Cronograma

UFMT apresenta cronograma para execução do projeto do campus de Lucas do Rio Verde

Processo ficará pronto até o final do mês para que possa ser protocolado no Ministério da Educação no início de outubro

Fonte: CenárioMT
21 de Setembro de 2020 as 19h 36min

Foto Por Internet

  Menos de um ano depois da concretização do sonho de ter o campus avançado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Lucas do Rio Verde poderá ver aprovado o projeto para instalação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município. O cronograma para execução do projeto de implantação foi entregue pelo próprio reitor da instituição, Evandro Soares da Silva, na tarde da última sexta-feira, 18, no Paço Municipal.

  Conforme o roteiro apresentado, tudo indica que até o início de outubro a proposta será enviada para apreciação do Ministério da Educação e, uma vez aprovada, seguirá para o Ministério da Economia e o Congresso Nacional para dar andamento aos trâmites finais.


  A reunião de trabalho contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento Humano, Gílson Pedro Pelicioni, da secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, do professor Roberto Perillo, designado pela UFMT para coordenar o projeto de implantação, do pró-reitor da UFMT de Sinop, Roberto Carlos Beber, do engenheiro Adriano Aparecido de Oliveira, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, da secretária adjunta de Educação, Kátia Cantão Mundim, e das assessoras técnicas Izana Néia Zanardo, Loren Morita e Jéssica Cristina Scherwinski.

  Segundo o reitor Evandro Silva, esse foi mais um passo importante para o avanço das negociações entre a instituição e o Executivo local para concretizar a instalação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde.

  “Esta foi uma reunião de trabalho onde a gente trouxe aqui a execução de um cronograma físico dos projetos pedagógicos, do projeto arquitetônico, colocando as propostas e, principalmente, vislumbrando a questão do planejamento para execução da obra. Tudo isso para que possamos compilar todas essas informações e encaminhar um documento para o Conselho Diretor da UFMT e, uma vez aprovado esse projeto, encaminhá-lo para o MEC para que num futuro muito próximo tenhamos aqui em Lucas do Rio Verde um campus da UFMT de forma presencial”, explica.

  Em sua opinião, até o início de outubro será possível protocolar a proposta no Ministério da Educação para que se houver alguma necessidade de modificação e o órgão devolver o processo, no menor prazo tudo seja resolvido para aprovação do projeto político-pedagógico e também do projeto da proposta do campus.

  ”Depois de aprovado pelo MEC, segue para o Ministério da Economia e o Congresso Nacional para aprovação e definição de um orçamento para contratação de professores, de técnico administrativos e de um orçamento adicional para custeio do campus. Se tudo der certo, já será possível abrir o vestibular para que os alunos possam ingressar e a gente dar o prosseguimento no ensino, na pesquisa e na extensão do novo campus”, destaca.

  O projeto apresentado prevê a implantação de três cursos iniciais a partir de uma pesquisa de mercado e de demanda social da região encomendada pelo próprio Poder Executivo. “Assim, temos três cursos propostos priorizados, que são engenharia de produção agroindustrial, administração e ciência da computação e temos ainda mais sete cursos que, ao longo do tempo, poderão ser implantados”, observa.

  A secretária Cleusa Marchezan De Marco lembra que a tramitação do processo dentro da UFMT vem desde 2018 e que de lá para cá, graças ao empenho do próprio reitor e de sua equipe e do esforço da administração local e da equipe da Secretaria de educação, já foram cumpridos vários protocolos que o MEC exige que sejam providenciados e encaminhados por meio da própria Universidade, como documentos sobre infraestrutura, projetos pedagógicos, definição dos cursos, levantamento da demanda, entre outros.

  “Hoje fizemos uma avaliação do tempo necessário para finalizar todos os protocolos com os documentos que o MEC exige para a tramitação dentro do próprio ministério para implantação do campus em Lucas do Rio Verde. Acreditamos que até o final de setembro teremos todos os documentos necessários e, possivelmente, no início de outubro vamos protocolar o processo no MEC para solicitar a autorização para implantação do campus local”, disse.

  Para ela, a vinda da UFMT representará a realização de um sonho de décadas da sociedade luverdense e vai contemplar a juventude com mais uma universidade pública e gratuita que vai contribuir enormemente para o avanço do desenvolvimento econômico que já se prenuncia com a chegada da ferrovia.

  “Precisamos contar também com os cursos da UFMT para qualificar os nossos trabalhadores e jovens que vão adentrar no mercado de trabalho e para consolidar Lucas do Rio Verde como polo educacional e Cidade do Conhecimento”.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Batida Frontal

Duas pessoas ficam presas às ferragens em batida entre Strada e carreta

Acidente ocorreu na tarde de quarta-feira (28), na MT-485, próximo a Lucas do Rio Verde

29 de Outubro de 2020 as 08h10

Fiscalização

Obra paralisada em escola de Sinop é fiscalizada por deputado

O deputado Ulysses Moraes (PSL) realizou uma fiscalização em uma obra paralisada no município de Sinop.

26 de Outubro de 2020 as 12h19

Danos Materiais

Acidente é registrado na estrada do campinho verde em Lucas do Rio Verde-MT

O veículo Fiat Strada, cor branca era conduzido por um jovem de 19 anos

24 de Outubro de 2020 as 07h06

Qualificação

Profissionais de saúde e segurança pública participam de curso de atendimento a tentativas de suicídio

O objetivo é capacitar os profissionais com aulas teóricas e práticas para intervenção baseada em escuta e diálogo

23 de Outubro de 2020 as 15h40

Aulas Presenciais

Prefeitura libera volta às aulas em escolas particulares, festas e abertura de espaços públicos em Rondonópolis (MT)

Reuniões, comemorações e festas em locais abertos também estão autorizadas com até 300 pessoas.

23 de Outubro de 2020 as 14h01

Coronavírus

Fotógrafo morre com Covid-19 após mais de 20 dias internado em Cuiabá

Lenine trabalhou na Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo de Mato Grosso por 42 anos.

23 de Outubro de 2020 as 13h58

Procura

Bombeiros continuam a procura de jovem desaparecido no Rio Verde

As buscas foram retomadas por volta das 08h desta sexta-feira (23).

23 de Outubro de 2020 as 13h43

Roubo

Homem é detido logo depois de provocar batida com Hilux roubada

Viatura da PM se envolveu na batida entre a caminhonete roubada e um carro de passeio. Criminoso foi preso logo em seguida

23 de Outubro de 2020 as 13h18

Apreensão

Polícia Militar apreende adolescente com drogas e rádio na frequência da polícia em Sinop

O adolescente foi encaminhado a delegacia de polícia onde ficará a disposição da justiça.

23 de Outubro de 2020 as 13h16

Chuva

Vento forte seguido de chuva causa prejuízos em Lucas do Rio Verde

A tarde de quinta-feira (22) iniciou com ventos fortes em alguns bairro da cidade de Lucas do Rio Verde-MT, causando danos materiais e queda de árvores.

22 de Outubro de 2020 as 18h25

Traficando

Casal é pego traficando droga em Sinop

Na casa do suspeito, os agentes encontraram sua companheira, uma adolescente. Ela realizava a mistura da droga com ácido bórico e água boricada

22 de Outubro de 2020 as 18h13

Ameaça

Suspeito ameaça matar a esposa é preso pela Polícia

Os policiais constataram que o suspeito apresentava sinais de embriaguez.

22 de Outubro de 2020 as 18h04

Desaparecimento

Jovem de 21 anos desaparece durante banho no Rio Verde em Lucas do Rio Verde

O possível afogamento ocorreu em um local conhecido como “pedreira”.

22 de Outubro de 2020 as 17h56

Estupro

Pai acorda a filha de madrugada e a estupra na capital de Mato Grosso

Um homem de 42 anos estuprou a própria filha de 15 anos, na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá.

22 de Outubro de 2020 as 17h50

Temporal

Temporal assusta moradores e deixa vários estragos em Sinop

Quedas de energia foram registradas em bairros do município

22 de Outubro de 2020 as 13h21

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Por causa da pandemia do coronavírus, você irá votar no próximo dia 15 de novembro?

Sim

Não

Ainda não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO