Volta as Aulas

Prefeitura Municipal de Vera emite decreto para volta parcial das aulas na Rede Municipal de Ensino

Neste primeiro momento apenas os alunos do ensino fundamental voltam às aulas

Fonte: Dieny Vieira | Secretaria de Educação
07 de Maio de 2020 as 17h 52min

Dieny Vieira

  A Prefeitura Municipal de Vera emitiu nesta quarta-feira (06) o decreto de nº 043 permitindo a volta parcial das atividades escolares da rede municipal de ensino e particular no município. Considerando a inexistência de casos positivos do covid-19 em Vera e tomando todas as medidas protetivas e preventivas em relação ao combate e a prevenção ao contágio do coronavírus. O decreto permite a volta das atividades educacionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental sendo elas Nilza de Oliveira Pipino, Aloizio Jacob Webler e na Escola Municipal Rural Vitor Valendolf a partir do próximo dia 18 de maio de 2020. 

  A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Vera Cecilia Gabriela Moraes explicou como se chegou à decisão da v olta às aulas e de todas as medidas que serão tomadas. “O decreto de nº 043 dispõe sobre a volta das atividades nas escolas da rede municipal de ensino, e da escola particular Superação. Eu gostaria de esclarecer que esta foi uma decisão conjunta, tanto por parte das autoridades municipais como por parte das equipes gestoras. Realizamos na última segunda-feira (04), uma reunião onde gestoras, coordenadoras, secretários, procuradoria jurídica e inclusive o presidente do sindicato dos servidores públicos de Vera estiveram presentes e neste momento não houve nenhuma objeção quanto a este retorno parcial das atividades educacionais. Por tanto ficou assim estabelecida à volta das atividades para o dia 18 de maio. Para isso devemos cumprir uma série de exigências todas elas descritas no decreto”, destacou a secretária.

  Fica determinado no decreto que as Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e a de Saúde e Saneamento devem promover uma capacitação para todos os servidores da educação atuarem nas escolas e no transporte escolar tomando todas as medidas necessárias. A capacitação será realizada nesta sexta-feira (08). A Secretaria de Saúde e Saneamento irá realizar a desinfecção das unidades educacionais e dos ônibus de transporte escolar diariamente. Será feita a limpeza das unidades de ensino antes e depois das atividades educacionais. No decreto fica obrigatório o uso de máscaras faciais pelos alunos, professores e todos os servidores que atuarem nas escolas. A Prefeitura Municipal irá disponibilizar duas máscaras personalizadas e laváveis para os alunos, professores e demais servidores.

  A Administração também irá disponibilizar álcool em gel 70% para todas as escolas para que seja realizada a higienização das mãos dos alunos durante todo o período de aulas. As escolas devem disponibilizar outros produtos para higienização das mãos como sabonete líquido. Os alunos que utilizam o transporte escolar devem ser recepcionados por um monitor que os orientará sobre uso correto do álcool gel e das máscaras. O monitor ainda estará apto a identificar sintomas gripais para evitar que o aluno com febre ou resfriado se desloque até as escolas. 

  As escolas irão disponibilizar nas entradas tapetes umedecidos com solução desinfetante para a desinfecção dos calçados. Ao chegar às escolas os alunos receberão as devidas orientações para utilização correta das máscaras, higienização constante das mãos, utilização individual do material escolar, bem como do uso correto das dependências de uso coletivo. As aulas de educação física serão apenas teóricas e qualquer atividade em que haja o contato físico está suspensa. 

  As escolas irão adotar o sistema de revezamento para a saída dos alunos no recreio e para a disponibilização dos alimentos turma por turma, controlar o fluxo da entrada e saída dos alunos, a fim de evitar aglomerações. Manter dentro das possibilidades o distanciamento dos alunos. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar um profissional para testar a temperatura diária de alunos e professores. Ambas as secretarias ficam responsáveis por elaborar e divulgar material informativo sobre o Coronavírus. Para os alunos da Escola Municipal Silvia Helena Machado os professores deverão disponibilizar atividades para serem desenvolvidas em casa. Os pais e responsáveis dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil também serão sugeridas atividades que poderão ser realizadas em casa com as crianças. 

  Juntamente com o retorno das aulas a Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino também retomará as atividades a partir da próxima segunda-feira (11). O horário de atendimento será das 08h às 12h e das 14h às 18h. Realizando o controle de entrada dos usuários, bem como todas as medidas preventivas e protetivas necessárias para a prevenção ao covid-19 seguindo todas as normativas  dos Sistemas Estadual e Nacional de Bibliotecas Públicas. 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Fiscalização

Comércios são interditados após bombeiros constatar irregularidades em Lucas do Rio Verde

Ação fiscalizatória contou com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Três estabelecimentos que reunia público foram interditados

18 de Janeiro de 2021 as 09h34

Cobra resgatada

Cobra de 4 metros mata cachorro em ataque e é resgatada por bombeiros em MT

De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores pediram socorro depois que perceberam que a cobra estava engolindo o cachorro.

18 de Janeiro de 2021 as 06h45

Acidente Fatal

Agrônomo morre e outro fica ferido após acidente na MT-449 em Lucas do Rio Verde

Carro bateu com a lateral direita contra o poste da rede de energia, deixando o passageiro morto

16 de Janeiro de 2021 as 11h02

Rio Cuiabá

Nível do Rio Cuiabá está baixo, mas quantidade de chuva está dentro do normal, diz defesa civil

A Defesa Civil de Cuiabá intensificou o monitoramento de áreas consideradas de risco em razão do período de chuvas.

15 de Janeiro de 2021 as 15h06

Covid-19

Visitas em Cadeia Pública de Primavera do Leste (MT) voltam a ser liberadas durante pandemia

As unidades penais de Mato Grosso estão desde de março de 2020 sem receber visitas, como medida preventiva para a contaminação do novo coronavírus.

15 de Janeiro de 2021 as 15h03

Covid-19

Prefeitura monta Hospital de Campanha após aumento de casos de Covid-19 em Juara (MT)

Unidade foi criada porque o único hospital público da cidade está com 9 dos 10 leitos ocupados.

15 de Janeiro de 2021 as 15h01

Covid-19

Prefeito de Alta Floresta (MT) testa positivo para Covid-19 e prefeitura suspende atividades

As atividades na prefeitura só voltam na próxima quinta-feira (21). Durante esse período, o local passará por desinfecção e higienização em todos os espaços.

15 de Janeiro de 2021 as 14h58

Feriados e Pontos Facultativos

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga feriados e pontos facultativos de 2021

O Decreto nº 5.257/2021 está disponível no site da prefeitura

15 de Janeiro de 2021 as 10h45

Inscrições

Terminam hoje as inscrições do seletivo para tutor no curso de Pedagogia da UFMT

A inscrição deve ser feita exclusivamente por e-mail, conforme o edital

12 de Janeiro de 2021 as 11h28

Covid-19

Ex-prefeito de Torixoréu (MT) morre em hospital com Covid-19

Odoni é marido da prefeita de Torixoréu, Inês Coelho (PP), impedida de assumir o cargo. Amigos e familiares chegaram a fazer campanha financeira para ajudar no tratamento do ex-prefeito.

12 de Janeiro de 2021 as 15h37

Sine de Lucas do Rio Verde divulga 186 vagas de emprego para esta terça-feira (12)

Lucas do Rio Verde oferece 186 vagas de emprego foram divulgadas para esta terça-feira (12), pelo Sine.

12 de Janeiro de 2021 as 09h06

Covid-19

Lucas do Rio Verde é classificado com ‘Risco Moderado’ para contaminação por Covid-19

Indicadores de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES

12 de Janeiro de 2021 as 08h59

Localizados

Desaparecidos há 9 dias são encontrados após se perderem em região de garimpo em MT

Adilson Oliveira da Silva, 41 anos e Nilson Sinhori Hartwig, 33 anos, haviam saído de casa em uma motocicleta para um local denominado antiga fazenda Rio Vermelho.

12 de Janeiro de 2021 as 08h25

Dengue

Paciente internado em estado grave com dengue espera por leito de UTI em MT

Agostinho Mariano da Costa Barbosa, de 72 anos, apresenta dificuldade para respirar e tem outros problemas de saúde que colocam a vida dele em risco.

12 de Janeiro de 2021 as 08h23

Acidente

Motoqueiro morre após bater atrás de caminhão baú na MT-320 em Colíder (MT)

Vítima foi atendida pelos bombeiros, mas teve uma parada cardiorrespiratória, não resistiu e morreu.

12 de Janeiro de 2021 as 08h18

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Você pretende tomar a vacina contra o Coronavírus?

Sim

Não

Ainda não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO