Alfabetiza Lucas

Prefeitura e Unemat lançam Programa Alfabetiza Lucas

Iniciativa inédita produzirá coletivamente cadernos pedagógicos baseados na realidade local

Fonte: Neri Malheiros | Ascom
22 de Janeiro de 2020 as 16h 25min

Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz

O lançamento do Programa Alfabetiza Lucas, no começo da tarde desta terça-feira, 21, no auditório do Paço Municipal, foi um dos pontos altos do primeiro dia da III Jornada de Inovação Pedagógica, que tem como tema “Educação integral como propósito de humanização da vida em sociedade” e se estenderá até a próxima sexta-feira.

A iniciativa inédita voltada para a formação do quadro de gestores e professores da rede municipal resulta de mais uma parceria firmada entre o Poder Executivo de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O ato de lançamento contou com a presença da diretora política-pedagógica e financeira da Unemat/Juara, Ana Maria de Lima, do diretor político-pedagógico e financeiro da Unemat/Sinop, Roberto Alves de Arruda, do diretor político-pedagógico e financeiro da Unemat/Barra do Bugres, Fernando Selleri Silva e de professores da instituição responsáveis pela aplicação da proposta.

Para o professor Roberto Alves de Arruda, os quatro dias de atividades formativas permitirão descobrir quais são os desafios para melhorar os pontos críticos de maneira que os profissionais tenham segurança para desenvolver seu trabalho nas salas de aula. “A Unemat, dos campus de Juara, Sinop e Barra do Bugres, traz o Programa Alfabetiza Lucas como uma proposta de formação dos professores e gestores da rede municipal a partir de uma iniciativa da Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Educação, que nos provocou para atender esta demanda específica com base em alguns indicadores sobre alfabetização e letramento que precisam ser melhorados”, destaca.

Segundo ele, o ineditismo do programa no estado de Mato Grosso vem do fato de que o município de Lucas do Rio Verde produzirá seu próprio material pedagógico a partir da vivência e do conhecimento de sua realidade. “Uma coisa é importar e trazer um livro didático ou um pacote pronto. Outra coisa bem diferente é construir esse material coletivamente, respeitando sua diversidade cultural, as condições socioeconômicas, a condição de formação desses professores e, especialmente, pensando no aluno que está inserido neste contexto”, explica.

Assessora de formação da Secretaria Municipal de Educação, a professora Ione de Fátima Souza da Silva disse que a parceria com a Unemat procura vencer o desafio de elevar os índices de aprendizado para que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino básico, uma exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento de Referência Curricular do município. “Este programa será um reforço para identificar pontos fortes e pontos fracos e ajudar o professor a melhorar a sua prática na sala de aula. Com os cadernos pedagógicos, elaborados coletivamente, os próprios professores irão preparar atividades para trabalhar com os alunos exatamente de acordo com a nossa realidade. Ou seja, um trabalho inédito no Mato Grosso, com uma produção pedagógica que atenda às nossas necessidades”, pontua.

Atingir a meta de 100% das crianças da educação básica alfabetizadas dentro do prazo estabelecido será, de acordo com a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, um dos principais desafios pedagógicos. ‘Queremos ter um diagnóstico para entender o que precisa ser melhorado para criar um perfil do professor alfabetizador e produzir junto com a universidade o material necessário para ter resultados melhores na aprendizagem das nossas crianças”, ressalta.

Coordenadora do Programa Alfabetiza Lucas, a professa Rosália de Aguiar Araújo ressalta que a proposta de formação será adequada de acordo com as necessidades dos protagonistas. “O formato pensado prevê três módulos de oficinas temáticas, o primeiro agora, dirigido aos professores, o segundo em fevereiro, para os gestores, e, na metade do ano, outro novamente para os professores, sempre partindo dos problemas enfrentados nas salas de aula”, observa.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Covid-19

Prefeito de Nova Maringá distribuirá medicamento a toda população para prevenção da Covid-19

A iniciativa é inédita em Mato Grosso

09 de Julho de 2020 as 19h04

Horários

Atenção para os horários de funcionamento do Hospital de Campanha e USF Central onde está sendo feito a coleta do exame para a Covid-19 em Sorriso

A Prefeitura de Sorriso pede para que a população fique atenta aos horários de funcionamento do Hospital de Campanha e da Unidade de Saúde da Família (USF) Central que está funcionando como o ponto de coleta dos exames da Covid-19.

09 de Julho de 2020 as 15h37

Licitação

Publicado o processo de licitação para recuperação da pista do Aeroporto Regional de Sorriso

A licitação será no formato Concorrência Pública.

09 de Julho de 2020 as 15h34

Acidente

Motorista se envolve em acidente com motociclista e foge do local sem prestar socorro em Lucas do Rio Verde

Na noite desta quarta-feira (08), por volta das 20h, um acidente envolvendo um motociclista e um carro, aconteceu na Avenida da Produção no Bairro Bandeirantes, em Lucas do Rio Verde.

09 de Julho de 2020 as 15h30

Acidente

Falta de atenção causa acidente e motociclista fica bastante ferido em Lucas do Rio Verde

Ainda nesta quarta-feira (08), a moto patrulha da PM atendeu a um outro acidente de trânsito em Lucas do Rio Verde, onde no local encontrou apenas o motorista do automóvel envolvido.

09 de Julho de 2020 as 15h28

Acidente

Motociclista fica ferido ao tentar fazer ultrapassagem e bater em veículo em Lucas do Rio Verde

Por volta das 17h desta quarta-feira (08), uma viatura da moto patrulha da PM foi informada sobre um possível acidente de trânsito na cidade

09 de Julho de 2020 as 15h26

Construção

Prefeitura dá início à construção do Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro

Localizada no Parque das Emas, nova creche e pré-escola atenderá crianças de zero a cinco anos

09 de Julho de 2020 as 15h22

Procon

Procon verifica preços abusivos em comércios de Lucas do Rio Verde

Entre as empresas notificadas estão farmácias, drogarias, mercados, postos de combustíveis e agencias bancárias.

09 de Julho de 2020 as 15h19

Acidentalmente

Homem acerta tiro na própria perna em Juína

Um homem de 47 anos acabou acertando um tiro acidental na própria perna, na tarde dessa quarta-feira (08) na cidade de Juína-MT.

09 de Julho de 2020 as 15h16

BR-163

OAB-MT solicita intervenção em processo que trata da concessão para duplicação da BR-163 junto à ANTT e Ministério da Infraestrutura

As obras estão paralisadas desde março de 2016 sem qualquer obra de infraestrutura.

09 de Julho de 2020 as 15h07

Coronavírus

Idosa de 74 anos e família vencem a batalha contra o coronavírus em Lucas do Rio Verde

Andrêza de 34 anos, a mãe de 74, o marido de 39 e o filho de 12 foram infectados pela Covid-19 em Lucas do Rio Verde.

09 de Julho de 2020 as 15h04

Coronavírus

Covid-19: confirmada 18ª morte em Lucas do Rio Verde

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde-MT confirmou na manhã desta quinta-feira (09) a 18ª morte em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) no município.

09 de Julho de 2020 as 14h54

Coronavírus

Secretaria notifica 34ª morte por coronavírus em Sinop

A Secretaria Municipal de Saúde notificou, até o final da tarde desta quarta-feira, 08 de julho, 769 casos confirmados para o novo coronavírus.

09 de Julho de 2020 as 09h04

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde tem 261 vagas de emprego nesta quinta-feira

Lucas do Rio Verde 261 vagas de emprego foram divulgadas para esta quarta-feira (09/07), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

09 de Julho de 2020 as 08h14

Velório

Velório de Irides Massucatto, mãe do prefeito Binotti acontecerá na Câmara Municipal

O sepultamento está previsto para as 08h00 de amanhã, quinta-feira (09) no cemitério Jardim da Paz.

08 de Julho de 2020 as 19h02

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO