campeonato de E-Sports

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25/09 na Prefeitura

14 de Setembro de 2020 as 14h41

Tabela

FMF divulga tabela básica de retomada do Mato-grossense Martinello Sicredi 2020

A FMF divulgou na tarde desta quinta-feira (10), a tabela básica da retomada do Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi 2020.

11 de Setembro de 2020 as 09h22

Brasileirão

Luverdense desiste de disputar Campeonato Brasileiro da Série D; Sinop foi convidado para a disputa

O Luverdense oficializou nesta sexta-feira (14), a desistência na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D.

17 de Agosto de 2020 as 13h02

FMF

Federação descarta usar apenas Copa FMF para indicar times aos torneios nacionais

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) já descartou qualquer possibilidade de usar a Copa FMF como única competição a indicar os representantes de Mato Grosso nos torneios nacionais do próximo ano.

29 de Abril de 2020 as 09h40

Coronavírus

SES é notificada sobre quarta morte por Covid-19 em MT

Caso foi registrado pelo município de Rondonópolis

13 de Abril de 2020 as 14h37

Coronavírus

Crise de Coronavírus impacta eventos esportivos pelo mundo todo

No Brasil, como de costume, as medidas demoraram para serem tomadas, mas aconteceram.

17 de Março de 2020 as 13h12

Jogos Suspensos

CBF suspende todos os campeonatos nacionais por tempo indeterminado

A FMF já havia determinado o fechamento ao público de todos os jogos da rodada deste fim de semana.

16 de Março de 2020 as 04h16

Mato-grossense 2020

No duelo dos desesperados, deu Luverdense sobre o Mixto

O Verdão do Norte precisava vencer o adversário para escapar do terceiro rebaixamento em pouco mais de três anos e entrou em campo decidido a escrever outra história.

16 de Março de 2020 as 04h09

Estadual

Jogo com o Mixto é tratado como final de campeonato pelo Luverdense

O jogo de domingo, será tenso e terá um grau de dramaticidade jamais visto no Passo das Emas.

13 de Março de 2020 as 04h35

Talento

Onde o atacante brasileiro Gabriel Jesus se encaixa no Manchester City?

Sua ida para o Manchester City representou um novo desafio para o brasileiro

03 de Março de 2020 as 22h36

Luverdense

Ídolo da torcida, Zé Roberto deixa comando técnico do Luverdense com retrospecto negativo

A gota d’água foi a derrota acachapante para o Poconé, na casa do adversário. A equipe foi goleada de forma impiedosa, marcando gols de várias formas, até de calcanhar.

11 de Fevereiro de 2020 as 09h22

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Por causa da pandemia do coronavírus, você irá votar no próximo dia 15 de novembro?

Sim

Não

Ainda não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO