Situação de Emergência

Prefeito Luiz Binotti decreta situação de emergência e determina fechamento do comércio em Lucas do Rio Verde

O decreto dispõe sobre novas determinações sobre serviços púbicos e privados

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter
20 de Março de 2020 as 21h 12min

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, assinou, na tarde desta sexta-feira (20), o Decreto Municipal nº 4.678/2020, que declara situação de emergência e determina fechamento do comércio em Lucas do Rio Verde.

A medida foi tomada considerando o exponencial avanço da doença no país e no mundo e as decisões do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Lucas do Rio Verde, que tem se reunido diariamente para analisar a situação e propor soluções.

Sendo assim, a situação de emergência declarada autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional.

Conforme o decreto, está suspensa a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e de passageiro pelo prazo de 15 dias podendo ser prorrogado até a normalidade da epidemia de Coronavírus.

Também estão suspensos por 15 dias funcionamentos de academias, centro esportivos, bares, boates, casas noturnas, shows artísticos e congêneres, com a finalidade de evitar aglomerações.

O decreto se estende ainda para área comercial, com a determinação de fechamento de estabelecimentos e de serviços, de 23 de março a 05 de abril, podendo ser prorrogado.

A norma se estende a restaurantes, bares, lanchonetes, conveniências em postos de combustíveis e similares, templos e igrejas, academias, clubes e similares e feiras livres e exposição em geral. Inclui-se ainda os trabalhadores informais, tais como ambulantes, lanchonetes em espaço público e demais situações congêneres. No caso de templos e igrejas, a determinação é para que não tenha público nas celebrações, que poderão inclusive ser transmitidas pela internet.

A determinação não abrange clinicas médicas e estabelecimento hospitalares; empresas vinculadas ao SADT; clínicas veterinárias em regime de urgência; supermercados, Mercado do Produtor e similares, tais como padarias e açougues, vedado o consumo dentro do estabelecimento em qualquer caso; farmácias; funerárias; agências bancárias; distribuidores de água e gás; serviços de segurança privada; serviço de táxi e aplicativos transporte individual remunerado de passageiros; lavanderias e serviços de higienização; postos de combustíveis.

Fica vedada ainda a realização de feiras livres, eventos em casas de festas e demais eventos comemorativos que reúnam 10 pessoas ou mais. Também estão suspensas quaisquer atividades esportivas e culturais nas praças, visitação a parques, lagos, ginásios, campos de futebol e similares.

Para os estabelecimentos industriais e de construção civil com 50 funcionários ou mais, fica determinada a realização de escalonamento em horários de refeições, entrada e saída dos colaboradores.

Os estabelecimentos do ramo alimentício, tais como restaurantes e lanchonetes, poderão oferecer seus produtos exclusivamente mediante sistema delivery e o ato de entrega deve ser precedido de todas as recomendações de saúde quanto à higienização.

De acordo com o decreto, mercados e supermercados locais não terão restrição de atendimento ao público, podendo inclusive trabalhar 24 horas por dia. O Mercado do Produtor poderá atuar com venda de produtos, mas não para consumo no local.

No caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao Coronavírus, será cassado o alvará de funcionamento do estabelecimento.

O decreto determina ainda que as unidades de saúde públicas e privadas deverão iniciar a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento.

Serviços públicos
O decreto informa que as secretarias da Prefeitura e o Paço Municipal não terão atendimento ao público a partir do dia 23 de março de 2020, com exceção das secretarias de Saúde e de Segurança e Trânsito, Procon e os departamentos de Licitação e de Compras.

A prefeitura disponibilizou números de telefones e e-mails das secretarias e dos departamentos para aqueles que necessitarem de atendimento específico.

Anexos:
 Decreto Municipal nº 4.678/2020

 


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Invasão

Homem é detido por tentar entrar em propriedade rural em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição foi acionada para verificar uma situação de perturbação de sossego em uma propriedade na zona rural de Lucas do Rio Verde, por volta das 19h desta quinta-feira (02).

03 de Julho de 2020 as 15h10

Concorrência pública

Concorrência pública para venda de terrenos urbanos acontece na próxima segunda-feira (06)

Oportunidade para aqueles que desejam investir em uma das principais cidades do Mato Grosso

03 de Julho de 2020 as 15h07

Incêndio

Menores colocam fogo em colchão em princípio de motim em Lucas do Rio Verde

Equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CIABM) de Lucas do Rio Verde-MT, foi acionada para conter as chamas e uma das celas do Centro Socioeducativo, quando os menores internados colocaram fogo em um colchão, na tentativa de iniciar um motim no local.

03 de Julho de 2020 as 14h59

Investigação

Secretaria de Saúde investiga morte de idoso em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde registra 814 casos confirmados de Covid-19, com 342 recuperados

03 de Julho de 2020 as 14h52

Coronavírus

Covid-19: casos em Lucas do Rio Verde sobe de 261 para 459 em 3 dias

Lucas do Rio Verde já soma 814 pessoas infectadas pela doença.

03 de Julho de 2020 as 14h49

Assistência Social

Assistência Social intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Entre as ações estão encaminhamentos à vagas de emprego, casas terapêuticas e retorno à família de origem

03 de Julho de 2020 as 09h31

Agressão

Após bebedeira, casal se agride no Bairro Alvorada e mulher fica ferida

Uma viatura da PM foi solicitada por volta das 20h30 desta quinta-feira (02), para verificar uma situação de agressão que estaria ocorrendo no Bairro Alvorada.

03 de Julho de 2020 as 09h27

Agressão

Mulher é empurrada pelo ex-marido e xingada pela companheira do homem em Lucas do Rio Verde

Uma mulher solicitou uma guarnição da PM em sua residência, localizada no Bairro Vida Nova, por volta das 0h20 de hoje (dia 03), onde no local contou aos policiais que seu ex-marido teria ido até sua casa juntamente com o filho deles de 7 anos e a sua

03 de Julho de 2020 as 09h25

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta sexta-feira (03)

A Concessionária Rota do Oeste informa que sexta-feira (03), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

03 de Julho de 2020 as 09h22

Hospital

Câmara de Vereadores aprova a destinação de R$ 4 milhões para o Hospital São Lucas

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (29), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 44/2020, que trata da destinação de R$ 4 milhões para o Hospital São Lucas (HSL).

03 de Julho de 2020 as 09h16

Coronavírus

Kit Covid-19 começa ser distribuído nos postos de Sinop

O secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, afirmou, nesta quinta-feira, 02 de julho, que já estão nas Unidades Básicas de Saúde que atendem pacientes com sintomas gripais os medicamentos do kit Covid-19.

03 de Julho de 2020 as 09h10

Suspeita Covid-19

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binot está com suspeita de Covid-19

Binotti realizou o teste e aguarda resultado

02 de Julho de 2020 as 21h19

Fiscalização

Fiscalização fecha cerca de 30 estabelecimentos que não cumpriam o decreto 304 em Sorriso

Mais uma ação integrada de fiscalização da Prefeitura de Sorriso, em parceria com a Polícia Militar, e outros órgãos municipais, foi realizada ontem (1º) visando inibir a aglomeração de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais de

02 de Julho de 2020 as 14h15

Atendimento

Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso divide atendimentos para a Covid-19 entre Hospital de Campanha e USF Central

Para evitar aglomeração de pessoas, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso, além do Hospital de Campanha, também, estruturou a Unidade de Saúde da Família (USF) Central para atendimentos da Covid-19.

02 de Julho de 2020 as 14h09

Coronavírus

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma 15º óbito por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma hoje (02), o 15º óbito por Covid-19. O paciente, de 75 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sorriso, desde o dia 03 de junho, e não resi

02 de Julho de 2020 as 14h05

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO