Programa A União Faz A Vida

Programa A União Faz a Vida encerra atividades 2015 com homenagens a acreditadores

Apesar de ser uma iniciativa que visa resultados a longo prazo, muitas mudanças já podem ser percebidas nas escolas e comunidades que implementaram o programa.

Fonte:MT Agora - Assessoria
08 de Dezembro de 2015 as 14h 40min

Encerrando as atividades de 2015, professores e acreditadores do programa A União Faz a Vida avaliam os resultados alcançados em mais um ano de trabalho. Foram mais de 42 mil crianças e adolescentes envolvidos em 1012 projetos, realizados nos nove municípios que compõem a área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT. Nos meses de novembro e dezembro, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cuiabá, Tapurah, Itanhangá, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato e Nova Maringá realizaram as mostras dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, que encerram nesta terça-feira, 8, em Nobres. É o momento de apresentar para a sociedade como o programa faz a diferença nas comunidades escolares, conforme explica a secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel. “Os princípios do programa são baseados em conceitos atitudinais. Isso é importante porque, no dia a dia, além do conhecimento acadêmico, nós precisamos trabalhar com nossas crianças os princípios do respeito, da cooperação, do estar no coletivo, discutir ideias, ampliar os horizontes”, destaca a secretária.
 
Durante os eventos de encerramento realizados nos municípios, são homenageados os 2.326 educadores que conduziram projetos ao longo de 2015 e também outros acreditadores que são responsáveis por fazer o programa acontecer, como as empresas apoiadoras. Para empresário Osvaldo Martinello, cuja empresa apóia o programa nos nove municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Verde, é uma satisfação poder contribuir com um trabalho que busca resgatar noções de cidadania entre crianças e jovens. “Desde o início apostamos no programa e deu certo. Sem dúvida, todos ganhamos com isso, enquanto empresas, cidadãos e comunidade”. 
 
Este ano também foi marcado pela comemoração dos 20 anos do programa em âmbito nacional e 10 anos de implantação em Mato Grosso. Nova Mutum, em 2005, foi o primeiro município do estado a receber o programa de responsabilidade social coordenado pelo Sicredi. “Desde o início, fizemos um trabalho de envolvimento, tivemos muitos desafios, alguns percalços pelo caminho, mas também os avanços foram muito grandes, e o programa tomou essa proporção e a cada ano vem se fortalecendo mais”, ressalta a secretária de Educação do município, Elena Maass de Lima. 
 
Para a gerente de Programas Sociais da Central Sicredi Centro Norte, Andrea Passos, a evolução do programa A União Faz a Vida em Mato Grosso é um exemplo de como é possível envolver a comunidade para a melhoria da educação. “Mato Grosso começou a envolver a comunidade e isso se tornou um movimento que, em âmbito nacional, contagiou. O programa não ficou dentro das escolas, ele envolve pais, comunidade, poder público. Os projetos são temas que apenas o livro escolar e currículo não ensinam, então a criança vivencia as práticas, e a partir dessa vivência, ela transforma realidades”, assinala.
 
Apesar de ser uma iniciativa que visa resultados a longo prazo, muitas mudanças já podem ser percebidas nas escolas e comunidades que implementaram o programa, na avaliação do presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio. “Podemos perceber que os jovens que iniciaram com o programa A União Faz a Vida estão participando efetivamente da vida da comunidade, são jovens que têm um espírito empreendedor. Eu tenho certeza que nós estamos plantando uma sementinha que no futuro vamos colher muitos frutos”, vislumbra. 

Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Danos Materiais

Acidente é registrado na estrada do campinho verde em Lucas do Rio Verde-MT

O veículo Fiat Strada, cor branca era conduzido por um jovem de 19 anos

24 de Outubro de 2020 as 07h06

Qualificação

Profissionais de saúde e segurança pública participam de curso de atendimento a tentativas de suicídio

O objetivo é capacitar os profissionais com aulas teóricas e práticas para intervenção baseada em escuta e diálogo

23 de Outubro de 2020 as 15h40

Aulas Presenciais

Prefeitura libera volta às aulas em escolas particulares, festas e abertura de espaços públicos em Rondonópolis (MT)

Reuniões, comemorações e festas em locais abertos também estão autorizadas com até 300 pessoas.

23 de Outubro de 2020 as 14h01

Coronavírus

Fotógrafo morre com Covid-19 após mais de 20 dias internado em Cuiabá

Lenine trabalhou na Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo de Mato Grosso por 42 anos.

23 de Outubro de 2020 as 13h58

Procura

Bombeiros continuam a procura de jovem desaparecido no Rio Verde

As buscas foram retomadas por volta das 08h desta sexta-feira (23).

23 de Outubro de 2020 as 13h43

Roubo

Homem é detido logo depois de provocar batida com Hilux roubada

Viatura da PM se envolveu na batida entre a caminhonete roubada e um carro de passeio. Criminoso foi preso logo em seguida

23 de Outubro de 2020 as 13h18

Apreensão

Polícia Militar apreende adolescente com drogas e rádio na frequência da polícia em Sinop

O adolescente foi encaminhado a delegacia de polícia onde ficará a disposição da justiça.

23 de Outubro de 2020 as 13h16

Chuva

Vento forte seguido de chuva causa prejuízos em Lucas do Rio Verde

A tarde de quinta-feira (22) iniciou com ventos fortes em alguns bairro da cidade de Lucas do Rio Verde-MT, causando danos materiais e queda de árvores.

22 de Outubro de 2020 as 18h25

Traficando

Casal é pego traficando droga em Sinop

Na casa do suspeito, os agentes encontraram sua companheira, uma adolescente. Ela realizava a mistura da droga com ácido bórico e água boricada

22 de Outubro de 2020 as 18h13

Ameaça

Suspeito ameaça matar a esposa é preso pela Polícia

Os policiais constataram que o suspeito apresentava sinais de embriaguez.

22 de Outubro de 2020 as 18h04

Desaparecimento

Jovem de 21 anos desaparece durante banho no Rio Verde em Lucas do Rio Verde

O possível afogamento ocorreu em um local conhecido como “pedreira”.

22 de Outubro de 2020 as 17h56

Estupro

Pai acorda a filha de madrugada e a estupra na capital de Mato Grosso

Um homem de 42 anos estuprou a própria filha de 15 anos, na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá.

22 de Outubro de 2020 as 17h50

Temporal

Temporal assusta moradores e deixa vários estragos em Sinop

Quedas de energia foram registradas em bairros do município

22 de Outubro de 2020 as 13h21

Prisão

Ladrão é preso com caminhonete roubada após bater em carro e ser atingido por viatura da PM em Cuiabá

Os policiais foram informados pelo roubo através da empresa de rastreamento do veículo. A caminhonete foi roubada em Várzea Grande, na região metropolitana, e localizada no Bairro Santa Izabel.

22 de Outubro de 2020 as 13h04

Condena

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

22 de Outubro de 2020 as 09h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO