Copa América

Brasil confirma favoritismo e vence Copa América contra o Peru

A partida, neste domingo (7), foi emocionante desde os primeiros minutos de jogo, com as seleções brasileira e peruana duelando em pé de igualdade.

Fonte: Agência Brasil
07 de Julho de 2019 as 20h 57min

Deu a lógica do futebol na final entre Brasil e Peru, com a Seleção Canarinho sagrando-se campeã da Copa América, vencendo por 3 x 1. A partida, neste domingo (7), foi emocionante desde os primeiros minutos de jogo, com as seleções brasileira e peruana duelando em pé de igualdade, com superioridades técnica e individual do Brasil recebendo combate com garra e disposição por parte do Peru. 

A partida iniciou após um minuto de silêncio em homenagem ao músico João Gilberto, falecido ontem. Logo no início, aos 2 minutos de jogo, o juiz marcou uma falta para o Peru, batida por Cueva com perigo, no canto inferior direito de Alisson, com a bola indo para fora. Aos 5 minutos, um ataque do Peru foi parado com falta em cima de Guerrero. A tática peruana foi partir para cima do Brasil, tentando manter os brasileiros em sua defesa. Mas a estratégia abriu espaço para o Brasil, que foi acertou passes e levou perigo ao goleiro Gallese. 

A partir dos 12 minutos, o domínio passou a ser brasileiro, invertendo o jogo e mantendo o Peru em seu campo de defesa e forçando ao erro o time de Ricardo Gareca. Até que aos 14 minutos, um passe de Gabriel Jesus encontrou Everton Cebolinha, que colocou nas redes, sem chances para Gallese. 

O gol brasileiro desestabilizou o time peruano, que passou a errar passes e demonstrar nervosismo em campo. Aos 24 minutos, Coutinho recebeu de Firmino e chutou com perigo, com a bola passando próxima à trave. Aos 30, Gabriel Jesus fez falta de ataque e recebeu cartão amarelo. Aos 34, passe de Firmino cabeceou por cima do gol, mas o assistente já havia marcado impedimento. 

A partir dos 36, o time peruano conseguiu se reorganizar em campo e passou a atacar o gol de Alisson, mas sem maior perigo. Até que aos 41, a bola toca o braço esquerdo de Thiago Silva dentro da área e o juiz marca pênalti, após conferir o VAR (árbitro de vídeo). Guerrero bateu colocado no canto esquerdo de Alisson, que pulou para o lado errado. 

Mas a alegria peruana só durou até os 47 minutos, com gol de Gabriel Jesus recebendo de Arthur e tocando rasteiro no canto direito de Gallese. 

Segundo tempo 

Logo a 1 minuto da segunda etapa, o Brasil começou atacando e conseguiu um escanteio, sem levar perigo ao gol peruano. Aos 3 minutos, Tapia parou ataque do Brasil fazendo carga contra Coutinho e levando cartão amarelo. Aos 7 minutos, Thiago Silva fez falta sobre Cueva e também levou cartão amarelo. Aos 9 minutos, tabela entre Gabriel Jesus e Firmino levou perigo ao gol peruano, mas não foi aproveitada. 

Aos 11, Everton Cebolinha fez vários dribles em cima da zaga peruana e cruzou na cabeça de Firmino, que não aproveitou e jogou para fora. A pressão brasileira continuou, mas não intimidou o Peru, que optou por não se fechar, mesmo sem levar perigo para Alisson. 

Aos 22 minutos, Zambrano fez falta violenta em Gabriel Jesus e levou cartão amarelo. Aos 24, Gabriel Jesus fez falta, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso, saindo inconformado de campo, empurrando e quase derrubando a cabine do VAR . A expulsão motivou os peruanos que partiram para cima. Tite tirou Firmino e colocou Richarlison. Em seguida, tirou Coutinho e colocou Éder Militão. 

Aos 32, o técnico Gareca tirou Yotún e colocou Ruidiaz. Aos 38, Advincula fez falta forte em cima de Everton Cebolinha, parando o ataque brasileiro. Aos 40, saiu Carrillo para a entrada de Polo. Em seguida, aos 41, Everton Cebolinha foi trombado por Zambrano na grande área e o juiz marcou pênalti, após consultar o VAR. A cobrança coube a Richarlison, que chutou à direita de Gallese, que ainda foi na bola, mas não alcançou, chegando aos 3 x 1, levantando a torcida aos gritos de “É campeão”. 

Tite ainda fez mais uma substituição, colocando Allan no lugar de Everton Cebolinha. O Peru ainda tentou uma reação, mas não havia mais tempo, com a partida terminando aos 51 minutos. 

Festa e Bolsonaro 

A taça foi erguida pelo capitão Daniel Alves, que a recebeu das mãos de Alejandro Domingues, presidente da Conmebol, consagrando a festa brasileira no campo e nas arquibancadas. O presidente Jair Bolsonaro participou da comemoração. Antes, logo no início da partida, ele tomou lugar na tribuna de honra. Bolsonaro estava acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, da Economia, Paulo Guedes, da Cidadania, Osmar Terra, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. O senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, também estavam presentes. 

Antes da partida 

Para a festa de encerramento, o campo foi coberto com uma lona colorida e um palco com o formato da América do Sul foi montado no centro do estádio. A cantora Anitta se apresentou e cantou ao lado do porto-riquenho Pedro Capó. Ao final do show, ela homenageou o cantor e compositor João Gilberto, chamando-o de mestre. 


COMENTARIOS

Mais de Esportes

Série C

Luverdense perde para o Paysandu no Passo das Emas e é rebaixado para a Série D

Com o resultado, o Luverdense permanece em 9º lugar no grupo B, com 13 pontos.

15 de Agosto de 2019 as 22h17

Jogos Pan-Americanos

Presidente parabeniza atletas que participaram do Pan-Americano

Brasil fez a melhor campanha da história dos jogos e trouxe 171 medalhas para o país

14 de Agosto de 2019 as 15h38

Série C

Luverdense enfrenta Paysandu na 5ª pela Série C; se empatar está rebaixado

O Verdão do Norte e enfrenta o Paysandu (PA), nesta quinta-feira, às 19h, no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.

13 de Agosto de 2019 as 23h48

Competição Esportiva

Inscrições da Copa Cidade Viva de Futebol de Base estão abertas

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até dia 27 de agosto.

13 de Agosto de 2019 as 14h17

Competição Esportiva

Copa Cidade Viva de Futebol será realizada em Lucas do Rio Verde

A competição reunirá atletas de base e visa a inclusão através do esporte

12 de Agosto de 2019 as 16h09

Jogos Pan-Americanos

Brasil confirma melhor campanha em Jogos Pan-Americanos

Brasil conquistou 171 medalhas sendo 55 de ouro.

12 de Agosto de 2019 as 12h53

Série C

Luverdense perde mais uma na Série C; somente milagre para não rebaixar

O resultado deixa a equipe do Luverdense virtualmente rebaixada para a Série D em 2020.

12 de Agosto de 2019 as 12h17

Futebol Amador

Inscrições para Campeonato de Futebol Amador terminam nesta sexta-feira (09)

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Esporte e Lazer

08 de Agosto de 2019 as 10h53

Evento Esportivo

Inscrições para Campeonato de Futebol Amador terminam nesta sexta-feira (09)

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Esporte e Lazer

07 de Agosto de 2019 as 17h04

Série C

Luverdense empata com o Boa Esporte em Minas Gerais e chega a seis partidas sem vitória na Série B

O empate com o time mineiro também deixa os mato-grossenses na 9º posição, com 13 pontos, e ainda na zona de rebaixamento.

06 de Agosto de 2019 as 10h31

Convulsão em Campo

Gandula tem convulsão e deixa campo de ambulância durante jogo do Luverdense

Equipes se enfrentaram na noite desta segunda-feira pela Série C do Brasileirão; profissional foi medicado e encaminhado para a UPA

06 de Agosto de 2019 as 09h53

Série C

Luverdense joga hoje e precisa da vitória

Jogando fora de casa, no Estádio Melão, o Luverdense que está na penúltima colocação do grupo B, com 12 pontos, precisa da vitória para não se complicar mais do que ja está

05 de Agosto de 2019 as 11h47

Investigação

Polícia não indicia Neymar por estupro e agressão

Delegada concluiu inquérito na tarde desta segunda. MP tem 15 dias para oferecer denúncia, pedir arquivamento ou novas diligências.

30 de Julho de 2019 as 06h57

Futebol Sete

Ulec/Oba Oba Center e Brand Car/AM Ótica sagram-se campeãs do Municipal de Futebol Sete

Competição teve início na metade de junho com 40 equipes e reuniu cerca de 600 atletas

29 de Julho de 2019 as 15h28

Liga Mato-grossense de Futsal

Equipe luverdense se classifica para próxima fase da Liga Mato-grossense de Futsal

A primeira fase da competição foi realizada em Lucas do Rio Verde no fim de semana

29 de Julho de 2019 as 15h26

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO