Artigo

O gosto do seu cliente

Não parametrize seu cliente através dos seus gostos ou preferências

23 de Abril de 2019 as 21h 59min

Hoje eu quero falar sobre uma consultoria incrível que está presente no dia a dia da sua empresa e que talvez você esteja a negligenciar. O seu consultor mais “barato”, O SEU CLIENTE! E por que eu falo que é o mais barato? Porque ele está aí na sua empresa com frequência consumindo, satisfeito, insatisfeito, ou querendo algo diferente que o seu negócio, por não saber, não oferece.

E o que você simplesmente pode fazer? Perguntar. E você? Não faz! Fica aí tentando adivinhar o que seria A TAL necessidade do mercado que VOCÊ ainda não conseguiu desvendar que tem minado o seu negócio, sem saber o que fazer para reverter. Você fica aí sozinho, batendo cabeça, sofrendo com os prejuízos acumulados pela tentativa e erro de ideias que ora funcionam, ora não servem para nada.

Então a minha sugestão para você agora é: use essa consultoria tão rica de informações, especializada, barata e que ao mesmo tempo é o alvo que você precisa e quer atingir. Ouça o seu cliente! Eles têm muito a falar para você!

Isso pode ser feito através de uma pequena pesquisa de satisfação, como um formulário entregue a seu cliente com algumas perguntas para que ele responda e devolva a você, um espaço para que ele possa avaliar seus serviços ou produtos.

Existem vários formatos de pesquisas de satisfação que podem ser implementados no seu negócio, sendo aplicados e compilados para que uma vez por semana ou por mês possam ser analisados e medidos com o objetivo de coletar de forma sistematizada algumas informações, como, por exemplo, os pontos fortes da sua empresa, e que talvez possam ser o grande diferencial e segredo do seu negócio.

As pesquisas também servem para identificar rapidamente quais são as falhas que têm acontecido com frequência e que talvez tenham até levado o seu cliente a se desvincular. Convide o seu cliente por meio desta ferramenta a colaborar com sugestões e ideias que poderão edificar a sua empresa.

Use deste instrumento, existem milhares de formulários que poderão lhe servir como modelo nos sites de busca da internet. Este formato é legal, pois lhe permite, como disse acima, analisar com mais precisão e medir a sua evolução a partir dos dados tratados, ou, se não for assim, simplesmente ouça seu cliente, e isso pode ser feito no dia a dia de forma simples e informal, e com certeza você já poderá ter uma visão melhor do seu negócio.

O seu cliente é o seu maior e melhor professor, ele vai ensiná-lo e mostrar como atendê-lo da melhor forma. Você só precisa saber escutar e acolher isso. Nem sempre o que você acha que é excelente significa que é o que o seu cliente quer. Então, não parametrize seu cliente através dos seus gostos ou preferências. NÃO! Em vez disso, entenda do ponto de vista dele, e faça o seu negócio estar ali para servi-lo. Mas, é claro e muito importante, lembre-se que a análise e as respostas a essa demanda devem estar alinhadas com a essência e a identidade do seu negócio.

CYNTHIA LEMOS é psicóloga e coach


Fonte: Cynthia Lemos | Mídia News

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