Estudo

Pesquisa mostra as tendências das comidas do futuro

O estudo foi encomendado por uma multinacional do setor de panificação, confeitaria e chocolate e foi feito pelo Instituto de Pesquisa Ipsos.

Fonte:Fonte: Ludmilla Souza | Agência Brasil
06 de Julho de 2019 as 22h 33min

Chocolate com grilo, hot dog de banana e comida sustentável. Esses são alguns dos sabores da gastronomia do futuro, que foram apresentados durante o evento Taste Tomorrow Brasil, realizado em São Paulo nesta semana. O evento mostrou também diferentes sabores da Ásia, Oriente Médio e de lugares desconhecidos da América do Sul. 

Além das comidas, o evento apresentou uma pesquisa com as tendências gastronômicas do Brasil e do mundo. O estudo foi encomendado por uma multinacional do setor de panificação, confeitaria e chocolate e foi feito pelo Instituto de Pesquisa Ipsos. O levantamento mediu o que as pessoas esperam desse setor em 2030. De acordo com os dados, 73% dos brasileiros gostam de provar novas texturas alimentares, 59% buscam “pratos bonitos aos olhos” e 57% buscam pelo sabor. As perguntas foram feitas para mais de 17 mil consumidores, em 40 países. No Brasil a pesquisa foi feita com 1,2 mil pessoas. 

Nas regiões da Ásia, Oriente Médio e América do Sul os consumidores estão mais otimistas que a comida ficará mais saborosa no futuro – em 2030. No Brasil, 39% dos entrevistados opinam que a comida ficará mais saborosa, 45% dizem que será a mesma coisa e 16% afirmam que a comida ficará menos saborosa. 

Ainda sobre o sabor dos alimentos, a pesquisa mostra que ele continua entre os três principais quesitos de escolha de um produto nos segmentos de panificação, confeitaria e chocolate. O preço ficou na segunda posição como um dos fatores decisivos no momento da compra. O cheiro também é um fator que encoraja os consumidores a comprarem e provarem o pão. Além disso, a pesquisa aponta que comidas com texturas diferentes são mais atraentes. Assim, a textura se tornou um componente chave quando o assunto é sabor, pois proporciona uma nova experiência ao consumidor. 

A pesquisa mostra ainda que 87% dos brasileiros entrevistados concordam que o aroma faz com que as pessoas queiram comprar ou experimentar pães; 73% dos brasileiros entrevistados gostam de provar comida com texturas diferentes e 59% dos brasileiros acreditam que a comida ‘bonita aos olhos’ é também saborosa. 

Comida saudável 

Globalmente, os consumidores acreditam que a comida ficará mais saudável no futuro. Consumidores da Ásia e do Pacífico são os mais otimistas se comparados a outras regiões. No Brasil, 36% dos entrevistados disseram que a comida será mais saudável no futuro, número maior que a expectativa global, que ficou em 34%. Ainda no Brasil, 33% das pessoas acham que será a mesma coisa e 30% acreditam que a comida será menos saudável. 

Segundo a pesquisa, muitos consumidores estão procurando triar alguns ingredientes de seus alimentos, como o açúcar, em busca de saúde. Da mesma forma, esses mesmos consumidores estão incluindo ingredientes que acreditam ser mais saudáveis em seus cardápios, como proteína e fibras. 

O levantamento mostra que 80% dos entrevistados no Brasil acreditam que diminuir o açúcar é benéfico para a saúde; 83% dos brasileiros entrevistados concordam que fibra tem um efeito positivo na digestão; 74% dos brasileiros concordam que adicionar ingredientes na panificação – como proteínas e fibras – é algo bom para saúde e 76% dos brasileiros acreditam que remover gordura é saudável. 

Comida fresca 

De acordo com a pesquisa, entre as regiões analisadas existe uma grande diferença nas expectativas sobre o frescor dos alimentos. Enquanto na Ásia e Pacífico 47% dos consumidores acreditam que a comida será mais fresca em 2030, na Europa apenas 19% dos entrevistados pensam assim. No Brasil, 32%, opinam que a comida será mais fresca no futuro, 34% acham que será a mesma coisa e 34% acham que a comida será menos fresca em 2030. 

Comidas frescas mantém a percepção de mais qualidade se comparada a comidas embaladas. No Brasil, 81% dos entrevistados acreditam que a comida que você mesmo faz é mais fresca que a comprada, mas 62% concordam que hoje em dia é mais fácil comprar comida fresca.     


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Ciência e Saúde

Boas Práticas

Vacina da AstraZeneca/Oxford recebe certificação de boas práticas da Anvisa

A avaliação foi divulgada dez dias antes da previsão inicial de publicação

24 de Dezembro de 2020 as 06h08

Saúde

'Jamais esteve sob análise privatizar o SUS', diz Guedes

Ministro falou na audiência virtual da Comissão Mista do Congresso

29 de Outubro de 2020 as 18h22

Revalida

Inep registra mais de 15 mil candidatos inscritos na revalidação de diploma médico em 2020

Inscrições aumentaram 114% em relação à última edição, em 2017

28 de Outubro de 2020 as 22h47

Saúde Mental

O SESMT previne doenças mentais no ambiente de trabalho

Saúde ocupacional também engloba doenças mentais como ansiedade, depressão e estresse

02 de Setembro de 2020 as 14h57

Doença Rara

Mãe faz vaquinha online para comprar medicamento de R$ 12 milhões para o filho com doença rara

Enzo tem Amiotrofia Muscular Espinhal (AME). Atualmente, ele faz tratamento com remédio fornecido pelo SUS, mas, segundo a mãe, existe uma medicação mais avançada.

29 de Julho de 2020 as 08h10

Prevenção Covid-19

Máscara que mata novo coronavírus é desenvolvida em Portugal

Equipamento inativa até 99% do SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e mantém características mesmo depois de 50 lavagens, diz estudo que comprovou eficácia

27 de Julho de 2020 as 14h31

Teste Covid-19

ANS consegue suspender medida que obrigava planos a cobrir teste de coronavírus

A decisão é temporária.

14 de Julho de 2020 as 23h28

Método de Ventilação

A médica brasileira que contraiu covid-19 e foi salva pelo método de ventilação que ela ajudou a criar

Carmen Valente Barbas é conhecida internacionalmente por sua contribuição para o aperfeiçoamento de técnicas de ventilação mecânica

14 de Julho de 2020 as 23h02

Imunidade

Imunidade contra Covid-19 não é garantida após 1º contágio e pode ser perdida em três meses

A descoberta poderia complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz de longo prazo

14 de Julho de 2020 as 22h58

Cartão de Crédito

Coronavírus transformou para sempre a forma de usar o cartão de crédito

Pagamentos por aproximação ganham força durante quarentena

14 de Julho de 2020 as 22h46

Saúde

Problemas de saúde de motoristas contribuem para acidentes em estradas

Em cinco anos 250 mil acidentes foram registrados em rodovias federais

12 de Setembro de 2019 as 15h35

Saúde

Ministério da Saúde antecipa campanha de combate ao Aedes aegypti

Objetivo é mobilizar mais a população no período da seca

12 de Setembro de 2019 as 15h31

Saúde

Em um ano, incidência da dengue no país aumenta 600%

O Ministério da Saúde informou hoje (11) que, de 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país.

11 de Setembro de 2019 as 13h30

Saúde

Termina na terça consulta sobre novo tratamento de HIV-Tuberculose

Segundo o Ministério da Saúde, a chance de uma pessoa que vive com HIV ter tuberculose é 25 vezes maior que uma pessoa sem HIV.

07 de Setembro de 2019 as 17h30

Saúde

Rio aguarda análise que pode confirmar 22º caso de sarampo no estado

Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza e mal-estar intenso.

06 de Setembro de 2019 as 14h43

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Você pretende tomar a vacina contra o Coronavírus?

Sim

Não

Ainda não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO