Consumo de Água

Prefeitura dá início à perfuração de novos poços para atender crescente consumo de água agravado pela pandemia

A perfuração de cinco novos poços, um deles já em andamento, e a construção de outros quatro reservatórios, além dos dois recentemente entregues, solucionará o problema

Fonte: Ascom prefeitura/ Neri Malheiros
10 de Agosto de 2020 as 09h 52min

(Foto: ilustrativa)

  O longo tempo passado sem perfuração de novos poços, o constante aumento populacional, o crescimento da demanda decorrente dos cuidados em virtude da pandemia do novo coronavíus e o longo período de estiagem verificado nessa época do ano têm contribuído para o desabastecimento de água registrado em alguns pontos da cidade de Lucas do Rio Verde, como os bairros Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Américas.

  Com o início dos trabalhos de perfuração do poço 24, nesta sexta-feira (07), conforme foi anunciado pelo diretor de Desenvolvimento Humano, Gílson Baitaca, o problema de falta de água principalmente em lugares mais altos dessa região será logo resolvido. O novo poço será interligado ao reservatório do bairro Jaime Seiti Fujii. “Eu acredito que em uns 15 dias mais ou menos essa situação de desabastecimento neste setor estará sanada”, avalia. 

  Problema semelhante tem sido enfrentado pelos moradores dos bairros Veneza I e II, Jardim das Palmeiras e parte do Jardim Europa, que têm se deparado com falta de água ou falta de pressão nas torneiras a partir da metade da tarde porque a atual estrutura não tem sido suficiente para atender a demanda. “Sabemos que muitas residências não contam com reservatórios próprios e isso também é um agravante a ser considerado. Nesse período de pandemia, estamos há 81 dias sem chuva e praticamente o consumo de quase todas as famílias deve ter aumentado de abril para cá devido à própria pandemia”, considera.

  Além disso, Baitaca lembra que entre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para prevenir e combater o novo coronavírus estão a frequente higienização das mãos e o hábito das pessoas tomarem banho e lavarem suas roupas toda vez que retornarem para casa. “Temos quase 20 mil alunos da rede pública e privada que estão sem aula. Essas crianças e jovens estão em casa e sabemos que isso acaba por elevar o consumo. Por isso, também faço um apelo para que todos façam uso consciente e racional da água”, conclama.

  O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), conforme explicou, passou um bom período com estrutura suficiente para atender a demanda, porém, o constante crescimento demográfico nos últimos anos e outras questões sazonais, como os períodos de estiagens prolongadas, são responsáveis pela elevação do consumo acima da capacidade existente e exigem respostas do poder público para evitar transtornos à população.

  Segundo o diretor, a última perfuração de poço na zona urbana de Lucas do Rio Verde por parte do Executivo foi em 2014, quando o Saae contabilizava 20.063 economias de água. Atualmente, o número de ligações existentes atingiu o total de 26.224 sem que nenhum poço tivesse sido perfurado nesse período. Além disso, o último reservatório tinha sido construído no bairro Jaime Seiti Fujii, no ano de 2012.

  Todo problema de abastecimento somente será resolvido de vez quando o projeto de setorização da água estiver concluído, com a construção dos seis novos reservatórios – cada um com capacidade de armazenamento de 1.750.000 litros – e a perfuração de mais cinco poços tubulares em diferentes pontos da cidade, como está previsto no planejamento.

  O primeiro, localizado próximo da Concha Acústica, já foi entregue no dia 10 de junho para atender a comunidade dos bairros Jardim Amazônia I e II, Jardim Imperial, Primaveras I e II, Rio Verde, Veneza e Cerrado. O outro, entregue na última terça-feira (04), fica no Parque das Emas e atenderá toda aquela região.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Novo Complexo Esportivo

Binotti vai a Brasília buscar Complexo Esportivo de Alta Performance

A missão do Poder Público é poder transformar o presente e o futuro da sociedade

29 de Setembro de 2020 as 18h55

Desabamento

Igreja construída em Cuiabá no século 18 corre risco de desabar e deve ficar fechada até reforma

Última reforma que o templo passou foi em 2005. Reaberta em 2006, governos estaduais e federais gastaram, juntos, R$ 398 mil na obra.

29 de Setembro de 2020 as 18h50

Drogas

Drogas são tiradas de circulação em Cuiabá, Sinop e Barra do Garças

Policiais militares prenderam nesta segunda-feira (28.09), seis pessoas, sendo uma mulher e cinco homens por tráfico de droga.

29 de Setembro de 2020 as 18h03

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma mais dois óbitos por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

29 de Setembro de 2020 as 13h20

Acidente

Dois acidentes de trânsito são registrados nas últimas horas em Lucas do Rio Verde

Nesta segunda-feira (28), a Polícia Militar registrou dois acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde, onde envolvidos sofreram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.

29 de Setembro de 2020 as 13h17

Furto

Cabos elétricos são furtados e afeta ala de pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Casa em Cuiabá

Esta é a segunda vez que cabos de energia são furtados na unidade no mês de setembro. O primeiro caso ocorreu no dia 21 e os cabos foram retirados do mesmo local.

29 de Setembro de 2020 as 12h28

Roubo

Ladrão é flagrado roubando fiação elétrica de construção, mas consegue fugir

Por volta das 12h deste domingo (27), a Polícia Militar foi informada via 190 de um furto que teria ocorrido em um imóvel em obras localizado na Rua das Ixórias esquina com a Rua das Dálias, no Bairro Bandeirantes.

28 de Setembro de 2020 as 14h25

Operação

Operação integrada descobre plantação de maconha em região de mata

Foi retomada nesta sexta-feira (25) mais uma etapa da Operação Ostensividade Total.

28 de Setembro de 2020 as 14h23

Coronavírus

Normalizando: Cuiabá não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

É a primeira vez desde o dia 5 de junho que a Capital não registra óbito em decorrência da doença.

28 de Setembro de 2020 as 14h04

Tempo

Previsão aponta chuva hoje em Cuiabá

A previsão de tempo aponta chuva na capital nesta segunda-feira, 28.

28 de Setembro de 2020 as 13h59

Disparos

Jovem é morto com disparos de arma de fogo em Lucas do Rio Verde

Vítima será sepultada em Lucas do Rio Verde

28 de Setembro de 2020 as 13h48

Acidente

Carro com cinco pessoas capota na BR-163; um passageiro morreu

Um grave acidente envolvendo um veículo VW Crossfox, de cor branca foi registrado no final da tarde deste domingo (27), por volta das 17h20, no Km 603 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

28 de Setembro de 2020 as 13h45

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta segunda-feira (28)

Lucas do Rio Verde oferece 171 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (28/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

28 de Setembro de 2020 as 09h49

Chuva de Granizo

Várzea Grande registra chuva de granizo

Várzea Grande registrou ontem (26), chuva de granizo em alguns pontos da cidade.

27 de Setembro de 2020 as 10h36

Incêndio

Cadela é salva por hóspede após ficar presa em incêndio dentro de casa em Cuiabá

Shalon Santos, publicitário e amigo da família, que estava hospedado na casa, utilizou técnicas de primeiros socorros, como a respiração boca a boca para ajudar a cachorrinha a respirar.

27 de Setembro de 2020 as 10h20

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO