Cidades

PSF VII cria grupo para tratar de obesidade e sobrepeso

Maus hábitos e aspectos emocionais contribuem para o agravamento e risco de outras doenças

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
17 de Outubro de 2019 as 16h 08min

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)

  O grande número de pacientes do Posto de Saúde da Família VII, no bairro Jardim Primaveras, com obesidade, sobrepeso e doenças decorrentes do peso excessivo levou à criação de um grupo de pessoas dispostas a enfrentar essas disfunções e tratar da saúde a partir da orientação de uma equipe de profissionais da área. A iniciativa envolveu os próprios funcionários da unidade de saúde que enfrentam os mesmos problemas.

  Serão reuniões semanais, totalizando seis encontros, com a presença de uma nutricionista e de uma psicóloga que acompanharão o desempenho, os resultados e o progresso ao longo de um processo desafiador e que exige muita determinação de cada um dos participantes.  

  Decidida a cuidar da saúde, a profissional autônoma Marlice Eckardt Paranhos, de 52 anos, ingressou no grupo com o firme propósito de perder o excesso de peso que a incomoda. Ela acredita que o fato de trabalhar em casa, muito próxima da geladeira e dos alimentos, tem contribuído para o descontrole.  “Tenho tido muita dificuldade para reduzir o peso. Já tentei isso sozinha e, como não consigo, busquei ajuda. Estou com 78 quilos e se chegar a 65 quilos já me darei por satisfeita”, declara.

  Contente ao ver a chegada de outras pessoas para o segundo encontro, Marlice relata que na primeira aula, depois de se pesar e medir a altura, cada um precisou lembrar do que havia comido no dia anterior. “A partir daí, passei a anotar tudo o que eu como durante o dia e o interessante é que a gente vê que está comendo em excesso. Se você anotar, vai ver que não precisa comer tanto”, observa.  

  A enfermeira Daniela Lins Viana Campos, coordenadora do PSF VII, disse que a equipe gestora da unidade trabalha com estratificação de risco e acompanha quais são as principais demandas apresentadas pelos pacientes locais para oferecer um atendimento de qualidade que corresponda às suas reais necessidades. “A gente constatou que tinha muitos encaminhamentos e solicitações para os cuidados de uma nutricionista por conta de sobrepeso e obesidade, o aumento das doenças hipertensivas, o diabetes, os triglicerídeos”, relata.

  E aí, segundo Daniela, que também busca perder peso, aumentam os riscos de infarto, de acidente vascular cerebral (AVC), de câncer e de diversas outras doenças provenientes do excesso de peso, da má alimentação e dos maus hábitos em geral. “Frente a essa demanda de mais de 30 pacientes em lista de espera, a gente pediu apoio para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que nos mandou duas profissionais para trabalharem com esse grupo formado por pacientes com problemas semelhantes”, explica.

  Muito mais que a perda de peso, os profissionais buscam alterar hábitos e aspectos do comportamento prejudiciais à saúde dos participantes. É o que tem feito a responsável pelo acompanhamento e orientações nutricionais, Priscila Reis Tavares, que na segunda reunião fez uso de uma pirâmide alimentar apenas para explicar o valor nutritivo das substâncias. “É preciso mudar hábitos de vida e promover uma reeducação alimentar, aprendendo a consumir alimentos que fazem parte da dieta diária da população brasileira, porém de forma adequada e saudável.”

  Como a compulsão alimentar também envolve aspectos emocionais e até culturais, os pacientes também contam com as orientações da psicóloga Mayllara Jucoski e, dependendo do caso, poderão ser atendidos individualmente por um profissional da área. “O ganho de peso não se dá apenas pela busca de nutrir o corpo, mas também a alma. Muitas pessoas comem por ansiedade, por frustração, por não conseguirem lidar com os problemas e então eu vim trabalhar exatamente com os pensamentos sabotadores, que são aqueles que levam a querer comer ‘só mais um pedacinho de bolo’, a adiar o tratamento e a ficar constantemente se sabotando por meio de atitudes prejudiciais e da resistência para enfrentar os problemas”, conta.  

  Além de criar o grupo temporário voltado para emagrecimento e de manter um grupo permanente para tratamento de hipertensos, a coordenadora do PSF destaca que a unidade de saúde proporciona acompanhamento fisioterápico para as pessoas que, devido ao peso excessivo, apresentam dor na coluna, dor provocada pela postura ou fraqueza muscular por compensação de postura. “Também dá para complementar, às segundas, quartas e sextas, com o Programa Cidade Viva, aqui na praça, que tem zumba, crossfit, ginástica localizada, ou participar do grupo de hidroginástica”, recomenda Daniela.     


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Bairro Bom Jesus

O sonho do bairro Bom Jesus está próximo de ser realizado

A regularização do bairro está em fase final e já foi protocolada no cartório

26 de Maio de 2020 as 19h37

Rede Municipal

Com mais de 130 novas salas de aula, infraestrutura da rede municipal de Lucas do Rio Verde terá crescimento de 60%

Pacote de obras representa o maior investimento já feito em infraestrutura no setor educacional

26 de Maio de 2020 as 19h32

Nova Ala

Nova ala infantil da Escola Aureliano será oficialmente entregue em Sorriso

Amanhã (27), a celebração pelos 34 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso segue com foco na educação.

26 de Maio de 2020 as 16h08

Transmissão Ao Vivo

Prefeitura de Sorriso fará transmissão ao vivo da audiência de Demonstração das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre

A Administração Municipal de Sorriso, atendendo as determinações Federais em relação aos cuidados na prevenção ao Covid 19 e primando pela transparência, fará uma transmissão ao vivo da audiência pública de Demonstração e Avaliação das Me

26 de Maio de 2020 as 16h05

Festival Gastronômico

Confira os estabelecimentos e pratos que fazem parte do 1º Festival Gastronômico e Delivery Sabores de Sorriso

Confira os estabelecimentos e pratos que fazem parte do 1º Festival Gastronômico e Delivery Sabores

26 de Maio de 2020 as 16h01

Atendimento

Hospital de Campanha em Sorriso já ultrapassa os 500 atendimentos em 10 dias de funcionamento

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde e Saneamento apontou que, até o final do expediente de segunda-feira (25), o Hospital de Campanha havia atendido 537 pessoas.

26 de Maio de 2020 as 15h58

Cidadão Honorário

Vereadores aprovam uma indicação e a concessão de três títulos de Cidadão Honorário

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (25), em sessão ordinária, a Indicação n. 23/2020 e os Projetos de Decreto Legislativo n. 10, 11 e 12, que concedem títulos de "Cidadão Honorário".

26 de Maio de 2020 as 15h43

Alteração

Procon altera horário de atendimento a partir da próxima segunda-feira

O novo expediente será das 7h às 11h e das 13h às 17h

26 de Maio de 2020 as 15h36

Expolucas 2020

Comissão Organizadora confirma cancelamento da Expolucas 2020

A motivação é o período de incertezas devido à pandemia pelo Covid-19

26 de Maio de 2020 as 13h20

Semec

Semec realiza cadastro online de produtores culturais em Sorriso

ncluir todos os produtores culturais em uma única plataforma de dados. Esse é o objetivo da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) ao disponibilizar o Cadastro Cultural para preenchimento online.

26 de Maio de 2020 as 09h35

Capacitação

SEMAS dá continuidade ao trabalho de capacitações para os servidores de Sorriso

A Secretaria de Assistência Social dá continuidade a uma série de capacitações voltadas para os servidores.

26 de Maio de 2020 as 09h32

Mutirão

Segunda etapa do Mutirão contra a dengue começa na região norte da cidade

Começa nesta terça-feira, 26, a segunda etapa do Mutirão de Limpeza "Bota Fora" que vai atender a região norte da cidade.

26 de Maio de 2020 as 09h28

Acidente

Motociclista sem CNH fica ferido em acidente no Bairro Bandeirantes em Lucas do Rio Verde

Nesta segunda-feira (25), a PM foi acionada para atendimento de uma ocorrência de acidente de trânsito que teria ocorrido na Rua dos Narcisos, no Bairro Bandeirantes.

26 de Maio de 2020 as 09h13

Doação

BRF realiza doações de alimentos, EPIs e testes para combater os efeitos do Coronavírus em Lucas do Rio Verde

A cidade de Lucas do Rio Verde (MT) está recebendo doações da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, para auxiliar no combate ao Coronavírus.

26 de Maio de 2020 as 09h09

Exames Laboratoriais

Consórcio de Saúde abre credenciamento para empresas interessadas em ofertar exames laboratoriais

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires está com edital de licitação aberto para o credenciamento de empresas interessadas na prestação de serviços especializados na área de exames laboratoriais.

26 de Maio de 2020 as 09h05

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO