Guarda Municipal

Novos agentes da Guarda Municipal estão atuando nas ruas de Lucas do Rio Verde desde segunda-feira

Com aumento do efetivo e totalmente reequipada, a mais antiga corporação do gênero no estado de Mato Grosso reforça a segurança pública urbana

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
01 de Abril de 2020 as 19h 47min

(Foto: Ascom Prefeitura)

  Depois de passarem por mais de 600 horas de curso e treinamento, os 16 novos agentes da Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde foram incorporados à escala de serviço e já podem ser vistos desde segunda-feira, 30, trabalhando pelas ruas da cidade na companhia dos outros 24 profissionais da mais antiga corporação do gênero existente no estado de Mato Grosso.

  Na verdade, a recente realização do concurso público para aumento do efetivo deu sequência a uma série de medidas que já vinham sendo adotadas para reforçar o setor de segurança pública do município. Tudo começou quando, em 2017, Lucas do Rio Verde criou a primeira Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito do interior do estado de Mato Grosso, dando continuidade à sua marca de pioneirismo administrativo em diversas frentes. 

  Já na metade daquele ano, a Guarda Municipal, subordinada à Secretaria de Segurança e Trânsito, ganhava uma nova sede, no bairro Rio Verde, bem mais confortável e mais adequada aos trabalhos e atendimento do público, no local onde anteriormente funcionava a Defensoria Pública.

  Criada com o fim específico de auxiliar no ordenamento do trânsito urbano, em 1999, um novo tempo começou a partir de novembro de 2017, com a promulgação da Lei 2.713/2017, que, de acordo com os termos da lei federal 13.022/2014, inseria os agentes municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública, permitindo o direito de porte de armas e atribuindo o poder de polícia aos profissionais, que, dali em diante, assumiam o dever de proteção patrimonial e da vida das pessoas.

  “De lá para cá, as mudanças e os investimentos no setor continuaram sem parar para fazer frente e dar conta do ritmo intenso de crescimento demográfico e de demandas de um município que foge à regra e praticamente dobrou o número de habitantes nos últimos dez anos”, destaca o prefeito Luiz Binotti.

  O deslocamento rápido e a circulação dos guardas, principalmente nas áreas mais movimentadas também foi facilitado com a compra de 10 motocicletas, acompanhadas de capacetes especiais, cotoveleiras, joelheiras, caneleiras e luvas de proteção. “Além disso, atualmente contamos com outras quatro viaturas quatro rodas, duas SUVs e duas caminhonetes. Ou seja, passamos de dois para 14 veículos à disposição para fazer nosso trabalho”, relata o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Gibim Medeiros.  

  Por outro lado, para garantir o conforto e a própria segurança dos profissionais, a Secretaria de Segurança e Trânsito investiu na aquisição de novos equipamentos para uso dos agentes durante o trabalho: 24 coletes à prova de bala, quatro espingardas calibre 12, dois drones, espargidores de espuma pimenta, cassetetes de choque e armas de eletrochoque tipo taser.

  “Assim, ao completar duas décadas de atuação, no dia 06 de outubro de 2019, a Guarda Municipal já tinha passado por uma ampla reestruturação que, inclusive, estendia e tornava cada vez mais decisivo seu papel na área de segurança pública de Lucas do Rio Verde”, define o coronel Edgar Rojas, que, após vários anos de dedicação à Polícia Militar do Distrito Federal, seis meses antes da data de aniversário da instituição, em abril daquele ano, havia assumido o comando da Secretaria de Segurança e Trânsito, contribuindo para o profissionalismo e a mudança de perfil da corporação.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Reforma

Escola Flor do Amanhã em Sorriso passará por reforma e ampliação

A intervenção vai resultar em mais 300 novas vagas escolares na Zona Leste

28 de Maio de 2020 as 13h08

Aulas Presenciais

Aulas presenciais nas escolas particulares de Sorriso podem voltar na próxima semana

O retorno das aulas presencias nas escolas particulares de Sorriso foi tema de reuniões, nesta quinta-feira (28), no Paço Municipal.

28 de Maio de 2020 as 13h06

Audiência Pública

Secretaria de Finanças realizará audiência pública online para prestação de contas em Nova Mutum

A ação acontece as 15h no plenário da Câmara de Vereadores e conta com o apoio técnico da equipe da Casa de Leis Mutuense.

28 de Maio de 2020 as 13h03

Asfalto

Prefeito de Tapurah e Governador de Mato Grosso firmam pavimentação asfáltica

Serão repassados R$ 2,7 milhões para que seja feita a pavimentação asfáltica.

28 de Maio de 2020 as 13h00

Coronavírus

Mais quatro casos são confirmados de Covid-19 em Lucas do Rio Verde

Desses casos são 2 mortes, 32 em acompanhamento domiciliar e 29 recuperados da doença.

28 de Maio de 2020 as 12h56

Ameaças

Homem invade casa de ex-mulher, ameaça de morte e golpeia veículo com facão em Lucas do Rio Verde

Através do 190, a Polícia Militar foi acionada por volta das 22h40 da noite de ontem (27), para atendimento de uma situação de ameaça que estaria ocorrendo em Lucas do Rio Verde.

28 de Maio de 2020 as 12h53

Furto

Suspeito é detido por tentar furtar peças de carne em supermercado em Lucas do Rio Verde

A Polícia Militar foi acionada nesta quarta-feira (27), pelo gerente de um mercado localizado em Lucas do Rio Verde, relatando que os seguranças locais teriam detido um homem que teria tentado furtar quatro peças de maminha.

28 de Maio de 2020 as 12h50

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta quinta-feira (28)

A Concessionária Rota do Oeste informa que quinta-feira (28), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

28 de Maio de 2020 as 12h47

Hospedagem

Consórcio de Saúde abre credenciamento de hospedagem para atender familiares de pacientes com a Covid-19

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires está com edital de licitação aberto para o credenciamento de casas de apoio, localizadas no município de Sinop.

28 de Maio de 2020 as 09h14

PROCESSO SELETIVO

Prefeitura de Tapurah realizará Processo Seletivo para vagas na Educação e Obras

As inscrições são gratuitas e começam dia 10 de junho até o dia 19 de junho de 2020.

28 de Maio de 2020 as 09h08

Escritura

NOBRES: Escritura do terreno onde será construída nova sede do MP é assinada

O prefeito da cidade ressaltou a importância da parceria

28 de Maio de 2020 as 09h04

Tráfico

Central de distribuição de drogas é descoberta pela PM em Lucas do Rio Verde

Um homem foi conduzido e poderá responder por tráfico e associação para o tráfico.

28 de Maio de 2020 as 08h57

Incêndio em Residência

Residência é consumida por fogo em Lucas do Rio Verde

O sinistro aconteceu por volta de 01h00 da madrugada desta quinta-feira (28) na Avenida das Nações.

28 de Maio de 2020 as 06h52

RGA de 3.3%

Binotti veta RGA de 3,3% a prefeito e secretários.

O valor economizado será investido em áreas essenciais.

27 de Maio de 2020 as 16h15

Coronavírus

60% das pessoas que testaram positivo ao Covid-19 estão curadas em Sorriso

No boletim divulgado diariamente pela Prefeitura de Sorriso onde constam os dados sobre os casos de Covid-19 no município, mostra que até o momento, 60% das pessoas que testaram positivo á doença estão curadas.

27 de Maio de 2020 as 11h03

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO