Sinal Vermelho

Nova Mutum adere a campanha em que vítimas de violência doméstica poderão fazer denúncias em farmácias

A Prefeitura de Nova Mutum através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, aderiu a campanha Sinal Vermelho

Fonte: Edinaldo Nogueira e Diego Weber - Assessoria
07 de Julho de 2020 as 09h 32min

Por: Edinaldo Nogueira e Diego Weber - Assessoria

  A Prefeitura de Nova Mutum através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, aderiu a campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que pretende incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.

  O intuito da campanha Sinal Vermelho visa incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem os agressores em redes de farmácias. Para isso basta a vítima mostrar um X vermelho na palma da mão para que o atendente ou o farmacêutico entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acione a polícia e encaminhe o acolhimento da vítima.

  O intuito da campanha Sinal Vermelho visa incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem os agressores em redes de farmácias. Para isso basta a vítima mostrar um X vermelho na palma da mão para que o atendente ou o farmacêutico entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acione a polícia e encaminhe o acolhimento da vítima.

  A Secretária de Cidadania e Assistência Social explica que a ação é voltada para as mulheres que têm dificuldade para prestar queixa de abusos, seja por vergonha ou por medo. "A vítima, muitas vezes, não consegue denunciar as agressões porque está sob constante vigilância do agressor, e essa campanha oferece um canal silencioso permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções". Explica.

  Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) apontam que desde o inicio da pandemia os casos de feminicídio cresceram 22,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

  Segundo o material da campanha, atendentes e farmacêuticos seguirão protocolos preestabelecidos para lidar com a situação e não necessariamente serão chamados a testemunhar nos casos.

  Protocolo

  O protocolo é, de fato, simples: com um "X" vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Matrículas

Matrículas da especialização em Ciências terminam na próxima segunda-feira (10)

A realização da matrícula será totalmente online via Sistema Eletrônico de Informações

07 de Agosto de 2020 as 16h06

Decreto

Decreto municipal estabelece novas medidas durante a pandemia

Estão autorizadas, de forma facultativa, atividades educacionais presenciais da rede particular de ensino a partir do 6º ano

07 de Agosto de 2020 as 16h02

Rede de Esgoto

Lucas: Bairro Bandeirantes começa a receber instalação da rede de esgoto sanitário

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, iniciou a construção da rede de saneamento básico no bairro Bandeirantes III.

07 de Agosto de 2020 as 15h57

Manta que Aquece

Mais de 2 mil famílias luverdenses serão beneficiadas com cobertores e agasalhos da Campanha Manta que Aquece

A iniciativa conta com apoio de instituições públicas e privadas

07 de Agosto de 2020 as 09h35

Prisão

Polícia Militar prende dois com drogas, dinheiro e balança de precisão no Bairro Rio Verde em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição da PM estava em patrulhamento pelo Bairro Rio Verde, por volta das 21h30 da noite de ontem (06), quando se deparou com um grupo de pessoas, passando algo umas para as outras, provavelmente entorpecentes.

07 de Agosto de 2020 as 09h32

Droga

Suspeito é detido pela Polícia Civil entregando drogas no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

Durante ação investigatória da equipe integrada envolvendo policiais civis e militares no bairro Veneza, um jovem de 20 anos acabou detido por tráfico.

07 de Agosto de 2020 as 09h29

Coronavírus

Covid-19: Sinop registra mais de 2 mil pessoas recuperadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Boletim Informativo nº 128, de 06 de agosto, registrou até o final da tarde desta quinta-feira 2.277 casos confirmados de Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 09h22

Falecimento

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

07 de Agosto de 2020 as 09h18

Coronavírus

Classificação aponta Lucas do Rio Verde com risco alto de contaminação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou ontem, quinta-feira (30.07) o Boletim Informativo n° 151 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

07 de Agosto de 2020 as 09h13

Acidente

Motorista tenta desviar de anta, capota carreta e é socorrido pelos bombeiros de Lucas do Rio Verde

O motorista de 33 anos foi socorrido para atendimento médico pela equipe da 13ª CIABM e conduzido para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).

07 de Agosto de 2020 as 09h05

Coronavírus

Sorriso registra 55ª morte por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 55ª morte por Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 08h55

Aniversário

Live encerra comemoração dos 32 anos de Lucas do Rio Verde

Além das apresentações musicais, a programação do feriado contou com Culto Ecumênico e homenagens a pioneiros

06 de Agosto de 2020 as 15h18

Atropelamento

Ciclista é atropelado fora da faixa de pedestres na Avenida Mato Grosso

Uma guarnição da PM foi acionada via 190 por volta das 16h da tarde desta quarta-feira (05) para atendimento de um atropelamento que teria ocorrido na Avenida Mato Grosso, no Centro de Lucas do Rio Verde, envolvendo um automóvel e um ciclista.

06 de Agosto de 2020 as 15h10

Furto

Ladrão é flagrado dentro de residência no Jardim Europa com objetos furtados

A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto que estaria em andamento em uma residência no Jardim Europa, em Lucas do Rio Verde.

06 de Agosto de 2020 as 15h08

Batida

Motorista passa mal e bate em veículo estacionado na Rua Giruá

O proprietário do veículo estacionado, estava dentro de casa quando ouviu o barulho do acidente e foi verificar o ocorrido

06 de Agosto de 2020 as 15h06

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO