Nasa

Sorriso integrará missão espacial da NASA

Previsão é que experimento de alunos da Escola Regina Coeli seja lançado ao espaço na metade do ano

Fonte: Claudia Lazarotto
22 de Janeiro de 2020 as 20h 25min

Fotos: Cleiton Isidoro

  Previsão é que experimento de alunos da Escola Regina Coeli seja lançado ao espaço na metade do ano

  Sorriso em uma missão espacial da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Está parecendo coisa de sonho? Poderia ser, lá na década de 80 quando o sonho dos migrantes era construir uma cidade próspera e acolhedora. Hoje o que parecia impossível é realidade próxima moldada pela mão de três adolescentes e uma professora de física. Isso mesmo. Os estudantes Eduardo Pagnam Vieira, Larissa Paes e Karine Gabriela Ascoli e a professora Michele Poleze são os responsáveis por enviar um pouquinho de Sorriso para o espaço no foguete da NASA.

  Com a supervisão de Michele, Eduardo, Larissa e Karine desenvolveram um projeto que busca analisar a intolerância à lactose no ambiente espacial. Inscrito na “Missão Garatéa”, o projeto foi o finalista no Brasil e o experimento será enviado ao espaço em um foguete da Nasa com previsão de lançamento para a metade do ano – que os sorrisenses já tem o convite para acompanhar de [o lançamento] de pertinho, diretamente da base da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos.

  Além disso, os estudantes também foram convidados a palestrar para uma equipe da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço e para outros estudantes em Wahsgton (DC). Antes disso, porém, eles farão uma pequena escala no laboratório da Universidade de São Paulo (USP) na próxima semana entre os dias 27 e 31 de janeiro para aprimorar o experimento.

  Orgulhoso, Eduardo conta que eles voltarão de São Paulo com cinco tubos de ensaio. “São minilaboratórios. Quatro ficarão conosco na Terra e um será lançado ao espaço por um período de 20 (vinte) dias no meio do ano. Depois o tubo nos será devolvido para que façamos a comparação do comportamento das bactérias entre o que foi pro espaço e os que ficarão na Terra”, explica.

  E não é só ele quem está orgulhoso da façanha. A diretora da Escola Regina Coeli, instituição em que eles estudam, Irmã Rosimeri Brighenti, pontua que 89 instituições escreveram projetos. “E nossos alunos foram os finalistas. Estamos muito orgulhosos em representar Sorriso, o Estado de Mato Grosso e o Brasil na Missão Garatéa. Para isso, hoje viemos pedir o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para viabilizar a viagem dos alunos para os Estados Unidos”, explica.

  Entusiasmado, o prefeito Ari Lafin parabenizou os estudantes, os pais, a professora e diretora da Regina Coeli e toda sua comunidade acadêmica. “Fico imensamente feliz ao receber alunos do município com projetos tão relevantes e com destaque mundial. Quero parabenizar a todos os envolvidos direta e indiretamente no projeto. Quem sabe temos aqui na sala um futuro cientista que fará a diferença no mundo?”, destacou Ari. O prefeito dissFotos: Cleiton Isidoro
e ainda que irá analisar uma forma legal para poder auxiliar os alunos. “Essa é uma iniciativa que merece aplausos e buscaremos maneiras de auxiliar a escola”, acrescentou.

  Presente no encontro o vereador Cláudio Oliveira parabenizou os estudantes e todos os integrantes da escola e comprometeu-se em também buscar formas de ajudar na captação de recursos para a viagem.

  Já a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler destacou a importância da Missão Garatéa. “Está edificada nos três pilares: inspirar, educar e construir. Parabéns à Escola Regina Coeli, estamos realmente deslumbrados com o projeto”, disse.

  Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina e uma comitiva formada pelos pais dos estudantes responsáveis pelo experimento. O Missão Garatéa é desenvolvido pela NASA e o Brasil é a única comunidade fora da América do Norte a participar do programa. Garatéa é uma palavra do idioma Tupi-Guarabi e significa “busca vidas”.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Tiros

Sorriso: Jovem é baleado diversas vezes no bairro União e morre ao dar entrada na UPA

Bebê já tem algumas passagens pela polícia.

05 de Julho de 2020 as 21h38

Acidente

Homem morre atropelado na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Um atropelamento tirou a vida de um homem no início da noite de sábado (04), na BR-163 a cerca de 40 km do centro de Lucas do Rio Verde-MT, sentido a cidade de Nova Mutum-MT.

05 de Julho de 2020 as 21h33

Coronavírus

Recuperado da Covid-19, paciente da Santa Casa relata atendimento durante internação

Após seis dias de internação, Alexandro afirmou que, apesar de ter sido muito bem atendimento pelos profissionais da Santa Casa, “nada melhor do que poder sair com saúde e ter mais tempo para aproveitar a família”

05 de Julho de 2020 as 21h29

Coronavírus

Servidor do Indea-MT morre vítima de Covid-19 em MT

O servidor público médico veterinário do Indea-MT Celio Ofugi, de 63 anos, médico veterinário, morreu vítima de Covid-19 em Cuiabá.

05 de Julho de 2020 as 21h27

Droga

Mais de 400kg de pasta base de cocaína foram apreendidos na BR-163 em Nova Mutum

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 424,5 kg de substância análoga à pasta base de cocaína, na madrugada deste domingo (05), na BR-163, em Nova Mutum/MT.

05 de Julho de 2020 as 21h24

Coronavírus

Após morte de grávida e bebê por Covid em Lucas do Rio Verde, marido relata dor: ‘Me sinto sem chão’

A gestante Jhenyfer Rodrigues, de 29 anos, e seu bebê de seis meses, que ainda estava em seu ventre, morreram vítimas da covid-19, no sábado (4), em Lucas do Rio Verde (332 km da Capital). A vítima não tinha nenhuma comodidade e era saudável.

05 de Julho de 2020 as 21h20

Reforma Interna

Novo regimento da AL vai tirar poder da 1ª Secretaria e frear atropelos nas votações

Odeputado estadual Sílvio Fávero (PSL) preside a Comissão Especial que está revisando o Regimento Interno da Assembleia.

05 de Julho de 2020 as 20h31

Coronavírus

Jovem de 24 anos morre com suspeita de Covid em Lucas do Rio Verde

Até hoje (05) já são 915 casos confirmados e 417 recuperados

05 de Julho de 2020 as 20h21

Coronavírus

Confira lista de municípios com classificação de risco muito alto de contaminação

O documento mostra que 26 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus

04 de Julho de 2020 as 15h00

Coronavírus

Diretora da escola morre de Covid-19 uma semana depois do óbito da mãe em MT

Ela não resistiu e morreu, na manhã deste sábado (4), em hospital particular da Capital.

04 de Julho de 2020 as 14h53

Grávida de 29 anos morre de Coronavírus na UTI do hospital em Lucas do Rio Verde

Uma grávida de 29 anos morreu de Covid-19 na manhã de hoje (04) em Lucas do Rio Verde. De acordo com informações postadas nas redes sociais da prefeitura de Lucas, o óbito foi registrado no boletim nº 107.

04 de Julho de 2020 as 14h50

Fiscalização

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão intensificar a fiscalização de queimadas rurais e urbanas

Baixa umidade e poluição do ar provocada pela fumaça aumentam os riscos durante a pandemia de coronavírus

04 de Julho de 2020 as 09h44

Confronto

Suspeitos de latrocínio de empresária morrem em confronto com a PM no interior

No distrito de Brianorte (470 km de Cuiabá), durante operação de buscas em uma área de mata, dois suspeitos, de 18 e 21 anos, um deles apontado como autor do latrocínio da empresária Maria Deusalina Freire Carvalho

04 de Julho de 2020 as 09h00

Estupro

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

04 de Julho de 2020 as 08h56

“Kit Covid”

Prefeitura de Sorriso começa a entregar “Kit Covid” a partir de segunda-feira no Hospital de Campanha

O “Kit Covid” que compõe seis comprimidos de Hidroxicloroquina, cinco de Azitromicina, um de Ivermectina e outros medicamentos receitados pelo médico, começam a ser entregues, a partir de segunda-feira (06), no Hospital de Campanha.

03 de Julho de 2020 as 15h27

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO