Audiência Pública

Usina Termoelétrica da FS Bioenergia terá capacidade para atender 50 mil residências em Lucas do Rio Verde

Audiência Pública foi realizada com exposição de estudos sobre o empreendimento

Fonte: Robson Alex | MT Agora
18 de Setembro de 2019 as 23h 17min

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 18, no auditório do Sindicato Rural em Lucas do Rio Verde uma audiência  com apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Usina Termoelétrica (UTE) Fs Bioenergia.

A exposição dos estudos sobre o empreendimento foi feito a todos os presentes como produtores rurais, autoridades e membros do poder legislativo, executivo e judiciário. 

Para o Promotor de Justiça Leonardo Moraes a apresentação do estudo apresentado pela FS mostrou a preocupação em atender a todos os requisitos para se ter o licenciamento ambiental “nós enquanto Ministério Público participamos da audiência para assimilar o estudo feito pela FS juntamente com a SEMA para analisar quais são os impactos ambientais e eventuais as medidas mitigadoras e também atendendo ao princípio do desenvolvimento sustentável como foi informado aqui a respeito do avanço econômico e socioeconômico a respeito desse empreendimento”.

Leonardo pontuou ainda sobre a legislação ambiental que vem sendo cumprida pela FS “Não houve nenhum questionamento, a FS vem cumprindo a legislação ambiental e realizou o estudo de impacto ambiental e esse relatório são estudos aprofundados, estudo composto de uma grande carga de normas técnicas e a SEMA que o órgão de controle acompanhando de perto analisando toda essa documentação e se estiver de acordo com a legislação as licenças serão emitidas”. Declarou o promotor.

O presidente da OAB de Lucas do Rio Verde Ednilson Zanardini Menezes relatou a preocupação da FS em realizar a audiência e esclarecer toda as duvidas da sociedade, “Nós enxergamos essa transparência do empreendedor vim fazer uma audiência pública, explicar com riqueza de detalhes para a população, ficou muito bem explicado que é uma grande responsabilidade ambiental, que eles vem tomando todas as precauções necessárias, vem se aproveitando dos resíduos passando pra população da agricultura familiar e isso nos tranquiliza pois temos a convicção que o empreendimento é sustentável é de grande responsabilidade ambiental, civil e que traz só benefício pra população luverdense”. Declarou Ednilson.

O gerente de Desenvolvimento estratégico da FS Bioenergia Eduardo Motta avaliou de forma positiva a realização da Audiência em Lucas do Rio Verde “No nosso entendimento foi uma noite muito produtiva, um fórum muito bom para promover e divulgar a sustentabilidade da produção de etanol de milho, discutimos mais um tema e um avanço no processo de licenciamento que consagra na conclusão dos nossos investimentos no município, discutimos muito com a comunidade sobre o que é a conclusão dessa obra e no nosso entendimento foi muito satisfatório.” Afirmou.

Eduardo foi enfático ao falar sobre os avanços da produção de biocombustível em Lucas do Rio Verde “Um dos grandes avanços da produção de biocombustível do cereal de milho é exatamente a gente ter o ciclo praticamente fechado, a produção é muito sustentável a gente tem alguns efluentes e poucos resíduos a empresa tem todo cuidado apesar de ser pouco resíduos nós orientamos que ele é um produto riquíssimo para utilizar como fertilizante para lavoura, produto que compõe bem as indústrias de compostagem também que produzem também fertilizantes, temos uma parceria com o município no encaminhamento para agricultura familiar para produção de hortifrúti, mas também fornecemos para produtores de lavoura seja ele soja , milho e algodão”. Finalizou.

O Superintendente Licenciamento da SEMA Valmi Lima elogiou o projeto “Nós temos um empreendimento que faz aproveitamento dentro de uma indústria então ele já tem a geração de vapor e essa indústria especificamente ele vai fazer o aproveitamento desse vapor, então, do ponto de vista ambiental, são impactos ambientais que são conhecidos, são impactos ambientais previstos, totalmente mitigáveis e que um bom controle operacional da indústria não vai afetar o meio ambiente de forma deletéria, agente vê como um empreendimento que gera emprego, renda e joga a energia elétrica no sistema com poucos impactos ambientais negativos.“

Lucas do Rio Verde irá ter a estrutura energética necessária para atrair mais indústrias e grandes investidores que desejam montar o seu negócio no município, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Márcio Albieri fez uma explanação de como a cidade está preparada para este crescimento e a implantação dessa termoelétrica irá fomentar ainda mais o processo “Que venha os investimentos conforme está sendo anunciado e dessa forma preservando o meio ambiente e a sustentabilidade; Quando os outros industriais e empresas de outros estados olharem em busca de municípios para se instalarem, Lucas do Rio Verde terá energia de sobra para a possível ampliação da indústria, pois o município conta além da Usina Hidrelétrica Canoa Quebrada agora teremos essa termoelétrica que só ela irá gerar energia para 50 mil residências, então, teremos em Lucas do Rio Verde energia elétrica de sobra, os industriais do Brasil terão a convicção que aqui tem toda estrutura necessária para montar suas indústrias, fábricas e empresas, Lucas é a Capital da Agroindústriae essa termoelétrica é prova da preocupação com a matriz energética necessária”.

Na quinta-feira, 19 será realizada a audiência no município de Sorriso confira:
Data: 19 de setembro de 2019.
Hora: 19:00 horas.
Local: Auditório do Sindicato Rural de Sorriso.
Endereço: Avenida Luiz Amadeu Lodi, Centro Sul, Sorriso/MT


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Bairro Bom Jesus

O sonho do bairro Bom Jesus está próximo de ser realizado

A regularização do bairro está em fase final e já foi protocolada no cartório

26 de Maio de 2020 as 19h37

Rede Municipal

Com mais de 130 novas salas de aula, infraestrutura da rede municipal de Lucas do Rio Verde terá crescimento de 60%

Pacote de obras representa o maior investimento já feito em infraestrutura no setor educacional

26 de Maio de 2020 as 19h32

Nova Ala

Nova ala infantil da Escola Aureliano será oficialmente entregue em Sorriso

Amanhã (27), a celebração pelos 34 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso segue com foco na educação.

26 de Maio de 2020 as 16h08

Transmissão Ao Vivo

Prefeitura de Sorriso fará transmissão ao vivo da audiência de Demonstração das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre

A Administração Municipal de Sorriso, atendendo as determinações Federais em relação aos cuidados na prevenção ao Covid 19 e primando pela transparência, fará uma transmissão ao vivo da audiência pública de Demonstração e Avaliação das Me

26 de Maio de 2020 as 16h05

Festival Gastronômico

Confira os estabelecimentos e pratos que fazem parte do 1º Festival Gastronômico e Delivery Sabores de Sorriso

Confira os estabelecimentos e pratos que fazem parte do 1º Festival Gastronômico e Delivery Sabores

26 de Maio de 2020 as 16h01

Atendimento

Hospital de Campanha em Sorriso já ultrapassa os 500 atendimentos em 10 dias de funcionamento

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde e Saneamento apontou que, até o final do expediente de segunda-feira (25), o Hospital de Campanha havia atendido 537 pessoas.

26 de Maio de 2020 as 15h58

Cidadão Honorário

Vereadores aprovam uma indicação e a concessão de três títulos de Cidadão Honorário

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (25), em sessão ordinária, a Indicação n. 23/2020 e os Projetos de Decreto Legislativo n. 10, 11 e 12, que concedem títulos de "Cidadão Honorário".

26 de Maio de 2020 as 15h43

Alteração

Procon altera horário de atendimento a partir da próxima segunda-feira

O novo expediente será das 7h às 11h e das 13h às 17h

26 de Maio de 2020 as 15h36

Expolucas 2020

Comissão Organizadora confirma cancelamento da Expolucas 2020

A motivação é o período de incertezas devido à pandemia pelo Covid-19

26 de Maio de 2020 as 13h20

Semec

Semec realiza cadastro online de produtores culturais em Sorriso

ncluir todos os produtores culturais em uma única plataforma de dados. Esse é o objetivo da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) ao disponibilizar o Cadastro Cultural para preenchimento online.

26 de Maio de 2020 as 09h35

Capacitação

SEMAS dá continuidade ao trabalho de capacitações para os servidores de Sorriso

A Secretaria de Assistência Social dá continuidade a uma série de capacitações voltadas para os servidores.

26 de Maio de 2020 as 09h32

Mutirão

Segunda etapa do Mutirão contra a dengue começa na região norte da cidade

Começa nesta terça-feira, 26, a segunda etapa do Mutirão de Limpeza "Bota Fora" que vai atender a região norte da cidade.

26 de Maio de 2020 as 09h28

Acidente

Motociclista sem CNH fica ferido em acidente no Bairro Bandeirantes em Lucas do Rio Verde

Nesta segunda-feira (25), a PM foi acionada para atendimento de uma ocorrência de acidente de trânsito que teria ocorrido na Rua dos Narcisos, no Bairro Bandeirantes.

26 de Maio de 2020 as 09h13

Doação

BRF realiza doações de alimentos, EPIs e testes para combater os efeitos do Coronavírus em Lucas do Rio Verde

A cidade de Lucas do Rio Verde (MT) está recebendo doações da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, para auxiliar no combate ao Coronavírus.

26 de Maio de 2020 as 09h09

Exames Laboratoriais

Consórcio de Saúde abre credenciamento para empresas interessadas em ofertar exames laboratoriais

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires está com edital de licitação aberto para o credenciamento de empresas interessadas na prestação de serviços especializados na área de exames laboratoriais.

26 de Maio de 2020 as 09h05

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO