Novo Fórum

Obra do novo Fórum da Comarca consolida Espaço Cidadão em Lucas do Rio Verde

Local abrigará Fórum Trabalhista, já em construção; e a atual sede do Poder Judiciário irá abrigar Complexo de Saúde

Fonte: Sergio Nery | Ascom Prefeitura
19 de Agosto de 2019 as 18h 19min

O lançamento da pedra fundamental da construção do novo Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde foi definido pelo Prefeito Luiz Binotti como dois presentes para a população do município. Ao lado, em andamento, está a obra do Fórum Trabalhista, e existe a previsão de outros aparelhos do Sistema Judiciário se instalarem na região.

Chamada pelo Prefeito de Espaço Cidadão, a concentração de órgãos públicos na região onde está instalada a Prefeitura, definida pelo Plano Diretor, possibilitará que o cidadão se dirija ao local e resolva suas demandas com maior agilidade.

O segundo presente à sociedade luverdense anunciado pelo Prefeito é a utilização do espaço onde hoje se encontram Fórum da Comarca, Ministério Público, Fórum Trabalhista e sede da Ordem dos Advogados do Brasil para a instalação de unidades da Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos agregar ali alguns equipamentos da saúde que estão esparramados pela cidade, farmácia, laboratório, e vamos trazer tudo ali naquele local. Tem o hospital, tem a fisioterapia, tem o PAM. Por isso que eu falo que são dois presentes que estamos ganhando hoje aqui em Lucas do Rio Verde”, afirmou o Prefeito.

A contrapartida do município para a construção do novo Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde foi a cessão do terreno. Com o modelo de parceria entre o Tribunal de Justiça e o Município, a licitação foi coordenada pela municipalidade, que tem melhores condições de fiscalizar o desenvolvimento da obra.

O diretor do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, juiz Hugo José Freitas da Silva, explicou que a sede do Poder Judiciário no município foi construída em 2005 e ampliada em 2006. “Depois disso, são quase 13 anos sem nenhuma ampliação. Nesse período de 13 anos nós ofertamos vários serviços à população na mesma estrutura física”, disse o magistrado. Com a nova sede, ele garante que haverá melhores condições de trabalho, o que irá imprimir uma maior qualidade e agilidade no serviço prestado à sociedade luverdense.

Presente à solenidade, o deputado federal Neri Geller destacou a velocidade com que as coisas acontecem em Lucas do Rio Verde. A importância do momento, segundo o parlamentar, pode ser medida pelas autoridades que estiveram no lançamento da pedra fundamental. Neri lembrou o esforço dos pioneiros e de antigos gestores, que elaboraram o Plano Diretor, que determinou o crescimento do perímetro urbano onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal.

O Corregedor do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Ferreira da Silva, destacou que o lançamento da pedra fundamental do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde é sequência de um trabalho iniciado na gestão do Desembargador Rui Ramos. “Lucas é uma região muito poderosa, muito rica, muito produtiva, e certamente as demandas também se avolumarão e o Judiciário tem que acompanhar, de sorte a trazer a paz social que todos nós precisamos”, avaliou.

O Presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Lucas do Rio Verde, Ednilson Zanardini Menezes, classificou o momento como um dia de júbilo. A estrutura lançada terá a capacidade de abrigar já de início, oito varas, podendo chegar a 21. Ednilson agradeceu aos advogados e antigos diretores da OAB, que tiveram atuação fundamental na busca pela nova sede do Poder Judiciário, servindo como elo entre a sociedade e o Tribunal de Justiça.

O Presidente do TJMT, Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que a nova sede será dotada do mais avançado sistema de informatização para o setor. As dimensões do novo Fórum da Comarca darão uma tranquilidade ao Tribunal de Justiça, com a certeza de que não haverá a necessidade de ampliar as dependências por muitos anos. Além disso, com mais espaço, a Justiça poderá entregar ao cidadão maior agilidade e qualidade nas decisões. Sobre a parceria com o município, o Presidente do TJMT comemora o sucesso do modelo. “É uma nova forma de administrar. O Poder Judiciário, através de seu fundo de aparelhamento judiciário, tem a possibilidade de planejar as construções sem depender de orçamento do Estado. E essa parceria com o município dá uma agilidade muito maior. É a parceria que nós vemos como ideal daqui para a frente”, finalizou.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Danos Materiais

Acidente é registrado na estrada do campinho verde em Lucas do Rio Verde-MT

O veículo Fiat Strada, cor branca era conduzido por um jovem de 19 anos

24 de Outubro de 2020 as 07h06

Qualificação

Profissionais de saúde e segurança pública participam de curso de atendimento a tentativas de suicídio

O objetivo é capacitar os profissionais com aulas teóricas e práticas para intervenção baseada em escuta e diálogo

23 de Outubro de 2020 as 15h40

Aulas Presenciais

Prefeitura libera volta às aulas em escolas particulares, festas e abertura de espaços públicos em Rondonópolis (MT)

Reuniões, comemorações e festas em locais abertos também estão autorizadas com até 300 pessoas.

23 de Outubro de 2020 as 14h01

Coronavírus

Fotógrafo morre com Covid-19 após mais de 20 dias internado em Cuiabá

Lenine trabalhou na Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo de Mato Grosso por 42 anos.

23 de Outubro de 2020 as 13h58

Procura

Bombeiros continuam a procura de jovem desaparecido no Rio Verde

As buscas foram retomadas por volta das 08h desta sexta-feira (23).

23 de Outubro de 2020 as 13h43

Roubo

Homem é detido logo depois de provocar batida com Hilux roubada

Viatura da PM se envolveu na batida entre a caminhonete roubada e um carro de passeio. Criminoso foi preso logo em seguida

23 de Outubro de 2020 as 13h18

Apreensão

Polícia Militar apreende adolescente com drogas e rádio na frequência da polícia em Sinop

O adolescente foi encaminhado a delegacia de polícia onde ficará a disposição da justiça.

23 de Outubro de 2020 as 13h16

Chuva

Vento forte seguido de chuva causa prejuízos em Lucas do Rio Verde

A tarde de quinta-feira (22) iniciou com ventos fortes em alguns bairro da cidade de Lucas do Rio Verde-MT, causando danos materiais e queda de árvores.

22 de Outubro de 2020 as 18h25

Traficando

Casal é pego traficando droga em Sinop

Na casa do suspeito, os agentes encontraram sua companheira, uma adolescente. Ela realizava a mistura da droga com ácido bórico e água boricada

22 de Outubro de 2020 as 18h13

Ameaça

Suspeito ameaça matar a esposa é preso pela Polícia

Os policiais constataram que o suspeito apresentava sinais de embriaguez.

22 de Outubro de 2020 as 18h04

Desaparecimento

Jovem de 21 anos desaparece durante banho no Rio Verde em Lucas do Rio Verde

O possível afogamento ocorreu em um local conhecido como “pedreira”.

22 de Outubro de 2020 as 17h56

Estupro

Pai acorda a filha de madrugada e a estupra na capital de Mato Grosso

Um homem de 42 anos estuprou a própria filha de 15 anos, na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá.

22 de Outubro de 2020 as 17h50

Temporal

Temporal assusta moradores e deixa vários estragos em Sinop

Quedas de energia foram registradas em bairros do município

22 de Outubro de 2020 as 13h21

Prisão

Ladrão é preso com caminhonete roubada após bater em carro e ser atingido por viatura da PM em Cuiabá

Os policiais foram informados pelo roubo através da empresa de rastreamento do veículo. A caminhonete foi roubada em Várzea Grande, na região metropolitana, e localizada no Bairro Santa Izabel.

22 de Outubro de 2020 as 13h04

Condena

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

22 de Outubro de 2020 as 09h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO