A crise vai passar
As primeiras projeções preveem uma recuperação tímida ainda no segundo semestre e uma alavancada da economia em 2021.
Fonte: Ramiro Azambuja
07 de Abril de 2020 as 09h 29min

O físico Albert Einstein, um dos maiores gênios do Século XX, escreveu que “a crise é a maior benção que pode acontecer às pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias”.
No início de janeiro o mercado imobiliário via no horizonte uma esperança de retomada do crescimento. Os números, ainda que singelos, pela primeira vez nos últimos anos apontavam para o lado positivo.
Redução da taxa de juros, oferta de crédito, novos empreendimentos, preços convidativos, aumento de vendas. Era o melhor cenário dos últimos 5 anos para os segmentos de construção civil e imobiliário. Estávamos a todo vapor, cheios de planos e elevando as metas.
Menos de 60 dias depois estamos todos num outro cenário, no meio de uma crise e tentando entender o tamanho do impacto que terá para todos os segmentos.
O setor imobiliário é um dos primeiros a sentir a retração econômica porque a reação inicial das pessoas é deixar de fazer negócios e investimentos.
Mas sou um otimista inveterado e não quero aqui ficar falando dos problemas. Eles virão e precisaremos enfrenta-los. Assim como Einstein, eu acredito que todas as grandes crises geram também grandes oportunidades e devemos ficar atentos para encontrar as melhores soluções.
Para o segmento de construção e incorporação, vale lembrar que em momentos de instabilidade econômica as pessoas buscam ativos reais e os imóveis continuam sendo vistos como moeda forte. Se as pessoas não podem sair de casa, as empresas do setor precisam se modernizar e investir mais no potencial digital para exibir seus empreendimentos, receber documentos e efetivar negócios. A tecnologia vai mudar os processos de venda ou aluguel para facilitar a vida de todos, e essas mudanças vieram para ficar.
Para quem tem um recurso guardado e liquidez de caixa, essa pode ser uma boa oportunidade para negociar e adquirir um imóvel.
As primeiras projeções preveem uma recuperação tímida ainda no segundo semestre e uma alavancada da economia em 2021. Para construtoras ou consumidores, imóveis sempre são um bom investimento a longo prazo. A construção civil gera empregos e aquece a economia de maneira rápida. Acredito que as políticas para aquecimento do crédito serão reforçadas e facilitadas para que o setor possa ser retomado.
Ainda temos muitos desafios pela frente. Precisamos ficar atentos, avaliar as rápidas mudanças de cenários e tomar decisões embasadas. Mas podemos ter uma certeza: a crise vai passar, vai trazer novas oportunidades e o que aprendermos com ela será uma lição de vida. Como diria Einstein, “a única crise ameaçadora é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.
Ramiro Azambuja - Diretor-Presidente da EMHA Construtora e Incorporadora
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Coluna
É tempo de fazer mais
A eleição ficou para trás, mas os compromissos permanecem
16 de Novembro de 2020 as 14h22Quando é a Black Friday?
As lojas têm sede de vender e os clientes querem bons produtos a preços relativamente baixos
15 de Outubro de 2020 as 14h35LGPD entra em vigor após muitos anos de discussões
Entrou vigor no último mês de setembro a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Após quase uma década de concepção e disputas para ser criada, a legislação regulamenta o tratamento de dados pessoais por parte de empresas públicas e privadas.
15 de Outubro de 2020 as 10h26A LGPD e a responsabilidade das empresas
Nunca foi tão importante saber como as pessoas pensam, se expressam e se comportam
07 de Outubro de 2020 as 20h06Taxa Selic e o mercado imobiliário
Pela nona vez consecutiva a taxa Selic foi reduzida, atingindo o índice de 2%, o menor patamar histórico do Brasil
19 de Agosto de 2020 as 16h51Lucas do Rio Verde: Uma grande cidade, feita de suor e coragem
Esses 32 anos só nos mostram o potencial de crescimento que ainda existe na região.
06 de Agosto de 2020 as 14h48Ferrogrão: do sonho à realidade
Entre as vantagens estão a capacidade de carga dos trens, menor custo em grandes distâncias, maior segurança em relação ao rodoviário, menor frete, entre outros fatores
06 de Agosto de 2020 as 14h41Aceleração digital e os impactos nos negócios
A internet permite que se tenha acesso a todos os produtos e serviços e instituiu, nos últimos três meses, novas formas de trabalho e atendimento das demandas nos negócios.
24 de Julho de 2020 as 13h49Doem alimentos: restaurantes, lanchonetes, hotéis, padarias, etc
Empresas, no final do dia, simplesmente descartavam sobras no lixo
09 de Julho de 2020 as 08h32Eleições 2020 - Não haverá coligação para candidatos a vereador?
Neste ano eleitoral a grande mudança a ser implantada é que não haverá coligação nas candidaturas proporcionais, ou seja, para vereadores. Leia o texto e entenda no essa mudança implica.
02 de Julho de 2020 as 13h40Trabalho, responsabilidade e transparência no combate à COVID-19
Os casos aumentaram e as medidas que tomamos nos últimos 15 também foram duras, mas entendemos que foram acertadas
02 de Julho de 2020 as 07h06O futuro de Mato Grosso é o etanol
Mato Grosso representa a maior área cultivada do país, com 5,4 milhões de hectares
01 de Julho de 2020 as 08h56A retomada da economia vem do agro
O agronegócio será o único setor a ter crescimento positivo no ano, com projeção de 2,5%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.
22 de Junho de 2020 as 16h10Advogado tributarista revela o motivo que levou mais de 780 mil empresas à falência no Brasil durante a pandemia da covid-19
O advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins analisa os reais motivos que têm levado milhares de empresas durante a quarentena e a pandemia da covid-19.
22 de Junho de 2020 as 15h41A burocracia exacerbada nos Cartórios de Registro de Imóveis de MT
Muitas vezes o cidadão que necessita transmitir a propriedade imobiliária ou desmembrar seu imóvel e se depara com tais pendências de impossível solução
22 de Junho de 2020 as 15h31