Artigo

Artigo: Importância do ‘propósito’ na empresa familiar

Durante o processo de sucessão, é fundamental que esse legado seja observado como um aliado nos processos de mudança

04 de Janeiro de 2019 as 21h 37min

Definir um propósito é saber dizer com clareza por que a sua empresa está fazendo o que faz e como ela quer impactar o mundo. Em outras palavras, é a sua razão de existir. Você tem essa resposta na ponta da língua?

Se não tem, é hora de ter! Na empresa familiar o processo de amadurecimento do propósito passa pelos valores. Estes são transferidos da família para a empresa, permeando todas as relações internas ou externas. Inclusive a família também tem um propósito, que vai além do negócio.

Durante o processo de sucessão, é fundamental que esse legado seja observado como um aliado nos processos de mudança. Porque a primeira coisa que a família empresária deve entender é que está tratando da sua identidade, dos conhecimentos e competências acumulados ao longo das gerações.

Obviamente é preciso saber como adaptar tudo isso ao mundo atual e encontrar um meio de agregar as tecnologias disponíveis à maneira como se faz negócios. Por isso, quanto mais a empresa conhece sua identidade e as suas competências, mais fácil é o processo de reinvenção e menores os riscos.

Você sabia que é possível inovar e manter o DNA da família empresária? Existem diferentes formas de se incrementar mudanças. Por isso é importante saber qual o ‘propósito’ da sua empresa, para entender até onde poderá ir. Ou seja, expandir fronteiras carregando tudo que foi construído e valorizado ao longo da trajetória.

Um exemplo muito positivo na governança familiar é o Grupo Stefani, que foi fundado em 1954 com o nome do seu criador, e atualmente está na sua terceira geração. Mesmo reunindo várias empresas dos setores de transporte rodoviário de cargas líquidas, comercialização e distribuição de combustíveis, o grupo que possui 620 colaboradores e sede em Canoas (RS), se mantém coeso, próspero e sólido.

Então, você me pergunta, como? Por meio do processo de governança familiar! Desde 2005 o grupo aderiu à gestão profissional da empresa para evitar que assuntos da família interferissem de modo inadequado sobre os negócios.

Com sede em Joinville, Santa Catarina, a NeoGrid Participações S.A., que está na sua segunda geração, passou por um caminho similar. Por ser uma empresa que atua no segmento de tecnologia global, com presença em cinco continentes, só conseguiu expandir mantendo seu legado, devido a um trabalho contínuo de governança familiar.

Por causa da grande diferença de idade entre o fundador e seus herdeiros, uma das alternativas foi investir numa forte formalização de processos e no desenvolvimento de um ambiente de confiança e transparência. Foram esses componentes, acompanhados de investimentos no desenvolvimento e retenção de seus ‘profissionais-chave’, que levaram a empresa a andar com as próprias pernas.

Um ponto em comum aos dois casos estão os benefícios e resultados positivos proporcionados pela adoção de boas práticas de governança em empresas de capital fechado, que passaram por um intenso processo de profissionalização e organização.

Neste mês de dezembro, comemora-se 40 anos do modelo dos três círculos, desenvolvido na Universidade de Harvard, em 1978, pelo Prof. Renato Tagiuri (falecido em 2011, aos 91 anos) e o estudante de doutorado John Davis para explicar as dinâmicas, distintas funções e potenciais tensões nos sistemas de empresas familiares.

Esse modelo é conceitual, simples e belo; mas apresenta os sistemas presentes na ambiência da família empresária: propriedade, família e gestão. É fundamental criar unidade entre eles, e o propósito pode ser um excelente combustível para a família crescer e progredir.

Com o encerramento de mais um ano e a chegada de um novo ciclo, somos convidados à renovação, por isso, que tal nos conectar ao propósito da nossa família e da nossa empresa?

Cristhiane Brandão, administradora pela UFMT, especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, 20 anos de experiência em Gestão e Estratégia para empresas familiares e sócia proprietária da Nunes Brandão Consultoria Empresarial & Empresas Familiares, crisbran@nunesbrandao.com.br.


Fonte: MT Agora

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Coluna

Lucas do Rio Verde: Investir para crescer

Uma pequena grande cidade no centro-norte de Mato Grosso. Prestes a completar 31 anos de emancipação político-administrativa, Lucas do Rio Verde traz na sua história grandes conquistas e títulos.

11 de Junho de 2019 as 21h07

Artigo

Organizar é Preciso

Cada negócio, família ou empresa possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e estudadas de forma aprofundada para traçar as melhores estratégias sejam elas sucessórias, tributárias ou empresariais

04 de Junho de 2019 as 09h40

Artigo

Gerenciamento do tempo de alta performance

A realização dos seus sonhos depende da forma como você gerencia o seu tempo

04 de Junho de 2019 as 09h38

Artigo

Viver bem é uma questão de perspectiva

O que podemos perceber é que, na verdade, a ajuda que necessitamos só pode partir de nós mesmos

04 de Junho de 2019 as 09h36

Artigo

Foro Privilegiado de mãe

Que os nossos filhos consigam entender nossas ausências e o nosso trabalho

12 de Maio de 2019 as 11h14

Artigo

"Eu fui perseguida desde o dia do registro da minha candidatura"

Senadora do PSL questiona voto de relator, diz que processo tem nulidades e que será absolvida no TSE

06 de Maio de 2019 as 10h16

Entrevista

A reforma trabalhista reduziu as "aventuras jurídicas", diz juíza

A juíza Dayna Lannes Andrade apontou os pontos positivos e negativos da reforma, em vigor há um ano

01 de Maio de 2019 as 10h55

Artigo

O gosto do seu cliente

Não parametrize seu cliente através dos seus gostos ou preferências

23 de Abril de 2019 as 21h59

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

Direito à liberdade de expressão nas redes sociais: quais os limites?

Direito Digital, Civil e Penal

11 de Abril de 2019 as 14h04

Artigo

O agronegócio e as recuperações judiciais

A agro é setor que mais apresentou pedidos de recuperação judicial

04 de Abril de 2019 as 09h51

Artigo

Lei Kandir e Funrual, o futuro do agro brasileiro

É preciso refletir sobre o efeito colateral das iminentes mudanças

04 de Abril de 2019 as 09h50

Artigo

Por que o INSS nega tantos benefícios?

Quais são seus direitos e as possíveis soluções?

29 de Março de 2019 as 17h10

Artigo

Redução de impostos em medicamentos

O Carf julgou o recurso de um hospital do Distrito Federal, que pedia o direito à reduzir o valor a ser pago do Pis e Cofins

29 de Março de 2019 as 09h20

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você faz uso do sistema Público de Saúde?

Sim

Não – Eu tenho Plano de saúde

Parcial
veja +

COTAÇÃO