Prevenção

Prefeito decreta situação de emergência, suspende transporte coletivo e adota fechamento do comércio

As medidas foram anunciadas pelo chefe do Executivo na tarde desta sexta-feira (20)

Fonte: Bruno Vicente | Ascom
20 de Março de 2020 as 20h 35min

Davi Valle | Ascom

O prefeito Emanuel Pinheiro decretou situação de emergência no âmbito do município de Cuiabá para fim de enfrentamento a pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19). A medida foi anunciada pelo chefe do Executivo na tarde desta sexta-feira (20). Com a publicação, o Município estabelece também a aplicação de novas ações temporárias de prevenção ao vírus.

Conforme o decreto, o serviço de transporte coletivo ficará suspenso na Capital da próxima segunda-feira (23) até o dia 5 de abril. O ato leva em consideração a necessidade de adoção de todas as providencias necessárias para coibir a proliferação do Covid-19. Além disso, as recomendações da Organização Mundial da Saúde consideram o isolamento social a principal estratégia de prevenção.   

O decreto se estende ainda para área comercial, com a determinação de fechamento de estabelecimentos como shopping centers, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, templos, igrejas, academias, clubes e similares, bem como feiras livres e exposições. Aos postos de combustíveis está estipulado o funcionamento de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, sendo vedada a abertura aos domingos e feriados.

A norma não abrange clinicas médicas e estabelecimento hospitalares; clinicas veterinárias em regime de emergência; supermercados e similares, tais como padarias e açougues; farmácias; funerárias; agencias bancárias; distribuidores de água e gás; serviço de segurança privada; serviço de táxi e aplicativos transporte individual de passageiros; lavanderias e serviços de higienização; lojas de materiais de construção. 

“Austeridade e seriedade são fundamentais nesse momento. Trabalhamos pautados pela responsabilidade e pelo compromisso. São medidas difíceis, mas essenciais nesse momento em que o isolamento social faz-se necessário. Estamos enfrentando uma situação séria e precisamos do apoio da população. Pedimos que as recomendações de higienização sejam seguidas, que evitem aglomerações e que todos se cuidem”, pondera Pinheiro.

Outra determinação é de que, também no período de 23 de março a 5 de abril, os servidores públicos municipais exerçam suas atribuições pelo sistema “home office”. O modelo não se aplica, porém, aos servidores da área fim da Saúde, das áreas de fiscalização das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, além dos ligados a serviços essenciais.

Durante esse período de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Verdão será utilizada como estrutura de apoio de leitos para internação Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, para pacientes contaminados. Também estão suspensos os agendamentos e atendimentos dos procedimentos médicos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).   

Confira abaixo o decreto na íntegra


Veja o vídeos:

COMENTARIOS

Mais de Cidades

“Kit Covid”

Prefeitura de Sorriso começa a entregar “Kit Covid” a partir de segunda-feira no Hospital de Campanha

O “Kit Covid” que compõe seis comprimidos de Hidroxicloroquina, cinco de Azitromicina, um de Ivermectina e outros medicamentos receitados pelo médico, começam a ser entregues, a partir de segunda-feira (06), no Hospital de Campanha.

03 de Julho de 2020 as 15h27

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma 17º óbito por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma o 17º óbito por Covid-19. O paciente, de 45 anos de idade, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sinop, desde o dia 27 de junho, não resistiu e

03 de Julho de 2020 as 15h23

Funcionamento

Novo decreto altera funcionamento de restaurantes e distribuidoras de bebidas em Sorriso

Com base no Decreto nº 311, assinado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Ari Lafin e que trata sobre restrições temporárias durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), ficam restritas as atividades comerciais de restaurantes, alterando o que e

03 de Julho de 2020 as 15h17

Invasão

Homem é detido por tentar entrar em propriedade rural em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição foi acionada para verificar uma situação de perturbação de sossego em uma propriedade na zona rural de Lucas do Rio Verde, por volta das 19h desta quinta-feira (02).

03 de Julho de 2020 as 15h10

Concorrência pública

Concorrência pública para venda de terrenos urbanos acontece na próxima segunda-feira (06)

Oportunidade para aqueles que desejam investir em uma das principais cidades do Mato Grosso

03 de Julho de 2020 as 15h07

Incêndio

Menores colocam fogo em colchão em princípio de motim em Lucas do Rio Verde

Equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CIABM) de Lucas do Rio Verde-MT, foi acionada para conter as chamas e uma das celas do Centro Socioeducativo, quando os menores internados colocaram fogo em um colchão, na tentativa de iniciar um motim no local.

03 de Julho de 2020 as 14h59

Investigação

Secretaria de Saúde investiga morte de idoso em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde registra 814 casos confirmados de Covid-19, com 342 recuperados

03 de Julho de 2020 as 14h52

Coronavírus

Covid-19: casos em Lucas do Rio Verde sobe de 261 para 459 em 3 dias

Lucas do Rio Verde já soma 814 pessoas infectadas pela doença.

03 de Julho de 2020 as 14h49

Assistência Social

Assistência Social intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Entre as ações estão encaminhamentos à vagas de emprego, casas terapêuticas e retorno à família de origem

03 de Julho de 2020 as 09h31

Agressão

Após bebedeira, casal se agride no Bairro Alvorada e mulher fica ferida

Uma viatura da PM foi solicitada por volta das 20h30 desta quinta-feira (02), para verificar uma situação de agressão que estaria ocorrendo no Bairro Alvorada.

03 de Julho de 2020 as 09h27

Agressão

Mulher é empurrada pelo ex-marido e xingada pela companheira do homem em Lucas do Rio Verde

Uma mulher solicitou uma guarnição da PM em sua residência, localizada no Bairro Vida Nova, por volta das 0h20 de hoje (dia 03), onde no local contou aos policiais que seu ex-marido teria ido até sua casa juntamente com o filho deles de 7 anos e a sua

03 de Julho de 2020 as 09h25

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta sexta-feira (03)

A Concessionária Rota do Oeste informa que sexta-feira (03), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

03 de Julho de 2020 as 09h22

Hospital

Câmara de Vereadores aprova a destinação de R$ 4 milhões para o Hospital São Lucas

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (29), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 44/2020, que trata da destinação de R$ 4 milhões para o Hospital São Lucas (HSL).

03 de Julho de 2020 as 09h16

Coronavírus

Kit Covid-19 começa ser distribuído nos postos de Sinop

O secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, afirmou, nesta quinta-feira, 02 de julho, que já estão nas Unidades Básicas de Saúde que atendem pacientes com sintomas gripais os medicamentos do kit Covid-19.

03 de Julho de 2020 as 09h10

Suspeita Covid-19

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binot está com suspeita de Covid-19

Binotti realizou o teste e aguarda resultado

02 de Julho de 2020 as 21h19

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO