Trilhas Formativas

Trilhas Formativas capacitará professores de Matemática da rede municipal de Lucas do Rio Verde

Desempenho na área tem ficado aquém dos indicadores médios de proficiência do segundo colocado no Ideb de Mato Grosso

Fonte: Neri Malheiros | Ascom Prefeitura
28 de Fevereiro de 2020 as 08h 14min

De um lado, duas conceituadas instituições estaduais que têm a promoção do ensino e da pesquisa e a difusão de saberes como missão. De outro, um município conhecido no Brasil inteiro pela qualidade educacional, mas que, do mesmo modo que a regra em quase a totalidade do mundo, enfrenta sérios problemas com o ensino-aprendizagem de Matemática.

A busca de solução foi apresentada nesta quarta-feira, 26, no auditório do Paço Municipal, quando a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por intermédio da Secretaria de Educação, e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat/Barra do Bugres) e a Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen) assinaram o termo de cooperação para a implantação do Programa Trilhas Formativas para os Professores que Ensinam Matemática.

O curso de formação continuada para 186 docentes se estenderá de março a novembro de 2020, com 126 horas de formação presencial e 154 horas semipresencial, oficinas formativas e um seminário, e tem o objetivo de melhorar os níveis de proficiência dos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino. Além disso, deverá implementar em suas práticas pedagógicas sequências didáticas e projetos de ensino que sejam convergentes com as habilidades das cinco unidades temáticas do Documento de Referência Curricular (DRC) de Lucas do Rio Verde para os alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação vem monitorando e buscando aprimorar a aprendizagem de Matemática dos estudantes ao final das etapas de alfabetização, 5° e 9° anos visto que os indicadores evidenciam que 68% dos alunos de 5° ano são proficientes e que no 9º ano somente um terço deles atingiu esse nível de aprendizado, um desempenho bem abaixo da expectativa e dos índices médios alcançados na avaliação geral de Lucas do Rio Verde, que obteve a segunda colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as redes municipais ensino do estado de Mato Grosso.

“Estamos indo na contramão de escolas do país inteiro que têm aceitado as propostas de empresas da área educacional que oferecem suas apostilas com os novos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular. Este seria o caminho mais fácil, porém, optamos por fazer esta parceria que nos dará a oportunidade de trabalhar juntos com o documento elaborado coletivamente pelos profissionais da própria rede e a partir da realidade local para construirmos apostilas com conteúdos específicos e voltados às nossas necessidades”, explica a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.      

Para o diretor Político-pedagógico e Financeiro em exercício da Unemat/Sinop e presidente da Faepen, Adil Antonio Alves de Oliveira, assim como a parceria firmada para lançar o Programa Alfabetiza Lucas, em janeiro deste ano, também como parte das Trilhas Formativas, o novo curso permite que as duas instituições (Unemat e Faepen), desempenhem, na prática, seu verdadeiro papel. “Lucas do Rio Verde representa uma referência educacional no estado e, provavelmente no país, e essa troca de saberes para trabalhar com uma discrepância que não faz parte apenas da realidade local apenas comprova que se trata de um município que tem um olhar diferente sobre o ensino”, destaca.   

Coordenador do Programa Trilhas Formativas e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (Gepeme/Unemat), o professor Márcio Urel Rodrigues estabeleceu a data de 13 de agosto como prazo de entrega dos nove cadernos didáticos de Matemática para o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) cujos teores deverão ser condizentes com as 247 habilidades da BNCC. “Para deixar de ser visto como um bicho-de-sete-cabeças, o ensino de Matemática precisa deixar de lado a metodologia de reprodução em sala de aula, completamente distanciada do cotidiano dos estudantes. O aluno somente será protagonista quando a Matemática se basear em suas próprias vivências, naquilo que de fato for útil em seu dia a dia”, defende.  


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Lucas do Rio Verde: Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, dia 30

Grupo de risco deve manter isolamento domiciliar

27 de Março de 2020 as 20h59

Medidas Necessárias

Prefeitura de Lucas do Rio Verde dispõe de estrutura para acolher moradores de rua

A medida foi tomada para reduzir o risco de contágio por Coronovírus

27 de Março de 2020 as 20h51

Entrega

Escolas municipais concentrarão entrega de kits alimentícios para beneficiários do Bolsa Família com filhos matriculados na rede

Cadastrados precisarão apresentar documento pessoal com foto e cartão de inscrição no programa do governo federal

26 de Março de 2020 as 17h49

Assalto

Homem é preso após assaltar farmácia em Sinop

Policiais militares de Sinop (a 500 km da Capital) prenderam na noite desta quarta feira (25-03), um jovem por roubo a uma farmácia, no bairro Jardim Palmeira

26 de Março de 2020 as 14h06

Carcere Privado

Polícia Militar de Rondonópolis liberta família de cárcere privado

Policiais militares do 5º BPM e da Força Tática de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) libertaram na noite desta quarta-feira (25.03), três pessoas que eram mantidas reféns por dois homens, no bairro Jardim do Parque

26 de Março de 2020 as 13h52

Ronda Policial

Em ronda, PM identifica aglomeração de pessoas e conduz dono de veículo que mantinha som alto

Policiais militares do 3º Batalhão conduziram à delegacia um homem na noite desta quarta-feira (25.03), por descobrir as orientações de evitar a aglomeração de pessoas devido a contaminação por coronavírus , no bairro São Carlos, em Cuiabá.

26 de Março de 2020 as 13h38

Incêndio

Veículo com galões de gasolina no porta-malas pega fogo em Nova Mutum

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Mutum – MT foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio a veículo na tarde dessa quarta-feira (25).

26 de Março de 2020 as 13h26

Estado Grave

Soldado da PM com leucemia é internado em estado grave em Cuiabá e precisa de doação de plaquetas

O soldado da Polícia Militar Dirceu Batista Gomes, de Tangara da Serra, a 242 km de Cuiabá, diagnosticado com leucemia, foi internado em um hospital particular da capital com insuficiência respiratória e precisa de doação de plaquetas.

26 de Março de 2020 as 13h20

Coronavírus

Ministro da Saúde contraria Bolsonaro: se esse vírus não gostasse de calor, Cuiabá estaria bem

Cuiabá segue no topo da lista de cidades com casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso, com 6 pacientes infectados até o momento

26 de Março de 2020 as 13h15

Comitê Econômico

Prefeito Binotti cria Comitê Econômico de Enfrentamento ao Coronavírus

O Decreto Municipal nº 4.686/2020 também inclui novos integrantes ao comitê já existente

26 de Março de 2020 as 11h29

Curso Técnico

Inscrições para seleção do curso técnico em Desenvolvimento Infantil foram prorrogadas

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até 03 de abril, exclusivamente pela internet

26 de Março de 2020 as 11h25

Apoio

Prefeitura distribuirá dois mil kits de alimentação escolar para beneficiários do Bolsa Família

Medida visa garantir a segurança alimentar e atingirá estudantes das redes pública e privada

25 de Março de 2020 as 21h00

Concurso Público

Confira o resultado preliminar das solicitações de isenção da inscrição do Concurso Público n° 01/2020

Os recursos contra o resultado preliminar deverão ser feitos nos dias 26 e 27 de março pela internet

25 de Março de 2020 as 20h54

Quadrilha

Rotam prende quadrilha por roubo a caminhoneiros em Mato Grosso

Na madrugada desta quarta–feira (25.03) policiais do Batalhão Rotam prenderam quatro homens por roubo a caminhoneiros na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande.

25 de Março de 2020 as 15h40

Facção

Ação conjunta prende sete membros de facção com drogas e armas em Alta Floresta

Sete integrantes de uma facção criminosa foram presos em flagrante com diverso pacotes de entorpecentes e também com armas de fogo

25 de Março de 2020 as 15h25

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO