Leitura

Projeto literário incentiva o gosto dos alunos pela escrita e descobre novos talentos

No final, cada participante recebeu certificado e um exemplar do livro com os poemas por eles produzidos

Fonte: Neri Malheiros | Ascom Prefeitura
18 de Novembro de 2019 as 10h 27min

As turmas de terceiro e quarto anos que participaram do projeto “Desvendando o ato de escrever” mostraram no palco montado na Escola Municipal Caminho para o Futuro, na noite de quinta-feira, 14, como o estímulo pode promover o gosto pela literatura, a escrita e o protagonismo dos alunos. 

Na plateia, pais e familiares aguardavam a entrada de cada um tão ou mais ansiosos que muitos dos “pequenos literatos” que vivenciavam a experiência de escrever um poema e usar o microfone pela primeira vez para fazer uma declamação diante de um público atento e cheio de expectativas.

O relato de Clayton dos Santos, mostra o grau de envolvimento de seu filho, Lucas, de nove anos, com o projeto. “O Lucas chegou em casa muito empolgado e logo envolveu toda a família. Fez uns cinco a seis textos, que digitamos e passamos por e-mail para o professor. Ele estava bem ansioso, treinando muito, e gravou um dos poemas que ele escreveu para apresentar hoje”, diz.

Vindo de Nova Mutum há um ano e meio, Clayton ficou muito contente com o desempenho do filho e afirma que a escola foi um divisor de águas na vida dele. “Foi muito bom, ele me surpreendeu e isso tudo vai ficar na nossa memória. Ele era um menino quieto, passivo e hoje é um menino que se desenvolve, que tem a sua opinião e é bastante crítico. Os professores e Lucas do Rio Verde estão de parabéns com essa escola que está formando alunos que não têm medo de se expressar”, observa.

Aluna do terceiro ano, Zaira Vitória Mateus tem oito anos e, ao terminar a declamação do poema por ela escrito, dirigiu um agradecimento à sua professora. “Eu escrevi sobre a minha escola e sobre o que eu passei. Resolvi agradecer à minha professora no final porque eles quase nunca são homenageados e também porque ela merece. Eu era bagunceira, não fazia as minhas atividades, tirava notas baixas, rasgava as minhas provas e jogava no lixo, subia em cima das mesas. Agora eu sou comportada, respeito e escuto os professores, faço todas as atividades e só tiro nota boa”, conta com satisfação.

Também estudante do terceiro ano, Maria Vitória Melo Souza, de nove anos, estava acompanhada de sua tia e ficou muito contente com a experiência vivida momentos antes no palco. “Foi maravilhoso, amei, isso mudou muito a minha vida. Meu poema falava sobre a minha escola e as escolas onde já estudei. Eu estava com muita vontade de escrever e não via a hora de terminar o poema para poder decorar. E hoje estava tudo na ponta da língua.”

Segundo o professor Francisco Ribeiro, coordenador do projeto “Desvendando o ato de escrever”, ele e seus colegas perceberam que muitos escritores renomados ainda eram desconhecidos dos alunos e resolveram levar o desafio em frente. “A gente levou a ideia para as salas de aula e pediu para os alunos fazerem um levantamento para ver o que esses escritores tinham produzido e também para eles escreverem seus próprios poemas em cima daquele autor que foi estudado”, relata.

A proposta foi colocada em prática a partir do primeiro semestre do ano. No final, todos os participantes receberam um certificado e ainda um exemplar do livro impresso com os poemas por eles produzidos. “Hoje foi a culminância com as apresentações desta noite. Foram mais de seis meses de trabalho, de escrita, reescrita até concluir o projeto”, destaca. 


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Confira lista de municípios com classificação de risco muito alto de contaminação

O documento mostra que 26 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus

04 de Julho de 2020 as 15h00

Coronavírus

Diretora da escola morre de Covid-19 uma semana depois do óbito da mãe em MT

Ela não resistiu e morreu, na manhã deste sábado (4), em hospital particular da Capital.

04 de Julho de 2020 as 14h53

Grávida de 29 anos morre de Coronavírus na UTI do hospital em Lucas do Rio Verde

Uma grávida de 29 anos morreu de Covid-19 na manhã de hoje (04) em Lucas do Rio Verde. De acordo com informações postadas nas redes sociais da prefeitura de Lucas, o óbito foi registrado no boletim nº 107.

04 de Julho de 2020 as 14h50

Fiscalização

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão intensificar a fiscalização de queimadas rurais e urbanas

Baixa umidade e poluição do ar provocada pela fumaça aumentam os riscos durante a pandemia de coronavírus

04 de Julho de 2020 as 09h44

Confronto

Suspeitos de latrocínio de empresária morrem em confronto com a PM no interior

No distrito de Brianorte (470 km de Cuiabá), durante operação de buscas em uma área de mata, dois suspeitos, de 18 e 21 anos, um deles apontado como autor do latrocínio da empresária Maria Deusalina Freire Carvalho

04 de Julho de 2020 as 09h00

Estupro

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

04 de Julho de 2020 as 08h56

“Kit Covid”

Prefeitura de Sorriso começa a entregar “Kit Covid” a partir de segunda-feira no Hospital de Campanha

O “Kit Covid” que compõe seis comprimidos de Hidroxicloroquina, cinco de Azitromicina, um de Ivermectina e outros medicamentos receitados pelo médico, começam a ser entregues, a partir de segunda-feira (06), no Hospital de Campanha.

03 de Julho de 2020 as 15h27

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma 17º óbito por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma o 17º óbito por Covid-19. O paciente, de 45 anos de idade, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sinop, desde o dia 27 de junho, não resistiu e

03 de Julho de 2020 as 15h23

Funcionamento

Novo decreto altera funcionamento de restaurantes e distribuidoras de bebidas em Sorriso

Com base no Decreto nº 311, assinado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Ari Lafin e que trata sobre restrições temporárias durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), ficam restritas as atividades comerciais de restaurantes, alterando o que e

03 de Julho de 2020 as 15h17

Invasão

Homem é detido por tentar entrar em propriedade rural em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição foi acionada para verificar uma situação de perturbação de sossego em uma propriedade na zona rural de Lucas do Rio Verde, por volta das 19h desta quinta-feira (02).

03 de Julho de 2020 as 15h10

Concorrência pública

Concorrência pública para venda de terrenos urbanos acontece na próxima segunda-feira (06)

Oportunidade para aqueles que desejam investir em uma das principais cidades do Mato Grosso

03 de Julho de 2020 as 15h07

Incêndio

Menores colocam fogo em colchão em princípio de motim em Lucas do Rio Verde

Equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CIABM) de Lucas do Rio Verde-MT, foi acionada para conter as chamas e uma das celas do Centro Socioeducativo, quando os menores internados colocaram fogo em um colchão, na tentativa de iniciar um motim no local.

03 de Julho de 2020 as 14h59

Investigação

Secretaria de Saúde investiga morte de idoso em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde registra 814 casos confirmados de Covid-19, com 342 recuperados

03 de Julho de 2020 as 14h52

Coronavírus

Covid-19: casos em Lucas do Rio Verde sobe de 261 para 459 em 3 dias

Lucas do Rio Verde já soma 814 pessoas infectadas pela doença.

03 de Julho de 2020 as 14h49

Assistência Social

Assistência Social intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Entre as ações estão encaminhamentos à vagas de emprego, casas terapêuticas e retorno à família de origem

03 de Julho de 2020 as 09h31

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO