Coronavírus

Lucas do Rio Verde: Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, dia 30

Grupo de risco deve manter isolamento domiciliar

Fonte: Carolina Matter | Ascom Prefeitura
27 de Março de 2020 as 20h 59min

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, publicou, nesta quinta-feira (26), novas normas sobre o funcionamento do comércio durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19). O Decreto Municipal nº 4.689/2020 flexibiliza o funcionamento dos setores a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de março de 2020 e traz também recomendações buscando o equilíbrio entre o combate à doença e a situação econômica no município.

A decisão foi tomada após reunião dos comitês locais e a publicação do Decreto Estadual nº 425/2020, assinado pelo governador Mauro Mendes, que consolidou medidas temporárias restritivas às atividades privadas, bem como atendendo solicitações de entidades representativas do comércio, como a CDL Lucas e Acilve.

Conforme o decreto municipal, a partir de segunda-feira (30) está permitido o funcionamento de alguns segmentos, com recomendações de manter controle de acesso para evitar aglomerações, ficando expressamente proibido o consumo de produtos no local do estabelecimento. Também deve haver o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e obrigatoriamente seguir as demais normas sanitárias de prevenção à disseminação ao Coronavírus, a exemplo da higienização dos locais.

A Secretaria Municipal de Saúde emitirá, nesta sexta-feira (27), um protocolo de orientações e determinações para o funcionamento do comércio levando em conta as recomendações das autoridades sanitárias.

A partir do dia 30, está permitida a circulação do transporte coletivo urbano municipal de passageiros, sem exceder a capacidade de passageiros sentados. A permissão se estende ao transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi ou aplicativo, mas não pode utilizar o banco dianteiro do passageiro, além de serem recomendadas as medidas de higiene na parte interna do veículo após a finalização de cada atendimento.

Aos estabelecimentos alimentícios está permitido o funcionamento desde que obedeçam às restrições de retirada dos produtos no local ou na modalidade delivery, não sendo permitido o consumo no estabelecimento. Estão inclusos os mercados (pequeno, médio e grande porte, atacadista e pequeno varejo alimentício), padarias, açougues, restaurantes, cafés e similares, lojas de conveniência, bares e distribuidoras de bebidas e de gás de cozinha.

Também estarão liberados os atendimentos – de forma controlada – em agências bancárias e loterias, utilizando o protocolo de segurança visando evitar aglomeração nas áreas externa e interna do estabelecimento; estabelecimentos que comercializam peças automotivas, materiais elétricos e de construção, preferencialmente fazendo delivery, observados casos de emergências; oficinas mecânicas; serviços agropecuários; serviços funerários (velório com até 20 pessoas); concessionárias de veículos; lojas de departamentos, galerias, entre outros.

Continuam suspensos eventos ou atividades que demandem aglomeração de público, como reuniões, festas, cultos, missas e celebrações religiosas presenciais, e está proibido o funcionamento de feiras, parques públicos e privados, casas de shows, bares, boates, casas noturnas e similares, academias, ginásios esportivos e campos de futebol.

As atividades escolares públicas e privadas continuam suspensas até o dia 05 de abril de 2020.

O cumprimento das normas sanitárias e consumeristas será fiscalizado pelos órgãos sanitários e Procon, com auxílio da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar.

Quanto ao isolamento domiciliar, o decreto municipal prevê a medida para pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com insuficiência renal crônica, com doença respiratória crônica, doença cardiovascular, com câncer, com doença autoimune ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico, gestantes e lactantes.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Doação

Secretaria de Assistência Social de Sorriso recebe doações de alimentos do projeto “Conectadas pela Moda”

A secretária de Assistência Social, Jucelia Ferro, recebeu nesta manhã (25) alimentos arrecadados pelas organizadoras do projeto “Conectadas pela Moda”.

25 de Maio de 2020 as 12h52

Vacina

Sorriso recebe 2º lote da 3ª fase da Campanha de Vacinação Contra Gripe

Começa nesta segunda-feira (25), em Sorriso, a 2ª etapa da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

25 de Maio de 2020 as 12h48

Coronavírus

Secretário de Saúde confirma dois casos positivos para coronavírus em Vera

Os casos confirmados são caminhoneiros que vieram de São Paulo onde tiveram contato com pessoas que também atestaram positivo para o vírus

25 de Maio de 2020 as 12h38

Visita

Lafin e prefeitos de municípios vizinhos visitam obras da ponte na MT 490

No local há uma ponte de madeira, interditada para a circulação de veículos desde abril de 2019 o que faz com que os moradores e demais usuários tenham que usar as rotas alternativas pelo Distrito de Boa Esperança, Santa Rita do Trivelato ou Lucas d

25 de Maio de 2020 as 09h39

Visita

Prefeito visita obras de drenagem de águas pluviais no distrito de Boa Esperança nesta sexta em Sorriso

Como parte das visitas que marcam os 34 anos de Sorriso, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, estará no distrito de Boa Esperança nesta sexta-feira (29) e fará uma visita nas obras de drenagem de águas pluviais que tiveram início em janeiro deste ano.

25 de Maio de 2020 as 09h37

Coronavírus

Boletim aponta 37 casos de covid-19 desde o início da pandemia em Nova Mutum

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra que Nova Mutum fechou a semana com 37 casos confirmados de covid-19.

25 de Maio de 2020 as 09h32

Educação

Educação de Tapurah começa a definir regras de normatização do ensino a distância

Educação começa a definir regras de normatização do ensino a distância

25 de Maio de 2020 as 09h25

Coronavírus

Lucas do Rio Verde já registra 46 casos confirmados de Covid-19 com 2 mortes

O boletim epidemiológico de n° 66, divulgado pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 neste domingo (24), mostrou que o número de casos positivos da doença avançou em Lucas do Rio Verde.

25 de Maio de 2020 as 09h16

AGRESSÃO

Homem é detido por agressão a esposa que teve bebê recentemente em Lucas do Rio Verde

A polícia militar foi acionada por volta das 14h50 da tarde deste domingo (24), para atender a uma situação de violência doméstica que estaria ocorrendo na Rua Maringá no Jardim das Palmeiras.

25 de Maio de 2020 as 09h13

Fiscalização

PM e Guarda realizam fiscalizações em bares e lanchonetes de Lucas do Rio Verde para evitar proliferação do Covid-19

No último sábado, dia 23, entre às 19h40 e 22h ocorreram ações de fiscalização, em combate ao Covid19 em bares e congêneres

25 de Maio de 2020 as 09h11

Golpe

Jovem é detido acusado de aplicar golpes em produtos oferecidos pela internet

Jovem é detido acusado de aplicar golpes em produtos oferecidos pela internet

25 de Maio de 2020 as 09h08

Novas Restrições em Lucas

Decreto municipal estabelece novas restrições durante a pandemia do Coronavírus

Restaurante deverão manter buffet isolado e não será permitido self-service

22 de Maio de 2020 as 20h07

Concurso Suspenso

Prefeitura de Lucas do Rio Verde suspende temporariamente trâmites do concurso público

O concurso fica paralisado até ser reavaliada a situação da pandemia

22 de Maio de 2020 as 20h02

Dengue

Casos de dengue aumentam 2.250 % em Tapurah

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, houve um número alarmante de casos de dengue, zika e chikungunya no primeiro quadrimestre do ano.

22 de Maio de 2020 as 14h57

Juramento à Bandeira

Cerimônias de Juramento à Bandeira estão suspensas em Lucas do Rio Verde

A medida foi tomada pelo Exército Brasileiro para evitar aglomerações

22 de Maio de 2020 as 14h50

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO