Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

Fonte: Ramiro Azambuja | MT Agora
09 de Fevereiro de 2020 as 22h 54min

É preciso olhar para alguns números para entender o cenário. A queda da taxa Selic para 4,25% tem um impacto direto na oferta de financiamento imobiliário. Com essa redução, a Caixa Econômica Federal, maior financiadora do segmento, também cortou suas taxas e, em alguns casos, reduziu até 25% as parcelas do financiamento de imóveis.
 
Isso significa que tem mais gente comprando. Até novembro de 2019, o SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – já tinha registrado mais de R$ 70 bilhões investidos em aquisição e construção de imóveis.
 
Os números de lançamentos imobiliários cresceram quase 24% no último trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior, e as vendas cresceram 15,4% no mesmo período, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
 
Desde 2015 não se viam números tão positivos e esses são apenas alguns que nos permitem entender o momento. O que vale em âmbito nacional também se aplica em Mato Grosso. O cenário econômico sugere que 2020 é de retomada da recuperação econômica e isso representa uma boa oportunidade para compradores conseguirem negociações favoráveis e para investidores aumentarem a rentabilidade das suas aplicações.
 
Taxas de juros mais baixas, retorno de crédito ao mercado, potencial de rentabilidade maior estimulam a busca de imóveis como investimento e um nicho dos mais aquecidos é o de apartamentos menores e condomínios inteligentes, exemplo que vivenciamos na pele com o lançamento do conjunto habitacional VIDA Azaleias, em Lucas do Rio Verde. O empreendimento é um sucesso de vendas e já nos desafia, como empreendedores, a projetar novos lançamentos, para este ano, em outros municípios da região norte de Mato Grosso.
 
O fato é que os preços dos imóveis permanecem convidativos e ainda temos lastro para crescimento. A Fundação Getúlio Vargas estima que a demanda habitacional no Brasil é de 14 milhões de moradias até 2025 e elas não estão concentradas nos grandes centros, mas pulverizadas em todas as regiões do país.
 
Nós acreditamos nesse cenário e vamos continuar investindo no segmento por entender que, além das oportunidades de mercado, a construção civil ainda tem um componente muito importante para a economia da região, ou seja, gera emprego e melhora a qualidade de vida das famílias, desenvolvendo as cidades. É um ciclo virtuoso em que queremos estar e, apesar de ainda não podermos falar que está consolidado, já nos permite projetar um futuro cheio de oportunidades.
 
Ramiro Azambuja Diretor-Presidente da EMHA Construtora e Incorporadora


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

É tempo de fazer mais

A eleição ficou para trás, mas os compromissos permanecem

16 de Novembro de 2020 as 14h22

Artigo

Quando é a Black Friday?

As lojas têm sede de vender e os clientes querem bons produtos a preços relativamente baixos

15 de Outubro de 2020 as 14h35

Artigo

LGPD entra em vigor após muitos anos de discussões

Entrou vigor no último mês de setembro a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Após quase uma década de concepção e disputas para ser criada, a legislação regulamenta o tratamento de dados pessoais por parte de empresas públicas e privadas.

15 de Outubro de 2020 as 10h26

Artigo

A LGPD e a responsabilidade das empresas

Nunca foi tão importante saber como as pessoas pensam, se expressam e se comportam

07 de Outubro de 2020 as 20h06

Artigo

Taxa Selic e o mercado imobiliário

Pela nona vez consecutiva a taxa Selic foi reduzida, atingindo o índice de 2%, o menor patamar histórico do Brasil

19 de Agosto de 2020 as 16h51

Artigo

Lucas do Rio Verde: Uma grande cidade, feita de suor e coragem

Esses 32 anos só nos mostram o potencial de crescimento que ainda existe na região.

06 de Agosto de 2020 as 14h48

Artigo

Ferrogrão: do sonho à realidade

Entre as vantagens estão a capacidade de carga dos trens, menor custo em grandes distâncias, maior segurança em relação ao rodoviário, menor frete, entre outros fatores

06 de Agosto de 2020 as 14h41

Artigo

Aceleração digital e os impactos nos negócios

A internet permite que se tenha acesso a todos os produtos e serviços e instituiu, nos últimos três meses, novas formas de trabalho e atendimento das demandas nos negócios.

24 de Julho de 2020 as 13h49

Artigo

Doem alimentos: restaurantes, lanchonetes, hotéis, padarias, etc

Empresas, no final do dia, simplesmente descartavam sobras no lixo

09 de Julho de 2020 as 08h32

Artigo

Eleições 2020 - Não haverá coligação para candidatos a vereador?

Neste ano eleitoral a grande mudança a ser implantada é que não haverá coligação nas candidaturas proporcionais, ou seja, para vereadores. Leia o texto e entenda no essa mudança implica.

02 de Julho de 2020 as 13h40

Artigo

Trabalho, responsabilidade e transparência no combate à COVID-19

Os casos aumentaram e as medidas que tomamos nos últimos 15 também foram duras, mas entendemos que foram acertadas

02 de Julho de 2020 as 07h06

Artigo

O futuro de Mato Grosso é o etanol

Mato Grosso representa a maior área cultivada do país, com 5,4 milhões de hectares

01 de Julho de 2020 as 08h56

Artigo

A retomada da economia vem do agro

O agronegócio será o único setor a ter crescimento positivo no ano, com projeção de 2,5%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

22 de Junho de 2020 as 16h10

Artigo

Advogado tributarista revela o motivo que levou mais de 780 mil empresas à falência no Brasil durante a pandemia da covid-19

O advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins analisa os reais motivos que têm levado milhares de empresas durante a quarentena e a pandemia da covid-19.

22 de Junho de 2020 as 15h41

Artigo

A burocracia exacerbada nos Cartórios de Registro de Imóveis de MT

Muitas vezes o cidadão que necessita transmitir a propriedade imobiliária ou desmembrar seu imóvel e se depara com tais pendências de impossível solução

22 de Junho de 2020 as 15h31

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO