Criança Feliz

Sorriso começa a implantar as ações do Programa Federal Criança Feliz

Sorriso deve dar início, nos próximos dias, à execução das atividades do Programa Federal Criança Feliz, que tem por objetivo promover ações de fortalecimento de vínculos familiares e de atenção integral à criança.

Fonte: Nádia Mastella
06 de Julho de 2020 as 12h 17min

Nádia Mastella

  Sorriso deve dar início, nos próximos dias, à execução das atividades do Programa Federal Criança Feliz, que tem por objetivo promover ações de fortalecimento de vínculos familiares e de atenção integral à criança.

  Com foco na promoção do desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral, o programa é um reflexo do Marco Legal da Primeira Infância, instituído em 2016. “Este documento, o Marco Legal, resultou na lei sancionada em 8 de março de 2016, que põe no papel e formaliza as necessidades básicas de toda a criança, que se resume no direito de ser cuidada, de poder brincar, de poder ter o acesso à educação, à saúde, de viver em uma família que propicie seu desenvolvimento integral em um ambiente acolhedor, o que por sua vez, se estruturou no Programa Criança Feliz”, comenta uma das responsáveis pelo Criança Feliz no município, Maristela Zanatta, que é coordenadora de Serviços de Proteção Básica e Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

  Além dela, outra servidora da Semas, a  Coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Aparecida Ribeiro Tagliari Costa vai dividir a tarefa de munir de informações o supervisor e os quatro visitadores que vão colocar em ação o Criança Feliz, por meio de visitas às famílias que se enquadram no programa. Nesta semana, a equipe do Criança Feliz passa por formação com estas profissionais na Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt, respeitando todas as regras de biossegurança necessárias para frear a disseminação do novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

  O público prioritário do Criança Feliz é composto por famílias que estão no Cadastro Único  e sejam compostas por gestantes, crianças de até 3 anos; crianças de até 6 anos que recebam o Benefício de Proteção Continuada por serem portadoras de alguma deficiência ; e também as crianças de até 6 anos que estejam afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Jucélia Ferro, reforça que estas visitas domiciliares vão ajudar a promover o desenvolvimento infantil saudável sob todos os aspectos. “A partir do momento que a família recebe a visita deste profissional, que vai ajudar nesta tarefa de cuidar, proteger e educar as crianças, desde antes do nascimento muitas vezes, ela, a família, também percebe o quanto é necessário o envolvimento de cada integrante do núcleo familiar neste processo, o que fortalece os vínculos afetivos e de responsabilidade, trazendo resultados positivos de forma global”.

  Os visitadores serão divididos de acordo com o mapa de atuação dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município (São José, São Domingos e Praça CEU), bem como da chamada “área descoberta”, que são as famílias atendidas na sede da Semas. Vale reforçar que as atividades vão respeitar todas as regras impostas para frear a pandemia.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Matrículas

Matrículas da especialização em Ciências terminam na próxima segunda-feira (10)

A realização da matrícula será totalmente online via Sistema Eletrônico de Informações

07 de Agosto de 2020 as 16h06

Decreto

Decreto municipal estabelece novas medidas durante a pandemia

Estão autorizadas, de forma facultativa, atividades educacionais presenciais da rede particular de ensino a partir do 6º ano

07 de Agosto de 2020 as 16h02

Rede de Esgoto

Lucas: Bairro Bandeirantes começa a receber instalação da rede de esgoto sanitário

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, iniciou a construção da rede de saneamento básico no bairro Bandeirantes III.

07 de Agosto de 2020 as 15h57

Manta que Aquece

Mais de 2 mil famílias luverdenses serão beneficiadas com cobertores e agasalhos da Campanha Manta que Aquece

A iniciativa conta com apoio de instituições públicas e privadas

07 de Agosto de 2020 as 09h35

Prisão

Polícia Militar prende dois com drogas, dinheiro e balança de precisão no Bairro Rio Verde em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição da PM estava em patrulhamento pelo Bairro Rio Verde, por volta das 21h30 da noite de ontem (06), quando se deparou com um grupo de pessoas, passando algo umas para as outras, provavelmente entorpecentes.

07 de Agosto de 2020 as 09h32

Droga

Suspeito é detido pela Polícia Civil entregando drogas no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

Durante ação investigatória da equipe integrada envolvendo policiais civis e militares no bairro Veneza, um jovem de 20 anos acabou detido por tráfico.

07 de Agosto de 2020 as 09h29

Coronavírus

Covid-19: Sinop registra mais de 2 mil pessoas recuperadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Boletim Informativo nº 128, de 06 de agosto, registrou até o final da tarde desta quinta-feira 2.277 casos confirmados de Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 09h22

Falecimento

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

07 de Agosto de 2020 as 09h18

Coronavírus

Classificação aponta Lucas do Rio Verde com risco alto de contaminação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou ontem, quinta-feira (30.07) o Boletim Informativo n° 151 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

07 de Agosto de 2020 as 09h13

Acidente

Motorista tenta desviar de anta, capota carreta e é socorrido pelos bombeiros de Lucas do Rio Verde

O motorista de 33 anos foi socorrido para atendimento médico pela equipe da 13ª CIABM e conduzido para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).

07 de Agosto de 2020 as 09h05

Coronavírus

Sorriso registra 55ª morte por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 55ª morte por Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 08h55

Aniversário

Live encerra comemoração dos 32 anos de Lucas do Rio Verde

Além das apresentações musicais, a programação do feriado contou com Culto Ecumênico e homenagens a pioneiros

06 de Agosto de 2020 as 15h18

Atropelamento

Ciclista é atropelado fora da faixa de pedestres na Avenida Mato Grosso

Uma guarnição da PM foi acionada via 190 por volta das 16h da tarde desta quarta-feira (05) para atendimento de um atropelamento que teria ocorrido na Avenida Mato Grosso, no Centro de Lucas do Rio Verde, envolvendo um automóvel e um ciclista.

06 de Agosto de 2020 as 15h10

Furto

Ladrão é flagrado dentro de residência no Jardim Europa com objetos furtados

A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto que estaria em andamento em uma residência no Jardim Europa, em Lucas do Rio Verde.

06 de Agosto de 2020 as 15h08

Batida

Motorista passa mal e bate em veículo estacionado na Rua Giruá

O proprietário do veículo estacionado, estava dentro de casa quando ouviu o barulho do acidente e foi verificar o ocorrido

06 de Agosto de 2020 as 15h06

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO